segunda-feira, outubro 11, 2004

Nochnoj Dozor (2004)

Bem, primeiro de tudo, dizer que esta foi a minha primeira experiência no cinema russo. Como tal não posso comparar com qualquer outro filme da mesma escola, razão qual as minhas comparações serão entre este filme e Hollywood. Timur Bekmambetov, nome completamente desconhecido até hoje para mim, consegue impôr neste filme uma edição de video e um conjunto de planos de camera completamente brilhantes e estilosos, suficientes para os irmãos Wachowski lhe pedirem de joelhos o seu segredo e ficarem com inveja de não os terem usado na sua triologia Matrix.

"Night Watch" começa de uma forma bastante prometedora, com um prólogo que tem lugar num tempo passado indeterminado, que conta a história dos encontros entre as Forças da Luz e as Forças das Trevas. Quando estas se apercebem que nunca ninguém leva a melhor e que estão ao mesmo nivel, fazem um pacto. Rapidamente voltamos ao presente, onde Anton vai na sua primeira missão: matar um vampiro que quebrou o pacto. E assim começa o filme. Se a sinopse já parece bastante confusa, ainda não viram nada. O filme começa e rapidamente apareçem "resmas" de personagens que parecem ser importantes, mas que de verdade, não interessam para nada. Da mesma forma "paletes" de acções e histórias que mais tarde se descobrem, também não serviram para nada. Começa tudo a tornar-se muito confuso, começa-mos a navegar no filme (2 horas tambem não ajuda nada) e no fim cheguei a uma conclusão: A ideia, história é excelente, os efeitos especiais e realização é óptima, mas para quê tanta confusão? Tantos elementos desnecessários. Eu desconfio que essa confusão é criada de propósito, pois não há durante o filme qualquer tipo de tentativa de explicação desses factores. Mas para mim era desnecessário.

Para terminar, a informação que já estão a preparar mais dois filmes, de forma a fazer a primeira triologia do cinema russo. Na Rússia este foi o maior blockbuster de sempre. Sinceramente, o fim do filme e mesmo a história em si dá para fazer a brincar mais dois filmes, não sei é se será boa ideia e não irá arruinar o sucesso deste primeiro (tal como para muitos aconteceu com a triologia dos irmãos Wachowski).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...