domingo, maio 20, 2007

Rankings CN: Top 10 (2000 - 2006) (I/II)

Têm sido vários os bloggers cinéfilos a deixar o seu top ten de preferências entre 2000 e 2007, ao que decidi juntar-me à caravana e fazer o mesmo. Com uma pequena diferença: não incluo o ano de 2007, que ainda tem muito para dar, sigo as datas de lançamento internacional e arranjei maneira de não repetir realizadores (caso contrário, tanto Eastwood como Aranofsky iriam bisar). Assim sendo:

Décimo Lugar: Fighter in the Wind (Yun-ho Yang, South Korea, 2004)
"Fighter in the Wind" é um filme coreano sobre a vida de Choi Baedal. Dizia-se dele que enfrentou ao todo 270 mestres de várias artes marciais no Japão. Que larga maioria destes foi derrotada apenas com um soco. Que nunha nenhuma luta entre ele e um mestre durou mais de três minutos, e eram raras as que duravam mais de alguns segundos. Se ele acertasse, partia. "Não precisas de ser rico. Podes ser pobre. Tudo o que precisas é ter um objectivo na vida. E assim serás belo!".

Nono Lugar: Gladiator (Ridley Scott, USA, 2000)
Embora a crítica tenha opiniões contraditórias sobre a qualidade da película, é inegável que esta foi uma obra extremamente carismática, onde um fantástico elenco (de realçar a revelação Joaquin Phoenix, para além do galardoado Crowe) se aliou ao espírito épico, numa fórmula de sucesso. Uma verdadeira tragédia interior do poder, apoiada num argumento subtil e inteligente que privilegia as relações de bastidores e as máscaras do discurso político.

Oitavo Lugar: Bowling for Columbine (Michael Moore, USA, 2002)
Michale Moore, é, por assim dizer, um “justiceiro”, que assalta os malfeitores com uma camerâ e os enfrenta destemidamente, num fascinante modo, que quebra todas as barreiras, politicamente correctas e que avança com informações potencialmente chocantes sobre o comércio de armas nos Estados Unidos. Um estudo devastador e cáustico sobre a cultura do medo que aterroriza toda uma nação e que intencionalmente descrimina toda a raça negra, comandada pelos meios de comunicação social, num estilo de transmissão de mensagens semelhante a uma propaganda nazi, devidamente situada.

Sétimo Lugar: The Notebook (Nick Cassavetes, USA, 2004)
Baseado no best-seller de Nicholas Sparks, “O Diário da Nossa Paixão” é um conto com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora. Uma história sobre oportunidades perdidas, amadurecimento e a força de um amor eterno. Um filme sobre a vida e a rapidez com que ela passa por nós, sobre as suas armadilhas e sobre o potencial de uma paixão. Uma experiência única de tão comum que deve ser. Sim, o trocadilho é prepositado. Mas será que alguém aqui sabe definir a vida, ou mesmo o amor?

Sexto Lugar: Million Dollar Baby (Clint Eastwood, USA, 2004)
Citando Miguel Pereira, "Sonhos Vencidos" tem um minimalismo visual impressionante e uma profundidade dramática arrebatadora. Consegue ser um poço de sentimentos em fúria sem mexer um nervo. Ao contrário de Frankie, que repete várias vezes ao longo do filme que no boxe, tal como na vida, o importante é protegermo-nos sempre, Eastwood mostra-nos com esta obra que nunca foi isso que pretendeu fazer na sua carreira de realizador. Ele não se protege caindo no facilitismo que tantas vezes provoca a estagnação cultural e o vazio de ideias em Hollywood. Ele arrisca, avança para os projectos em que acredita com uma energia que faz com certeza a inveja de muitos realizadores com metade da sua idade e dá-nos grandes filmes atrás de grandes filmes. Sombrio e complexo.

6 comentários:

C. disse...

Não sou de caravanas (a não ser a do Ford) e a década ainda não acabou, quanto mais o ano!

Anónimo disse...

Devo fazer um top destas datas lá para o ano 2020.
Mas de qq forma espero ansiosamente pelo resta da lista.
1abraço.

Carlos M. Reis disse...

A votação não é da década, cara Cláudia. Tal como está bem explicito no título, é de 2000 a 2006. Puro exercício de entretenimento :) Beijinhos.

Nothingman, ficamos então à espera de 2020 :P Um abraço!

C. disse...

São listas, e não sou grande fã de listas. Faço uma por ano e já é um suplício :P

Quanto à tua lista, pode ser de 2000-2006, mas a caravana começou como "filmes da década".

Eu também posso fazer uma lista de 3 de Março de 2002 a 26 de Novembro de 2005? Posso? Posso? Ehehe ;) (não me leves a mal, just kidding)

Carlos M. Reis disse...

Cara Cláudia, até podias perder a cabeça e fazer um que começasse a 1 de Fevereiro de 2002 e acabasse em 12 de Dezembro de 2005 :)

C. disse...

You got my point... ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...