sábado, agosto 31, 2024

Furiosa: A Mad Max Saga (2024)

É um "Fury Road" com menos alma, menos coração, menos tacto, menos realismo e muitas, muitas mais pontas soltas e incongruências narrativas na sua história. Antes sentia-se o pó na garganta, a areia nos olhos, o calor daquelas chamas roqueiras; agora quase tudo passa por artificial, talvez até aquilo que não o tenha sido. Em 2015 mal dei conta do CGI, neste entrou-me pelos olhos a dentro, quase como se fosse propositado, um trunfo conquistado e exibido de forma vaidosa. Tom Burke fica a milhas de Tom Hardy - o seu Jack tem (tinha?!?) potencial enquanto personagem, mas Burke deixou o carisma em casa -, a Anna Taylor-Társio cumpre mas não é Charlize e o Thor parece estar sempre na brincadeira, como se não levasse o seu vilão minimamente a sério e isto fosse um daqueles Marvels de brincar, uma espécie de Guardiões da Galáxia no deserto. Até me conseguiu deixar com saudades do Nicholas Hoult, e olhem que não é fácil. Querido George, ainda assim, continuo a amar-te; foi mais uma aventura do caraças, num mundo do caraças, com personagens do caraças, cores do caraças, ideias do caraças e tantas outras coisas do caraças. Já sei que não devemos voltar-nos a ver depois do fiasco de bilheteira que isto foi, mas fica o meu obrigado eterno por esta saga... do caraças!

quarta-feira, agosto 28, 2024

The Final Countdown (1980)

Massive underexplored ambitious sci-fi history drama plot, terrible - i mean, really terrible - acting by Kirk Douglas and a lot of impressive aerial and "ground" carrier operations shots to fill, for sure, more than half an hour of movie, adding absolutely nothing to the story. And, sadly, lacked "thecojones" to finish in a surprising and unexpected way.

domingo, agosto 25, 2024

The Big Heat (1953)

A tight ninety minute classic film noir that explores corruption, vengeance and moral ambiguity almost flawlessly - both visually but also in its suspenseful and complex narrative. Glenn Ford delivers a compelling performance as a crusading detective torn between personal revenge and professional duty, on a Fritz Lang masterpiece assembled with sharp dialogue, a fantastic cinematography and the lovely Jocelyn Brando (Marlon Brando oldest sister).

quinta-feira, agosto 22, 2024

The Remains of the Day (1993)

Duty, love and regret. Personal sacrifice and missed opportunities. Social class and power dynamics. Blind loyalty over morality. Hopkins as a dedicated but emotionally repressed butler, showcasing his ability to convey deep emotion through subtle expressions and restrained body language. All great themes and reasons to love it, but truth be said, the slow pacing and introspective storytelling will ask of you to be on one of those really good days to fully engage and enjoy it. I wasn't.

segunda-feira, agosto 19, 2024

No Hard Feelings (2023)

F*ck, we lost beautiful charming Jennifer to an incompetent cosmetic surgeon. Sadly, the Fappening gave way to The Botoxxening, but kudos to her courage to do the naked fighting scenes by herself, without any body doubles! As for the movie, tries really, really hard to be funny, but it's so unnaturally rude most of the times that it just does not work as planned. The jokes are good, but their delivery is not. Sex for Buicks, bring clumsy Jenny back!

sexta-feira, agosto 16, 2024

Eleven Days, Eleven Nights (1987)

Um arquitecto que se vai casar dentro de onze dias, apanha o ferry para ir trabalhar, como sempre. Uma miúda gira que dói faz-lhe olhinhos, ele segue-a para um corredor, ela abre o casacão e está nua. Pimba pimba, zimba na guimba. Ali mesmo, nem ai nem ui, nem os nomes um do outro sabiam. Tanta vez que apanhei o ferry para a ilha do Farol e nunca me aconteceu nada parecido. Ela, escritora, a aventurar-se na preparação de um novo livro erótico, fica-lhe com a carteira, liga-lhe, combina novo encontro, e diz que durante os próximos onze dias e onze noites, até se casar, ele é todo dela. Vai-lhe chupar bem chupadinho, até ao tutano, com mel caseiro e tudo na ponta da verga, como se pode prever pelo cartaz aqui disponível no Letterboxd. Isto sim, uma despedida de solteiro à maneira, organizada pelo mítico Joe D'Amato.

terça-feira, agosto 13, 2024

Turbulence 2: Fear of Flying (1999)

Much, much better than what I was expecting. I could handle that one in a gazillion passager drop into the air traffic facility, but everything lost all credibility when they showed an air traffic controller drinking milk. Worse, an air traffic controller played by Tom Berenger drinking milk. Come on guys, put some whisky on the table and make it fun. Despite that, Jennifer Beals lovely sweet look, Jeffrey Nordling badass kicks, wristarms and stupid change of accent and Craig Sheffer terrible acting made it worthy. Go DAD!

sábado, agosto 10, 2024

Baywatch: Panic at Malibu Pier (1989)

Filme de hora e meia que acabou por servir como episódio piloto de "venda" para o mundo de todo um conceito. O resto é história. Primeira cena falada é entre pai e filho na areia, o Mitch de sempre e um Hobie que posteriormente seria trocado, sobre espalhar protetor solar em mulheres. Perdão, miúdas de treze anos. Cena de nudez que nunca mais foi repetida após a "transformação" em série - mas que foi autorizada apenas na "versão europeia" do piloto -, uma explosão de um barco que poderia muito bem ter sido filmada pelo Michael Bay, a morte de uma personagem importante - calma, o homem volta umas temporadas mais tarde, noutro papel - e uma maluquinha assassina cleptomaníaca com tendências suicidas. Porque ser nadador salvador e livrar malta de um afogamento não é stressante o suficiente. Bons velhos tempos em que o verdadeiro herói era aquele que salvava alguém em câmera lenta. Envelheceu bem? Talvez não. Mas as memórias de infância ninguém nos tira.

quarta-feira, agosto 07, 2024

Café Flesh (1982)

Pornografia apocalíptica bizarra. Uma guerra nuclear transformou os humanos em "sex positives" (1%) e "sex negatives" (99%). Os sex negatives morrem mal se tocam e, por isso, os pouquíssimos sex positives que sobram no planeta são obrigados a dar espectáculos de sexo num clube para taradões chamado Café Flesh. Foi mais ou menos isto que percebi, posso ter sido enganado e baralhado pelo felácio a uma ratazana gigante humana ou a outras cinquenta mil ideias bizarras que por aqui andavam. Michelle Bauer com body double, tristeza. Neons, música extravagante e nevoeiros. Muito arbusto, que era o tempo deles. Confusão dos diabos, duas da manhã, vou-me mas é deitar.

domingo, agosto 04, 2024

Federer: Twelve Final Days (2024)

Objectivamente, é um documentário sem grande chama nem alma saudosista. Falta-lhe todo um corpo histórico que fizesse jus e servisse de homenagem à carreira ímpar de um dos maiores desportistas deste século. Um reconhecimento geral alcançado não só através de vitórias épicas e títulos aos barrotes dentro do court, mas também derivado de valores humanos e comportamentais exemplares dentro e fora do campo, nos momentos bons mas também nas derrotas mais dolorosas - como as indescritíveis finais de Wimbledon de 2008 contra Nadal e de 2019 contra Djokovic, dois dos mais intensos jogos de ténis da história da modalidade. E, ainda assim, focado apenas nos doze dias finais da sua carreira, entre o anúncio do abandono até ao dia da sua última partida oficial, toda a simplicidade das imagens e dos momentos com família e amigos é mais do que suficiente para nos deixar de garganta apertada. Alguém disse um dia que um desportista morre duas vezes: quando deixa de o ser e quando deixa o ser. E ver essa "morte", ainda para mais na perspectiva de alguém que sempre o admirou, aperta o coração. Pena que Kapadia não tenha aprofundado a fundo Federer como o fez com Senna, mas como refeição de fast food, serve e chega para encher o bucho.

quinta-feira, agosto 01, 2024

Bad Channels (1992)

É a Guerra dos Mundos invertida: a invasão alienígena é a sério, mas ninguém acredita no Howard Stern da loja dos trezentos que a narra - o Dangerous Dan O'Dare. Super Station 66, sintonizada em 666 AM, raparigas jeitosas enfiadas por magia negra em pequenas garrafas de vidro, palhaços do rock, uma enfermeira loira sexy - que acabaria por repetir o papel no ano seguinte, noutra brincadeira do género - e aliens com cabeças de brócolos que após levarem com Dum Dum transformam-se numa espécie de cobras em planta num vaso. Uma escolha NFC, claro, com o selo de qualidade Pedro Cinemaxunga. Tão mau que é... mesmo mau, e não há problema nenhum nisso.