segunda-feira, junho 27, 2005

Chi trova un amico, trova un tesoro (1981)

Para uma boa companhia durante o tempo de descanso, nomeadamente com o reviver de velhas emoções de filmes que perduram na minha memória, nada melhor podia ter eu feito do que ter comprado os packs de DVD's das intermináveis aventuras dos italianos Bud Spencer e Terence Hill, que preenchem o imaginário da minha infância de aluguer de VHS. Os filmes de Bud Spencer e Terence Hill divertiram o mundo inteiro nas décadas de 70 e 80. Fazia uns bons 10 anos desde a última vez que tinha visto um destes mistos de aventura, divertimento e porrada desajeitada, que tanto me alegraram durante os meus primeiros anos. Aliás, tanto assim era, que levava a "cambada" do jardim de infância lá a casa e no fim de cada odisseia (leia-se filme) era um tal imitar o estilo da nossa personagem favorita: ou o magrinho Terrance que ludibriava os seus adversários com o seu estilo desengonçado, ou o "panças" Bud que ficou mítico com os seus "socos-martelo" na cabeça ou as suas chapadas de mão aberta que atiravam homens contra paredes, que por sua vez, punham casas abaixo.

Feita esta pequena introdução a este "mundo" que marcou muitos de nós, vamos então falar de "Who Finds a Friend, Finds a Treasure", brilhantemente traduzido (ou não) para português como: "Foi-se o Tesouro, Ficou o Amigo", o que nem por sombras (ou não) nos antevê que no fim, "... foi-se o tesouro, e eles ficaram amigos ". Nada que nenhum de nós desconfiasse, visto que filmes de Bud Spencer e Terrance Hill são mais lições de amizade envoltas em grande diversão e com argumentos e histórias básicas. Mas pronto, o meu obrigado a quem traduziu de qualquer maneira... (ou não). Dentro deste mundo de Terrance Hill e Bud Spencer, arrisco-me a dizer que este filme não é dos melhores. Arrisco-me... porque já não ponho os olhos em cima dos restantes faz uma década e portanto posso estar muito enganado. De qualquer maneira, tenho cá mais sete, sim sete, para ver e depois posso então fazer comparações menos subjectivas. De qualquer maneira, "Chi trova un amico, trova un tesoro" é divertidíssimo e serviu para colocar água na boca e muita vontade de ver todos os outros "clássicos" destes dois grandes malucos, que nos dias que passam já têm quase 80 anos. Como o tempo é um perpétuo fluir...

A história desta aventura consiste numa busca a um tesouro antigo baseado num mapa de um familiar, numa ilha que não existe no planisfério mundial e que supostamente seria deserta. Máfia aqui, japonês acolá e confusão aqui e acolá, e conseguimos mandar algumas gargalhadas, muito graças ao sentimento nostálgico que nos atinge. Mas como espero ver melhor ainda neste "pack", não vou arriscar desta vez e vou dar uma nota por baixo.

N.D.R: Sabiam que o "pançudo" Bud Spencer foi medalhista olímpico nos anos 40 em natação? E esta hein?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...