terça-feira, junho 10, 2008

[Rec] 2 - Será verdade?

Surgiu hoje na internet um poster de uma sequela inesperada: a do filme de terror espanhol [Rec], vencedor da última edição do Fantasporto. Apesar de ser uma intenção que não me desagrada, tenho dúvidas sobre a veracidade do cartaz e, por consequência, do projecto. A verdade é que a fita original de Jaume Balagueró e Paco Plaza deixa espaço narrativo para uma possível sequela e não tenho dúvidas de que seria bem mais interessante do que o já preparado remake norte-americano - Quarantine. Este último promete copiar, cena por cena, bem ao estilo de Michael Haneke, o original espanhol - movendo talvez a maldição portuguesa para terras mexicanas. Se isto se torna moda...

17 comentários:

  1. Também fiquei um pouco surpreendido quando vi o poster.É uma falta de frescura e originalidade, já não basta traduzirem frame a frame o espanhol para americano (o trailer é duma ineficácia que assusta, conseguem até mostrar o último plano do filme)ainda querem espremer mais a fórmula, até ficar mesmo gasta e já não podermos mais com o conceito. É a velha questão, para quê arriscar numa ideia nova, se a velha dá dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu nem vi o primeiro, por isso nao posso dizer se é bom ou nao esperarmos por um segundo filme.

    ResponderEliminar
  3. Só um reparo, o filme americano tem um realizador diferente do REC (John Erick Dowdle), o Quarantine é todo americano (com tudo de mau que isso trás), o que significa que a dupla Balagueró e Plaza nada têm a haver com o filme, sem ser claro, a venda dos direitos, ao contrário do filme de Haneke, que para além de ser um óptimo realizador, foi ele que fez o primeiro e agora o segundo funny games, mostrando uma actualidade na sua obra. Ainda há que dizer que haneke teve motivos fortes para fazer o filme, queria mostrar á América que o seu cinema está a rebolar em violência gratuita (como é o caso do saw e do hostel) e se já era esta a mensagem no filme de 97, agora parece ser muito mais forte e actual, não é simplesmente ganância ou falta de originalidade.

    Peço desculpa se fui muito crítico

    ResponderEliminar
  4. Acho que seria um erro fazer uma sequela... mas a história deixa muita coisa em aberto para depois existir essa possibilidade.

    Parece é que o Remake "copy-paste" vamos ter de gramar...

    Cumps ;)

    ResponderEliminar
  5. Caro Knoxx. Ainda não sabes que em cinema é sempre possivel mais uma sequela?:) Quando toca a dolares (neste caso euros) os produtores nem pensam 1 vez.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. os criticos do publico pa variar deram zero ao filme, que tristes




    WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM


    WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  7. Knoxx, tenho que concordar com o Luis, em cinema sequelas são possivéis.
    De todo o modo, ainda não vi o filme e não sei se irei ver. O género não é de todo do meu apreço,visto que depois d'O Exorcista, apenas por miufa, desprezo todos os filmes desses género, mesmo que isso me traga alguns dissabores e "sapos a engolir" quando e falaram o quão fantástico é o Wolf Creek.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adar com um imagem maravilhoso.
    muito boas, mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito.
    alegre e cheio de vida
    Enfim… :)

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, eu sei que o realizador do americano é diferente. Quando fiz menção ao Haneke, era devido à transposição plano por plano do Funny Games antigo para o mais recente. De resto, percebo o teu ponto de vista em relação ao Funny Games, se bem que isso poderá muito bem ser uma desculpa forçada para fazer alguns dólares e dar uma de intelectual. Mas... a verdade a ele pertence. Um abraço!

    DAGC, é verdade, a história deixa n possibilidades para uma sequela. Vamos lá ver... Um abraço!

    Obrigado a todos pela visita e pelo comentário, desculpem a longa ausência. Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  10. Concordo que haja espaço narrativo para uma sequela, até com a actriz principal do [REC], e creio que pode vir a ser um bom filme.
    Quanto ao Quarantine ser uma cópia, cena por cena, é para os preguiçosos dos americanos poderem ver, é que a maioria dos americanos não gosta de filmes com legendas.. :)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Se fossem só os americanos... ;) Graças a Deus que Portugal é o oposto de uma grande maioria. Cumprimentos Tiago, bem-vindo ao CN ;)

    ResponderEliminar
  12. É possível sim!
    Acho que o link abaixo joga um pouco de luz na discussão:

    http://www.imdb.com/title/tt1245112/

    ResponderEliminar
  13. Bem, parece mesmo que sim Vinícius. Grato pelo link. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. A menina de medeiros em versão mexicana deve ser qualquer coisa de engraçado... x)

    Essa sequela será bem vinda e bem recebida se não tombar para o comercial. Para isso já temos o quarantine.

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  15. só um esclarecimento:o filme é espanhol e não mexicano

    ResponderEliminar
  16. Aew galera.

    Sou fã de Rec sei a algum tempo do novo filme Rec²,o Rec q tbm temm tem sua versão AMERICANA chamada Quarentena!

    O primeiro filme foi filmado em barcelona muitos burros dizem que é mexicano.

    ResponderEliminar
  17. o filme ja saiu 2 outubro queero sacar esse filme deve ser muito bom

    ResponderEliminar