sexta-feira, junho 29, 2018

How It Ends (2018)

"Como Tudo Acaba", produção apocalíptica da Netflix com Forest Whitaker e Theo James nos principais papéis, é como uma daquelas miúdas extremamente bonitas e jeitosas do Instagram, que usam a rede social para se promoverem enquanto modelos com fotografias, histórias e vídeos que nos deixam a pensar como seria a nossa vida se, por algum milagre hormonal, estas se apaixonassem pela nossa triste figura de pai solteiro com barriga de cerveja. A primeira hora vive dessa expectativa delirante, qual mistério repleto de oportunidades e desejos. Depois chega o momento em que as conhecemos: enjoadinhas, julgam que Portugal faz parte de Espanha e preocupam-se mais com o local onde vão arranjar a próxima refeição de açaí com granola do que propriamente em explorar o Kamasutram. Nada do que estávamos à espera, portanto; tal e qual a segunda hora do filme de David Rosenthal, que não faz ideia o que fazer para fazer valer toda a atmosfera que criou. O final, completamente em aberto como se de uma telenovela se tratasse com episódio no dia seguinte, a melhor prova de que a certa altura tudo se perdeu. Esqueçam as nádegas de Deusa; nada como uma mulher culta.

segunda-feira, junho 25, 2018

Designated Survivor (S2/2017)

A segunda temporada da série da ABC - retransmitida com um dia de atraso na Netflix - "Sobrevivente Designado" divide-se claramente em duas partes: uma primeira focada nos dilemas familiares de Tom Kirkman - Kiefer Sutherland provando que é um actor muito mais completo do que aquele estereótipo de acção que ficou com o seu imortal Jack Bauer - e uma segunda metade, após uma morte completamente inesperada mas necessária para desbloquear a encruzilhada sentimental em que a série se tinha enfiado, centrada em jogos políticos e de bastidores, recuperando algum do capital narrativo da temporada de estreia. Infelizmente tarde demais para salvar um produto televisivo competente e interessante que, num nível muito mais light, servia perfeitamente para matar saudades de "The West Wing". E a Maggie Q., meu Deus, a Maggie Q.

domingo, junho 24, 2018

And then there was one


"And then there was one. Blockbuster Video, once a ubiquitous part of America’s landscape and leisure time, is down to one Oregon location after it was announced today that its two remaining Alaska stores are closing." [Deadline]

quarta-feira, junho 20, 2018

Battle of the Sexes (2017)

Um duelo social tão relevante em 1973 quanto agora, num biopic desportivo confortável, coerente e com valores de produção de época irrepreensíveis, onde Emma Stone e Steve Carell encarnam na perfeição a essência das suas personagens. Ainda que previsível como esperado, a dupla Faris/Dayton (do maravilhoso "Little Miss Sunshine") consegue criar uma aura de algum charme e diversão em torno das dinâmicas desesperadas de Riggs e sentimentais de Billie Jean que tornam este "Battle of the Sexes" - sem direito a título nacional, não se percebe bem porquê - numa reconstituição desportiva que vai muito para além dos campos de ténis.

sexta-feira, junho 15, 2018

Tau (2018)

Como que um "Ex Machina" meets "Captivity" feito directamente para vídeo - o que, nos dias que corre, equivale a dizer "feito directamente para a Netflix" -, "Tau" é um sci-fi competente q.b. que brilha na voz de Gary Oldman e safa-se sem grandes méritos na pele dos semi-desconhecidos Monroe e Skrein, quase sempre demasiado desconfortáveis nos intentos devidos. O bem e o mal num "ser" que não reconhece tais valores, o monstro incompreendido, a vítima que não consegue ser lobo. Para cair dentro de pouco tempo no esquecimento; o que não quer dizer que não me atire de cabeça ao próximo sci-fi que envolva inteligência artificial e casas.

domingo, junho 10, 2018

Ready Player One (2018)

Objecto de reciclagem nostálgica, repleto de rebuçados visuais e narrativos de outras épocas inseridos num ambiente de realidade virtual construído e montado ao detalhe, "Ready Player One" é uma das mais descomplexadas e divertidas obras de Spielberg no último quarto de século. Uma aventura visualmente cativante, de coração cheio e guião despretensioso, qual videojogo épico transformado em filme pelo mais saudoso e competente realizador que podia cobiçar tal tarefa. Uma adaptação "al dente" do agora septuagenário visionário de Hollywood, para todas as idades e feitios, que dificilmente escapará a uma sequela. All aboard, para o bem e para o mal.

quarta-feira, junho 06, 2018

Making Fun: The Story of Funko (2018)

Documentário da Netflix sobre o fenómeno de cultura popular mais kitsch deste milénio, "Making Fun: The Story of Funko" explora não só as origens humildes da empresa hoje bilionária que enche prateleiras em todo o planeta com bonecada dedicada aos mais variados ramos, bem como as histórias de coleccionadores famosos - Kevin Smith à cabeça - e hardcore que não passam sem garantir as últimas novidades da empresa nas suas casas. De repente, um boom da cultura geek personalizada em pequenos cabeçudos para todos os gostos, a preços acessíveis. Faltou explorar mais o lado artístico do processo de criação de cada figura - aqueles minutos com Tony Hawk souberam a pouco - mas fica para a história um produto competente sobre uma paixão tão legítima quanto qualquer outra. Nerd is the new sexy!

sábado, junho 02, 2018

California Typewriter (2016)

Carta de amor às tradicionais máquinas de escrever, hoje um meio físico morto após o encerramento recente da última fábrica que as produzia na Índia, "California Typewriter" segue a vida daqueles que trabalham no último estabelecimento nos EUA que existe apenas para reparar e vender máquinas de escrever, muitas delas com mais de meio século de existência. Entre dificuldades e saudades, surgem também os registos de coleccionadores e fanáticos destes aparelhos que, ainda hoje, as usam no seu dia-a-dia, entre artistas, músicos, escritores e, voilá, Tom Hanks. Um documentário simpático sobre um meio que, quem sabe, tal como o gira-discos e os discos de vinil, voltará no futuro a ser fancy. Até lá, é correr a feira da ladra.