
Bem, primeiro de tudo, dizer que esta foi a minha primeira experiência no cinema russo. Como tal não posso comparar com qualquer outro filme da mesma escola, razão qual as minhas comparações serão entre este filme e Hollywood. Timur Bekmambetov, nome completamente desconhecido até hoje para mim, consegue impôr neste filme uma edição de video e um conjunto de planos de camera completamente brilhantes e estilosos, suficientes para os irmãos Wachowski lhe pedirem de joelhos o seu segredo e ficarem com inveja de não os terem usado na sua triologia Matrix.
"
Night Watch" começa de uma forma bastante prometedora, com um prólogo que tem lugar num tempo passado indeterminado, que conta a história dos encontros entre as Forças da Luz e as Forças das Trevas. Quando estas se apercebem que nunca ninguém leva a melhor e que estão ao mesmo nivel, fazem um pacto. Rapidamente voltamos ao presente, onde Anton vai na sua primeira missão: matar um vampiro que quebrou o pacto. E assim começa o filme. Se a sinopse já parece bastante confusa, ainda não viram nada. O filme começa e rapidamente apareçem "resmas" de personagens que parecem ser importantes, mas que de verdade, não interessam para nada. Da mesma forma "paletes" de acções e histórias que mais tarde se descobrem, também não serviram para nada. Começa tudo a tornar-se muito confuso, começa-mos a navegar no filme (2 horas tambem não ajuda nada) e no fim cheguei a uma conclusão: A ideia, história é excelente, os efeitos especiais e realização é óptima, mas para quê tanta confusão? Tantos elementos desnecessários. Eu desconfio que essa confusão é criada de propósito, pois não há durante o filme qualquer tipo de tentativa de explicação desses factores. Mas para mim era desnecessário.
Para terminar, a informação que já estão a preparar mais dois filmes, de forma a fazer a primeira triologia do cinema russo. Na Rússia este foi o maior blockbuster de sempre. Sinceramente, o fim do filme e mesmo a história em si dá para fazer a brincar mais dois filmes, não sei é se será boa ideia e não irá arruinar o sucesso deste primeiro (tal como para muitos aconteceu com a triologia dos irmãos Wachowski).