terça-feira, fevereiro 13, 2024

Shadow directed by James Gunn

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

Crimson Tide (1995)

Tony Scott masterclass in a tight and dark space. Sixty minutes to launch, sixty minutes to the end credits, Denzel Washington Jack Bauer style with zero pacing problems and some real tension along the way. Sidenote: the Lippizaner stallions are in fact Slovenian, but Portugal is proud to have been shielded by the good captain and not the asshole one.

domingo, fevereiro 11, 2024

Why Are Movies So Dark?

sábado, fevereiro 10, 2024

Party is never over with Jeff Daniels

sexta-feira, fevereiro 09, 2024

Beverly Hills Cop III (1994)

In an interview with The A.V. Club, Bronson Pinchot - the wonderful Serge, by far the best thing on this disasterous script - claimed that Eddie Murphy "was really depressed" at the time, claiming that he was low-spirited and had a low energy level on set. And let me tell you, it came out really obvious on the final cut, as I was looking for trivia related to this "annoyed" Axel Foley even before the movie ended. Terrible story, mediocre directing - Landis has nothing on Tony Scott - and absolutely no charisma by Murphy in a character that thrived before exactly by his... charisma. The only Beverly Hills Cop movie not produced by Jerry Bruckheimer... and boy, he was missed.

quinta-feira, fevereiro 08, 2024

The Aesthetic of Love

quarta-feira, fevereiro 07, 2024

terça-feira, fevereiro 06, 2024

Dying of the Light (2014)

O Paul Schrader num directo para vídeo porque foi corrido pela produtora mal acabou de filmar - edição e montagem sem a sua supervisão e autorização -, o Nicolas Cage de cabelo esbranquiçado com uma doença terminal que lhe dá cabo do juízo e um Carrefour. Não sei o que me deixou mais surpreendido, mas muitas saudades daquela manteiga irlandesa que havia no Carrefour de Telheiras. CIA, terroristas, orelhas cortadas a meio, o riso maquiavélico do Nicolau Jaula e muita conversa de espião, qual triunfo da burocracia e da política sobre o bom e velho método de tratar do assunto pelas próprias mãos. Até que fartam-se e, no meio de tanto tiro sem sentido junto a piscinas, ficamos com saudades da conversa. Era suposto ser um estudo estilístico - os planos desfocados, a confusão da personagem principal passada para o lado do espectador - sobre a demência por parte de Schrader, acabou a ser um thriller de espionagem sem chama nem alma pelos tipos que realmente mandam em Hollywood.

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

The Politics of Godzilla

domingo, fevereiro 04, 2024

Park Chan-wook & Robert Downey Jr.

sábado, fevereiro 03, 2024

Poor Things (2023)

O Lanthimos é um Terry Gilliam com mais juízo, talento e olho (de peixe) cinéfilo, mas ainda assim deixa por vezes a narrativa descarrilar por momentos, e para momentos, que pouco ou nada acrescentam a nível metafórico, alegórico ou lógico à história que decide contar, à mensagem que pretende passar. Nada demasiado grave - na verdade, acabamos até por ter mais "saltos furiosos" do que aqueles que seriam precisos para percebermos a ideia, e só um tolo como eu é que poderá estar a queixar-se de ter mais tempo e oportunidades de ver a Emma Stone como veio ao mundo - numa obra que, visualmente e narrativamente, revela-se uma fábula original, corajosa e ousada, um tipo de filme que raramente consegue sobreviver - quanto mais sobressair - na mais alta roda dos prémios em Hollywood. Falta-lhe o equilíbrio de "A Favorita" - que, perdoem-me a redundância, continua a ser o meu Lanthimos favorito -, mas garanto que faço greve às próximas cinco edições dos óscares se não derem a estatueta à Bella Baxter. PS: A nudez frontal completa que andava desaparecida do circuito comercial desde os anos noventa está de volta às salas de cinema. Três vivas aos Deuses gregos da Sétima Arte.

sexta-feira, fevereiro 02, 2024

USA in 2025

quinta-feira, fevereiro 01, 2024

Beverly Hills Cop II (1987)

So great to remember the late Gilbert Gottfried in this sequel. Very small role, but that was some good old typical Gottfried on his one scene. Vintage improv Murphy, Billy "Eastwood" and Taggart as a lot more loosen up and influential sidekicks, the one and only Tony Scott on the director's chair, an "alphabet killer" and freaking awesome Brigitte Nielsen as a - and let me quote Foley - "big bitch". - So how long does it take you to shave those legs anyway?; "- I suppose you're trying to be charming?"; "- Actually I was offering my grooming services".. Brilliant. And we were still presented with a rocket launcher scene. All together, honestly better than the first one.

quarta-feira, janeiro 31, 2024

Comfortably Cold @ Mouthfilm

terça-feira, janeiro 30, 2024

Beverly Hills Cop (1984)

According to Steven Berkoff, Stallone gave up on being Axel Foley because he got mad about the orange juice that was served in his trailer. Sounds a little bit far-fetched, but thank God Eddie Murphy ended up with the role. Ordinary crime story, but larger than life character built by Murphy improvisation skills - legend has it hundreds of takes were ruined by crew members laughing during shooting. Loved Serge and really happy that he will be coming back in this year's Netflix sequel.

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Pacino & Keaton

domingo, janeiro 28, 2024

Mean Streets (1973)

Scorsese had tons of filmmaking concepts he wanted to do, but no idea how to glue them all in a logical integrated narrative. It works aesthetically - some great cinematic shots and a wonderful score -, but fails as a whole. First movie collaboration of Marty and Bobby. I would say that "Mean Streets" walked so that "Taxi Driver" could run three years later.

sábado, janeiro 27, 2024

Marvel Jesus looks like Ted Danson

sexta-feira, janeiro 26, 2024

The Night of the Hunter (1955)

The cinematography is in fact admirable - that german expressionism look all around and that underwater shot of "mummy" that is undoubtfully one for the ages - but the pacing is highly uneven and most of the characters' decisions are borderline laughable as they have no coherency and consistency along the narrative. At the end, I felt that the false prophet preacher killer played by Robert Mitchum was more a silly cartoon of a serial killer than a real threat. Can't get the hype of it.

quinta-feira, janeiro 25, 2024

A Quiet Prequel

quarta-feira, janeiro 24, 2024

Youth (2015)

"- Is she a prostitute? - Worse. She is a pop star." Deeply and carefully layered - as Sorrentino usually likes to offer us -, with an amazing final fifteen minutes full of possible different interpretations. Some characters and storylines felt kind of unnecessary - the spiritual masseuse or the forced relation between Rachel Weisz and the alpinist -, but, at the end, Mick got his ending right. PS: Mãdãlina Ghenea on that pool scene? So stunning that trying to define it by words would be a sort of profanity.

terça-feira, janeiro 23, 2024

Blumhouse's Ted

segunda-feira, janeiro 22, 2024

Snatch (2000)

It's a really vibrant crime comedy, amazingly structured, a kind of chaotic rollercoaster of dodgy deals and colorful characters. "You should never underestimate the predictability of stupidity", says Bullet-Tooth Tony, the mighty Vinnie Jones, that was replaced in a couple of scenes by a double as he got arrested for fighting in real life. Roy Keane never stood a chance.

domingo, janeiro 21, 2024

Nicolas Cage & Maika Monroe

sábado, janeiro 20, 2024

The Godfather: Part III (1990)

I'm alone here, but I honestly think that this third movie makes a better exploration of redemption and morality than the previous two classics, as it adds depth to the characters' arcs and shows the impact of their actions over time. That doesn't excuse that horrible haircut, Al! Best performance of Andy Garcia's career, but too sad that Robert Duvall didn't return to his Tom Hagen role - due to financial demands, it seems. And come on guys, Sofia Coppola wasn't that bad!

sexta-feira, janeiro 19, 2024

John Wick das Índias

quinta-feira, janeiro 18, 2024

Maggie (2015)

Uma pena aqueles trituradores embutidos nos lava-loiças não serem uma realidade habitual na Europa. O cinema europeu teria muito a ganhar. Moral deste filme premonitório das repercussões sociais da pandemia global recente mas com o Schwarzenegger penteadinho a aviar crianças zombies? Pimenta no cu dos outros é refresco; quando toca a mandar a nossa filha para a quarentena, não há iguaria que satisfaça o nosso. Primeiro e último filme deste britânico incógnito de seu nome Henry Hobson, o que atesta o sucesso e o impacto de um filme que, longe de ser descartável, navega constantemente numa relação de intimidade pai-filha muito mal trabalhada e conseguida - excepção talvez uma cena de dois ou três minutos em que Maggie descobre a origem do seu nome. Fica aquele aperto de uma doença sem cura, de um final inevitável para alguém que amamos, na ordem natural inversa do tempo, da idade e do adeus. Era um vírus, mas funciona perfeitamente como uma analogia para qualquer cancro terminal. Vida, ai vida.

quarta-feira, janeiro 17, 2024

terça-feira, janeiro 16, 2024

The Siege (1998)

Um filme à frente do seu tempo. Aliás, cada ano que passa, mais à frente de um tempo que não só já veio como continuará a vir, exponenciado para realidades e contextos muito mais próximos e familiares - um factor que não devia ser preponderante no seu impacto... mas é. Mais um Denzel Washington redescoberto, mais uma vez em que dou por mim a pensar se não será ele o GOAT da sétima arte do manifesto de Ricciotto Canudo. É que mesmo com a Annette Bening e o Tony Shalhoub em grande forma a seu lado, Denzel brilha mais alto, Denzel rebenta com cada cena em que se exalta, com cada cena em que se acalma e sussurra. Islamofobia, tortura como meio justificável para obtenção de informação, campos de concentração, direitos humanos e o Bruce Willis com cara de parvo presunçoso. Deu para tudo.

segunda-feira, janeiro 15, 2024

Daniela & Jake

domingo, janeiro 14, 2024

The Last Starfighter (1984)

O "substituto" leproso em fase de construção escondido debaixo do lençol é capaz de ter sido a cena de terror mais inesperada da década de oitenta. Um tradutor automático embutido no nosso jovem herói para justificar que todas as criaturas da liga das estrelas falem inglês perfeito. Não falam, é tudo "traduzido" instantaneamente na sua cabeça. Está certo, era bonito, mas esqueceram-se disso na cena final, quando a terreola inteira do Alex - incluindo avózinha de caçadeira em punho - percebe a conversa do Grig, um buddy de combate iguana gigante com seis mil filhos. O vilão proscrito, a morte como conceito primitivo, efeitos especiais de videojogo de arcada e aqueles olhos bonitos da Maggie. Tudo muito patetazinho, mas acompanhado por uma bela banda sonora de Craig Safan. Anos oitenta, não fez mal a ninguém.

sábado, janeiro 13, 2024

Nas Nalgas do Mandarim: S10E03

sexta-feira, janeiro 12, 2024

The Favourite (2018)

É provavelmente o Lanthimos mais acessível e, por isso mesmo, o mais equilibrado e sensato dentro da sua loucura, da sua ousadia, do seu surrealismo, da sua estranha energia. Sempre a saltitar entre comédia negra e tragédia absurdista, eis um drama de época que de época tem apenas a arte visual e cénica, uma fotografia e cinematografia irrepreensível que quase sempre numa angular estranha - qual observador externo através daqueles olhos mágicos das portas - permite-nos entrar de forma cativante no jogo de xadrez entre duas mulheres que recusam render-se a uma vida banal. Papelões de Colman, Stone e Weisz, qual delas a de maior destaque, entre diálogos inesperados - a Rainha que gosta de uma língua feminina dentro dela - e acções controversas - a masturbação assistida de palma mas sem alma. O terceiro acto parece-me não conseguir acompanhar a mestria dos dois primeiros e aquele final, ambíguo, longo e vazio, entre massagens de pernas e imagens de coelhos, revela-se uma desilusão para um filme até então tão focado, divertido e objectivo.

quinta-feira, janeiro 11, 2024

Bagageira ou Porta-Bagagens?

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Poltergeist III (1988)

Merece tanto mais reconhecimento este terceiro capítulo da história de amor entre a Carol Anne e o reverendo Kane. Jogos de espelhos e reflexões de categoria - e a toda hora, sem medo da dificuldade técnica associada - efeitos especiais e práticos de luxo capazes de envergonhar muita coisinha que é feita hoje em dia com ecrãs verdes e computadores de última geração - da poça no parque de estacionamento às dimensões paralelas "congeladas", sem esquecer a Lara Flynn Boyle a sair do corpo da Zelda Rubinstein - e um arranha-céus como palco único e claustrofóbico do espectáculo paranormal. Atmosfera, ritmo e um par de cagaços eficazes. Ok, nem sempre as decisões do casal interpretado pelos muitos competentes Tom Skerritt e Nancy Allen respeita qualquer tipo de lógica - cheguei a pensar que estariam possuídos e que essa seria a grande reviravolta narrativa - e a resolução final do "grande" conflito - o guiar de Kane até à luz - acaba por ser demasiado simples e banal para tanto alarido causado. Ainda assim, fascinado pelo esforço. E que talento tinha Heather O’Rourke.