segunda-feira, novembro 11, 2024

Veronica Mars (S4/2019)

Oito episódios para matar saudades daquela paixoneta de adolescência. Da miúda de cara laroca e humor sarcástico, mas também de um universo noir muito peculiar - ou pelo menos parte dele - criado por Rob Thomas. Pouco detalhes restam das boas memórias que ficaram das três temporadas que atiraram Kristen Bell para os lobos em Hollwyood há vinte anos, mas também do filme que em 2014 apareceu inesperadamente para gáudio dos marshmallows como eu. História competente, J. K. Simmons lá pelo meio, final explosivo - no sentido literal também -, um encerrar de cortinas que não envergonha o legado de uma personagem marcante no histórico televisivo desta casa. Segundo os sites da especialidade, os críticos adoraram, os fãs nem por isso. Pudera, já não se pode matar ninguém à vontade.

domingo, novembro 10, 2024

The Substance Making-Of

sábado, novembro 09, 2024

Good Will Hunting Identity

sexta-feira, novembro 08, 2024

Volcano (1997)

É tudo uma questão de perspectiva: ter um vulcão prestes a explodir debaixo de uma cidade de milhões pode parecer grave à primeira vista, mas assim que uma filha diz a um pai que quer meter um piercing no nariz, todos os restantes problemas passam para segundo plano. Don Cheadle a trabalhar para o Tommy Lee Jones versão treinador do Paços de Ferreira, Anne Heche giraça e soltinha - ela que partiu cedo demais devido a um acidente automóvel -, tampas de esgoto a saltar, bolas de fogo a voar. Efeitos especiais entre o fraquinho - lava - e o tenebroso - tudo o resto -, sem grande desculpa para tal: já tinha sido feito melhor no passado, com muito menos orçamento e meios. Comparemos, por exemplo, o corpo que se "afoga" em altas temperaturas no polegar de T2 e nesta brincadeira de bombeiro de Pentium 166. Tommy Lee Jones à Trump - Build the Wall -, Keith David à Bob o Construtor: vamos mandar abaixo uns edifícios para parar com esta "son of a bitch da lava". Acabaria por ter razão. Filme boff, diria o meu amigo Pedro, que encerra ainda assim com uma bonita mensagem anti-racismo: com as caras e os corpos cobertos de cinzas, somos todos iguais.

quinta-feira, novembro 07, 2024

quarta-feira, novembro 06, 2024

Martin Campbell's Die Hard

terça-feira, novembro 05, 2024

Dante’s Peak (1997)

Pierce Brosman, versão vulcanólogo sexyzão, que faz flexões todos os dias ao acordar. Linda Hamilton presidente de Câmara da segunda melhor cidade para viver nos EUA com menos de vinte mil habitantes, dona de um café que está sempre vazio e pronto para receber o vulcanólogo mais apetecível do país. Um miúdo - que se não existisse a internet eu teria apostado que era o Joseph Gordon-Levitt - a conduzir que nem um profissional - desde que não lhe peçam para acelerar o limpa para-brisas -, um vulcão que ainda nem começou a cantar e já destruiu a cidade toda e um lago transformado em ácido que permite à avó atoleimada transformar-se na avó heroína. E como fazem falta mais filmes destes que deixam os avós vestir a capa de super-herói. Segue-se o irmão gémeo do mesmo ano com o Tommy Lee Jones, para cumprir uma quarta-feira de cinzas a valer.

segunda-feira, novembro 04, 2024

Aubrey Plaza Horror Issue

domingo, novembro 03, 2024

Planeta dos Caranguejos

sábado, novembro 02, 2024

Marked for Death (1990)

Minuto e meio de filme e o Steven Seagal já arreou no Danny Trejo, trancando-o num porta-bagagens. Bonita carta de apresentação, pena que o Trejo não volte mais a aparecer. Minuto e meio seguinte, um belo cuzinho em fio dental junto a um varão de strip. Continuamos bem. Seagal no confessionário; aqui já não teve tanta piada como os confessionários do Marco no primeiro Big Brother, por exemplo - falam, falam, falam, não os vejo a fazer nada caral**. Keith David aos gritos, outro clássico! "Todos querem ir para o céu, mas ninguém quer morrer", bom lema. Seagal a correr no parque de calças de ganga e camisa de inverno. Quem nunca. Espíritos, magia negra e maldições voodoo com jamaicanos, eis como estragar um filme de acção. Calma, os jamaicanos acabaram de enviar a sobrinha do Seagal para o hospital, estado grave. Assim sim, estamos de volta. "Não lhe vendia nem o suor dos meus tomates"; frase mais aleatória de sempre. Este Dwight H. Little era bom rapaz, mas este "Marked for Death" fica ainda assim a milhas do "Rapid Fire". Pena.

sexta-feira, novembro 01, 2024