terça-feira, outubro 14, 2008

Veronica Mars - Primeira Temporada

O episódio piloto não deixa dúvidas: estamos perante um produto televisivo que quebra a barreira da adolescência parva, romântica e fútil de tantas outras séries televisivas recentes, que focam nas relações amorosas entre as personagens a sua mensagem nuclear. Veronica Mars é uma série homónima sobre uma adolescente de secundário, é verdade, mas tal facto não passa de um elemento de mera contextualização – que enriquece a complexidade e variedade de mistérios. Há vidas arruinadas, assassinatos, raptos, homossexualidade, pornografia, drogas e… vício. Um costume pouco censurável já que a personagem interpretada pela cativante Kristen Bell é dotada de uma inteligência única e vivaz, que acalenta e incentiva o mais sórdido dos espectadores a descobrir os mistérios de cada episódio. E, peça por peça, o mistério final.

Veronica é uma adolescente que, nos seus tempos livres, ajuda o pai no escritório. Agora detective privado, mas outrora Xerife de Neptune, Keith Mars (Enrico Colantoni) é um pai dedicado que trata da filha sozinho, depois de toda a sua vida ter dado uma volta de cento e oitenta graus, por ter acusado uma das famílias mais poderosas da cidade do assassinato de Lily Kane, a melhor amiga de Veronica. Provado que estava errado – mas será que estava mesmo?!? -, Keith foi obrigado a entregar a sua insígnia… e a sua reputação. Veronica é, por isso mesmo ostracizada pelas elites, mas não se importa. O seu pai é o seu herói, e está na hora de provar que é ele quem tem razão.

Uma narração personalizada, num tom muito “noir”, serve de catapulta para uma aventura de identidade própria. Através de imagens ligeiramente desfocadas, com cores baças e perspectivas interessantes e sombrias, escoltados por recordações pouco densas sobre uma violação misteriosa e uma iluminação singular de bradar aos céus, Veronica Mars é muito mais do que simples um drama adolescente. É um drama sobre adolescentes que não são estereotipados: o bom não é tão bom como se pensa e o mau não é tão mau como parece. E é ao respeitar a audiência com esses limites cinzentos – não há branco nem preto – que Rob Thomas, criador da série, triunfa. Tudo é honesto em Veronica Mars, mas nada é facilmente descodificado.

Com nervos de aço e fria como o gelo, Veronica, interpretada magistralmente por Kristen Bell – que, faça o que fizer agora na sétima arte, ficará eternamente ligada a esta personagem – não sabe dizer “não” a ninguém. Na sua dicotomia entre o que deseja que aconteça e o que realmente acontece nos casos em que investiga (e muitos são os que o faz por mera curiosidade), Mars transforma a narrativa numa elipse negra e dramática, requintada quase sempre pelo humor apimentado e mordaz dos seus protagonistas – seja o da própria, ou o de Logan e Keith. Com várias referências à cultura Pop norte-americana, uma banda sonora actual e variada e uma relação pai/filha genuinamente credível, a primeira temporada de Veronica Mars será para sempre recordada como uma das melhores da história da televisão. Opinião unânime, acreditem.
Cinema Notebook: TV.com: 9.1 (11,096 votos) Média dos Leitores CN:

9 comentários:

dianamatias disse...

É uma Primeira Temporada e tanto. :)

Carlos Martins disse...

E pensar que adiei tanto ver esta série, por pensar que era mais uma "chachada" tipo 90210...

Mas quando lhe dei uma hipotese fiquei logo viciado.
Foi pena ter acabado.

Flying Dutchman disse...

É realmente uma grande serie. Vi tudo, e queria mais!
Knox, uma vez disseste que estavam a pensar fazer um filme, não foi?
Abraço

Carlos M. Reis disse...

Foi Dutch. Foi em Agosto, quando tiraram fotos de um encontro em o criador da série e Kristen Bell. Era algo que via com agrado, já que dizem que o final da terceira completa não acabou com todos os segredos de Neptune. Eu acabei agora a segunda temporada e achei ao nível da primeira, muito muito boa. Vamos lá ver a terceira (quando sair em Portugal...).

Abraços Dutch, carlos e Oinc oinc ;)

Anónimo disse...

Em vários blogs portugueses e brasileiros tinha lido que se tratava de uma excelente série e tenho estado a pensar se a veria ou não mas lendo este post e sendo tu a recomendá-la acho que vou ver mesmo.

Pessoal se gostam de ficção científica recomendo Fringe do criador do Lost como devem saber, JJ Abrahams, é tambem uma série espectacular...

Carlos M. Reis disse...

Fringe também ando a acompanhar. É uma espécie de Ficheiros Secretos. Vê-se bem, mas não é nenhum produto que passe a fronteira de culto. Um abraço David.

Carlos Martins disse...

Já chegaste ao 4º episódio do Fringe?

Até lá também estava numa de "vê-se"... mas no 4º episódio fiquei: "Eh lá! Isto promete!"

Vamos lá ver é se conseguem aguentar o ritmo nos próximos episódios... :)

Anónimo disse...

Critica fantastica.

"Veronica Mars" continua para mim como a melhor serie de sempre. Nenhuma outra serie me deixou com tanta ansiedade para ver o proximo episodio... nenhuma provavelmente o voltara a fazer.

As duas primeiras temporadas foram fantasticas, a terceira nao deixou de ser do melhor que se fez em televisao naquele ano, nao sendo tao boa como as outras duas. Mas por curiosidade, ao estar agora a rever a terceira temporada estou a achar igualmente fenomenal (pelo menos os 9 primeiros episodios estao la).

De resto fico a espera que o filme se venha a tornar realidade. Um filme que conclua a historia para poder ter la em casa o principio, meio e fim, do que melhor ja se fez para televisao.

Nao se compreende as fracas audiencias em comparacao com toda a reaccao online a serie. Mais irritante ainda sera os actuais substitutos desta serie que nao fazem melhor audiencia... mas pronto, pelo menos assim "Veronica Mars" nunca desceu de qualidade e nunca ficou mal vista, e fica como que um segredo divido por aqueles que lhe deram uma oportunidade.

Carlos M. Reis disse...

Eduardo, já vi a segunda e nem sei se não gostei mais da segunda do que a primeira até. A genialidade por detrás de Veronica Mars é espantosa. Agora é aguardar pelo lançamento em DVD da terceira temporada. Ando em pulgas ;)

Quanto ao filme, oremos ;) Um abraço, volte mais vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...