quinta-feira, abril 25, 2013

Jagten (2012)

A viver uma fase complicada da sua vida, Lucas parece estar finalmente a recuperar do divórcio que o afastou do filho, arranjando um novo emprego num jardim de infância, uma namorada uns anos mais nova do que ele e um local para viver em descanso com a sua cadela, sem grandes responsabilidades nem preocupações. Mas do céu vai passar rapidamente ao inferno quando uma mentira de uma criança da creche - curiosamente, a filha do seu melhor amigo - o coloca sobre sérias acusações de abuso sexual de menores, provocando a desconfiança e a ira de todos aqueles que vivem na pequena vila dinamarquesa. Tudo porque a rapariga ouviu os amigos do irmão mais velho a falarem de um "pau duro" enquanto viam pornografia e decidiu dizer o mesmo do professor, aquando de uma birra como tantas outras. Depois disso, não havia volta a dar: qualquer tentativa para explicar que tinha dito uma estupidez era considerada pelos adultos como uma reacção de bloqueio ao trauma.

Magistralmente bem construído por Thomas Vinterberg - um dos fundadores do movimento Dogma 95 -, "Jagten" ostenta uma vernaculidade narrativa rara e corajosa: entrega logo à partida toda e qualquer hipótese de uma reviravolta inesperada, sendo o seu mais valioso twist o facto de conseguir inquietar-nos durante duas horas com uma situação assustadora e catastrófica a nível pessoal que podia acontecer a qualquer um de nós. E é essa serenidade angustiante que transmite, aliada a uma fotografia tão interessante quanto misteriosa e a uma interpretação fenomenal de Mads Mikkelsen - merecedora de uma estatueta em Cannes e que abre o apetite para o seu Hannibal televisivo recentemente estreado - que fazem de "The Hunt - A Caçada" uma das mais competentes estreias do ano, sob a premissa de que uma mentira pode ser muito mais forte do que a verdade. Porque a dúvida é uma doença que corrói a mente e a cena final é a prova disso mesmo: afinal de contas, há feridas que o tempo não consegue sarar.

4 comentários:

  1. De acordo, grande filme. Já um dos melhores do ano.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  2. Este post foi referenciado, criteriosamente, no âmbito de uma rubrica no meu blogue. Aqui: http://caminholargo.blogspot.pt/2013/05/a-pergunta-da-resposta-2_8.html

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Jorge pela referência! Um abraço.

    ResponderEliminar