sexta-feira, setembro 26, 2025

Pimple (2025)

Fernando Alle’s gloriously gross little splatterfest. Just like if David Cronenberg got drunk as a teenage and decided to teach puberty as a horror-comedy short. An innocent helpless boy at school whose ugly zit becomes a ticking time bomb, erupting in a geyser of pus that transforms another regular day into a bloody massacre. Didn't enjoy those three young a-holes acting nor understood the need for the "gun" scene - Alle could manage another original darkly funnier death -, but I'll take an Alle movie, short or long, anytime. Coming-of-age Azorean lessons about testosterone and virility; take that, you bullies!

quinta-feira, setembro 25, 2025

Here comes the motherf**king bride!

quarta-feira, setembro 24, 2025

The Second Act (2024)

Já pensei que o Quentin Dupieux era um génio, um visionário, um louco que fazia falta ao cinema, ao nosso pequeno mundo nerd. Porque transformava de forma fácil, rápida, banal, pneus assassinos e moscas gigantes em filosofia de bolso, mas também por simpatia podcástica com o meu amigo Pedro Cinemaxunga, que morre de amores pelo Mr. Oizo. Acho que fui enganado. Segundo barrete consecutivo, desta vez num filme em piloto automático que parece escrito por inteligência artificial, para gozar/criticar a inteligência artificial. Ideias e palavras ao calhas com a mesma seriedade com que eu lavo as meias soltas em casa, uma espécie de fraude perfeita que aplaudimos mesmo sem funcionar com harmonia porque nos sentimos cúmplices do conceito, do génio, do seu passado enquanto realizador. O nada pode ter algum sentido... mas o algum sentido também pode ser uma valente mão cheia de nada.

terça-feira, setembro 23, 2025

Donald Sutherland (1935-2024)

segunda-feira, setembro 22, 2025

The Pelican Brief (1993)

Coitada da Julia Roberts sempre com cara de quem perdeu o 711 da Amadora para Benfica, perto do anoitecer. Conspiração e paranóia ao velho (bom) estilo de Pakula, Denzel jornalista de cabine telefónica e gravador, Stanley Tucci assassino com ouvido para óperas e o John Grisham que estava para a literatura na altura como o Zezé Camarinha para os protetores solares. Ah, e claro, a "namoradinha da América" a dar o salto definitivo para o estrelato. Não é brilhante, longe disso, mas é competente. Competente o suficiente para não cometer o erro de criar um romance de telenovela entre as personagens de Washington e Roberts.

domingo, setembro 21, 2025

Skywalker on the Dark Side

sábado, setembro 20, 2025

Indiana Jones and the Last Crusade (1989)

Continua a ser o meu favorito da saga. Não só da saga; talvez da minha história de cinéfilo, de criança, de aventureiro, de sonhador. São duas horas de cenas e momentos que não se esquecem, que nos marcam para sempre de forma quase inconsciente. A infância do Indiana de River Phoenix, num comboio de circo; o reencontro com Marcus na universidade; as catacumbas e os canais de Veneza; a Elsa, os guardiões do Graal e uma hélice gigante numa perseguição de barcos; um castelo em chamas, numa fuga de uma cadeira com doses iguais de caos e humor numa chaminé rotativa; a mota e o sidecar; o poder de um guarda-chuva de velho e as cenas no ar: o "no ticket" janela fora do zeppelin e o combate aéreo auto-destrutivo de metralhadora. Os desafios e as armadilhas do templo do Graal, entre lâminas gigantes e o "salto de fé". A taça modesta, a escolha correcta, ali e na vida, perante a soberba do ouro, aliás perdoem-me a redundância, perante a soberba da própria soberba, dos encantos que nos fazem esquecer quem somos, quem devíamos querer ser. E depois o paternidade, a relação com o pai, o Jones Senior de Connery, entre tiroteios e fugas, divididos por silêncios e feridas passadas, unidos pela chama da aventura e pelo sopro da fé. E no fim, quando o Santo Graal fica perdido, só o abraço entre pai e filho importa. O coração aperta-se, relembrando-nos que os maiores tesouros da vida não são de ouro, são de sangue e de afecto. E depois aquela despedida final ao pôr-do-sol, qual homenagem perfeita ao cinema de Ford e à "sua" desaparecida. Spielberg, obrigado por tanto.

sexta-feira, setembro 19, 2025

The Complete History of Child's Play

quinta-feira, setembro 18, 2025

Striking Distance (1993)

Rowdy Herrington’s "Striking Distance" is one of those scrappy 90's action thrillers that critics unfairly sank. Bruce Willis in full smirk-and-punch mode and a plot that mixes cop family drama with serial-killer suspense. Herrington, who gave us the great original "Road House", brings the same mix of macho swagger and tongue-in-cheek energy, turning what could have been a routine cop thriller into something oddly fun and rewatchable. It’s messy, sure, but that’s part of the charm, pure underrated action gold.

quarta-feira, setembro 17, 2025

Grief is The Thing With Feathers

terça-feira, setembro 16, 2025

The Abyss (1989)

"The Abyss" may have been technically ambitious, but compared to the filmmaker’s greatest hits from the 80's and 90's, it plays like one of his most insipid and meandering works - still better than any "Avatar", though. It lacks the pulse of "Aliens", the sleek ferocity of "The Terminator" or the operatic grandeur of "Titanic". Where those films throb with tension, spectacle and emotional resonance, "The Abyss" drifts along some ponderous pacing, muddled character arcs and a hollow attempt at awe that never reaches the heights of Cameron’s best works.

segunda-feira, setembro 15, 2025

Michael Madsen (1957-2025)

domingo, setembro 14, 2025

The Woman in Red (1984)

"The Woman in Red" feels hopelessly dated and mostly unfunny, particularly in the cringe-inducing Charles Grodin blind scenes. It's Gene Wilder's clear attempt at a French-style sex farce with clumsy pacing, a weak script and some really poor editing that leaves subplots dangling. A scattershot sequence of awkward vignettes wrapped around a flimsy premise, rescued only by Kelly LeBrock’s breathtaking presence in her debut.

sábado, setembro 13, 2025

Fim do mundo em cuecas... novamente!

sexta-feira, setembro 12, 2025

Mr. McMahon (S1/2024)

Chris Smith’s "Mr. McMahon" peels back the shady curtain of the wrestling world to reveal the grotesque figure pulling the strings. And it’s not pretty: Vince McMahon emerges as a vile, manipulative tyrant who exploited wrestlers, blurred the lines between cruelty and spectacle, and wielded his empire with the ruthlessness of a dictator drunk on power. The documentary six episode series doesn’t just chronicle his rise; it exposes a legacy of scandal, exploitation and moral bankruptcy that makes it really, really hard to separate the man from the hideous character he created. And, by the time it was made, we didn't know half of it.

quinta-feira, setembro 11, 2025

Nas Nalgas do Mandarim: S11E04

quarta-feira, setembro 10, 2025

Girl (2020)

A Bella Thorne de piercing no nariz e machado enfiado nas calças de ganga eu ainda aceito, agora o Mickey Rourke cheio de plásticas na cara e orelhas de elfo como xerife respeitável já vai para lá da famosa suspensão da descrença. Belíssima cena na lavandaria - charme, pancadaria, dúvida, tensão sexual, machados a voar, Bella Thorne de top branco sem soutien - e o xerife que afinal é um patife. Agora já estamos a falar. Meio-irmão do xerife que é um rebarbadão engatatão; e realizador desta brincadeira, sem medo de meter o próprio cu a arder - literalmente - para arrancar a carreira. As reviravoltas familiares/narrativas são previsíveis, mas não se podia pedir nem mais nem melhor por meia dúzia de tostões e hora e meia de fita a voar, com rebarbadoras e caçadeiras pelo caminho. E aquelas lágrimas da menina Thorne no final foram sentidas.

terça-feira, setembro 09, 2025

Mikkelsen & Weaver

segunda-feira, setembro 08, 2025

Fallen Leaves (2023)

As repetitivas cenas praticamente silenciosas no bar, personagens solitários e humor seco. É Kaurismäki redundante na estética e na narrativa, aquele ritmo lento em que o nada é tudo e o tudo que acontece é uma mão cheia de nada. Tudo deliberadamente minimalista, com pouca emoção e diálogos restritos. Haverá quem gosta, e muito, aparentemente. Mas este "poverty porn" sombrio, melancólico, forçado até através das ondas da rádio que passam notícias da guerra na Ucrânia, não é, claramente, para mim.

domingo, setembro 07, 2025

Aubrey Plaza: Strange... but Amazing!

sábado, setembro 06, 2025

Superman (2025)

Imigração e xenofobia na pele do marginalizado alienígena ilegal do Super-Homem, Lex Luthor como representação da elite autoritária que explora o medo - é Musk e Trump ao mesmo tempo -, o confronto geopolítico da Boravia vs Jarhanpur que é descaradamente uma representação atroz do papel de Israel (e porque não, também da Rússia) com o apoio de uma grande potência - EUA através da personagem do Elon Lex Trump - e da retórica genocida, a crítica às elites tecnológicas que gerem todo um mundo de fake news e de manipulação mediática - lá volta o Lex Musk, os deep fakes, as fake news e as redes sociais - e, porque não, a moralidade universal que já não é sinónimo de "American Way". Em tempos de populismo e extremismos, a bondade é um acto de coragem. E este Super-Homem de Gunn, com todos os seus defeitos, como filme e como personagem, é um hino à decência humana. E, só por isso, uma vitória de todos nós sobre a cultura do ódio.

sexta-feira, setembro 05, 2025

R Rated Turner and Hooch

quinta-feira, setembro 04, 2025

Thank You Very Much (2023)

Most people think of Andy Kaufman as a boundary-pushing "comedian" who blurred the line between reality and absurdity, often leaving audiences unsure if they were witnessing a joke or not. Every documentary/movie I see about him, I just get more convinced he was just a lunatic/wacko that had no idea of what he was doing most of the time. I may be be wrong, he may even be alive, we may all be too "normal" to ever understand him.

quarta-feira, setembro 03, 2025

Robert Redford (1936-2025)

terça-feira, setembro 02, 2025

Superman IV: The Quest for Peace (1987)

Uma rede de pesca gigante no espaço para recolher ogivas nucleares; ainda assim mais credível do que levar ao colo a paixoneta adolescente do Woody Allen ao espaço, de vestidinho, sem oxigénio nem aquecimento. Não é crítica amigos; é mera curiosidade. Grande fã desta Mariel Hemingway e da dinâmica "sociológica" que ela e o pai trazem ao universo do Daily Planet: a luta entre ser o Diário de Notícias ou o Correio da Manhã. O Nuclear Man, nascido de um cabelo e de um pedaço de tecido dourado. Wrestling na lua. Reparações miraculosas na muralha da China, com um Ctrl-Z ocular. Cristais que são ben-u-rons. Mais um beijo para apagar a memória: se não é crime, é claramente abuso de confiança. O Lex Luthor com um sobrinho chunga, saído de um anúncio dos anos oitenta da Pepsi. Discurso final do Super-Homem, num misto de Miss Universo com Lili Caneças: "Enquanto houver guerra não haverá paz!", ou algo parecido. Não critiquem: vocês também param para ver um acidente de carro na faixa contrária.

segunda-feira, setembro 01, 2025

Substance Vibes

domingo, agosto 31, 2025

Superman III (1983)

O Super-Homem bêbado e mal educado, o Richard Pryor de desempregado a hacker e programador suprassumo em menos de uma semana, um supercomputador capaz de envergonhar o HAL 9000, uma mulher cyborg, uma pista de ski no topo de um prédio - e o Richard Pryor a descer o prédio de esquis -, alcatrão de cigarro utilizado como ingrediente secreto fundamental para destruir o herói de cuecas - melhor campanha anti-tabagismo de sempre -, a Torre de Pisa direita e a giríssima da Lena Lang no lugar da Lois Lane, de "férias contratuais" nas Bermudas. Um sopro que reverte petróleo do mar directamente para os tanques de um navio. Quase que tive saudades do rebobinar do planeta. Bonecos nos semáforos a lutarem um contra o outro. É a saga já na fase da cerveja com tremoços, ninguém levou a mal.

sábado, agosto 30, 2025

Cinema's Eternal Obsession With Flying

sexta-feira, agosto 29, 2025

Superman II (1980)

É, de longe, o melhor dos quatro filmes da saga original. Mesmo na versão "de cinema" do Richard Lester - dizem os entendidos que a do Donner, lançada em 2006, é melhor. Os melhores vilões - Terence Stamp à cabeça -, as cataratas do Niagara, a paixão e a revelação com um tropeção no tapete, a invasão à Casa Branca, o "ajoelha-te perante o Zod", o sacrifício pelo amor - que nunca se percebe bem nesta versão como é revertido -, a batalha em Metrópolis, a parvoíce do beijo com efeitos neurológicos e a deliciosa cena do tasco com o camionista. Diverte, sem precisar de estupidificar. Algo que não acontecerá nos seguintes.

quinta-feira, agosto 28, 2025

Psycho killer, qu'est-ce que c'est?

quarta-feira, agosto 27, 2025

Superman (1978)

Luto? Enterro digno? Trauma clássico para a vida, tipo Bambi? Não, vamos meter a Terra a rebobinar, como se fosse uma cassete VHS. De cueca vermelha por cima das calças, não tinha velocidade para chegar a dois mísseis ao mesmo tempo, mas dá à volta ao planeta dezenas de vezes em meia dúzia de segundos, inverte o sentido de rotação da Terra, chama o Einstein de estúpido, e arranja uma solução fácil para qualquer coisa que lhe corra mal de agora em diante. Suspensão da descrença é uma coisa amigos; isto foi apenas uma ode ao absurdo, um pontapé nos tomates da lógica, um murro na cara das leis da física. E sim, é o pior capítulo dos quatro originais, sem vilão temível, longo e cansativo na sua história de origem, pateta em tudo o resto.

terça-feira, agosto 26, 2025

Carl Weathers (1948-2024)

segunda-feira, agosto 25, 2025

Vive Le Tour (1962)

Nem um capacete à vista. Sandes de presunto, garrafas de vidro, baldes de água para molhar os pés, folhas de jornal para secar o suor, travões barulhentos, ciclistas a entrarem por cafés a dentro para soltarem um calhau, desmaios, ossos partidos, caras cobertas de sangue e bicicletas que pesavam no mínimo o dobro das de hoje, com transmissões rudimentares. E faziam mais mil quilómetros que hoje em dia (sempre acima dos 4000), alguns dias com etapas duplas. O Tour de France continua a ser duro, muito duro, mas nesta altura era sobre-humano, só para homens de barba - e peida - rija. Tesourinho.

domingo, agosto 24, 2025

John Candy Biopic

sábado, agosto 23, 2025

Watcher (2022)

Se o objectivo era criar dúvidas sobre se o tipo da janela era ou não um psicopata romeno, talvez não tenha sido grande ideia escolher o Burn Gorman para esse papel. É que assim que a sua fronha aparece, o mistério foi resolvido de forma quase inconsciente a automática na mente de qualquer espectador. Grande reviravolta seria, de facto, ele ser vítima de uma paranóica! O Hitchcock deu duas voltas na campa e mandou vocês descobrirem antes uma curta-metragem desta Chloe Okuno chamada "Slut". Deve andar pelos Youtubes ou Vimeos desta vida e ganha claramente na relação tempo/qualidade, tendo sida a Escolha Acertada da DECO no que toca à filmografia da rapariga.