sábado, junho 07, 2025

Death by Focus Group

sexta-feira, junho 06, 2025

La piel que habito (2011)

Há algo tão elegante quanto sombrio e perturbador neste thriller psicológico de Almodóvar, uma clara - mas não única - ruptura com o seu estilo habitual mais colorido, neurótico e humorístico. Identidade e obsessão, num tom frio e inquietante, onde drama e sci-fi coexistem com uma naturalidade desconcertante. Banderas naquele que foi, provavelmente, o seu melhor papel dos últimos vinte anos, misterioso e labiríntico. Visualmente irrepreensível, filosoficamente denso, uma excelente reinvenção de Almodóvar que perdura na nossa mente muito para além dos créditos finais.

quinta-feira, junho 05, 2025

Scott Adkins Prisioneiro

quarta-feira, junho 04, 2025

Black Mirror: Hotel Reverie (2025)

É o "San Junipero" da loja dos trezentos feito por um qualquer ChatGPT desta vida, moldado aos novos remakes que baralham e voltam a distribuir cartas de género, raça ou orientação sexual conforme vontade do freguês, passado num filtro a preto-e-branco para piscar o olho a cinéfilos e saudosistas. Mais um conceito tecnológico explorado às três pancadas e pobremente explicado, numa performance quase sempre pouco convincente de Issa Rae. Felizmente aquele "Suite Bergamasque" ao piano salva tudo e mais alguma coisa, entre onde entrar.

terça-feira, junho 03, 2025

The Making of Sinners

segunda-feira, junho 02, 2025

Black Mirror: Common People (2025)

É um belo regresso da "jovem" Ally Pankiw à realização de um episódio da série de antologia de Charlie Brooker, depois do muito aclamado "Joan Is Awful" com a Salma Hayek da temporada passada. Uma tristíssima história de amor, entre "gente comum" - interpretações simples, mas brilhantes, de Chris O’Dowd e Rashida Jones -, que satiriza de forma neo-tecnológica uma série de problemas dos nossos dias: da mais óbvia "pirâmide" de subscrições de qualquer serviço, seja para evitar publicidades ou obter melhor qualidade - o trágico Plus - à crítica aberta a um modelo de gestão de saúde que só protege quem tem condições e dinheiro para o sustentar. Isto tudo claro, sem esquecer, os "Onlyfans" desta vida. E sim, sou Letterboxd Patron e, por isso, refém deste escalar impossível de resistir da pirâmide.

domingo, junho 01, 2025

Johnny Hide