quarta-feira, novembro 24, 2004

Before Sunrise (1995)

Um rapaz (Ethan Hawke) e um rapariga (Julie Delpy) conhecem-se num comboio a caminho de Viena. Têm poucas horas para estar juntos, visto que cada um no dia seguinte parte para um local diferente. Ele volta para a América, ela vai para Paris dar aulas. Tudo neste filme podia ser real. É impressionante a forma como o realizador Richard Linklater consegue conjugar o diálogo e o espaço (Viena) em tamanha harmonia. Só este aspecto, torna este filme uma pequena obra de arte. Quando as personagens se apresentam no comboio, a minha reacção inicial foi: "Esta miúda não é nada de especial!" E com o passar do tempo, pouco a pouco, ela torna-se mais atraente, até que no fim, digo: Esta "gaija" é simplesmente soberba. E tudo graças aos maravilhosos diálogos. Olhei para ele como se tivesse a representar o papel de Ethan Hawke.

Toda esta história poderia ser bem real (e já aconteceu muita vez certamente). E tudo porque este filme é conversa, conversa e mais conversas. Basicamente é um passeio por Viena durante a madrugada, falando sobre tudo e mais alguma coisa, desde a bíblia, reencarnação, sexualidade ou até a programação dos canais por cabo. E é esta simplicidade que torna este filme "espectacularmente" belo. "Before Sunrise" é sobre a vida, romance e amor. Este mostra o valor das pequenas coisas, como a linguagem corporal. Existe uma cena onde Jesse ia acarinhar Celine no cabelo e envergonha-se à ultima hora. Outra em que ambos cantavam uma música de amor e nervosamente tentaram evitar contacto olho-a-olho. Todos esses sinais de amor, que nem todos se apercebem. Podia dizer muito mais do filme, mas só resta mesmo recomendá-lo a todos os apaixonados e amantes. Se não o forem, este filme poderá ser altamente secante. Vejam-no com a vossa namorada. Ela vai gostar certamente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excellent, love it! Modesto phone book Satellite navigation in car goodmans advice Running by tupac Discount hp printer cartridges Printable cruise ship photos

Anónimo disse...

This is very interesting site... film editing schools

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...