sexta-feira, janeiro 13, 2006

Kiss Kiss Bang Bang (2005)

E no inicío de 2006… apareceu o melhor de 2005. Com argumento e realização de Shane Black, um estreante nesta última vertente, “Kiss Kiss Bang Bang” é, antes de tudo, um filme com um humor mordaz e extremamente inteligente. É este o seu principal trunfo, que alia como “peixe na água” com o excelente dom cómico das duas principais personagens, Harry e Perry, interpretadas respectivamente pelos fabulosos Robert Downey Jr e Val Kilmer.

Harry Lockart é então, para vos situar, um ladrão incompetente mas honesto, que se passeia de arma em punho com uma mistura de charme infantil e optimismo ingénuo. O seu azar crónico aparece novamente na pior altura: exactamente, quando, com o seu parceiro, está a fazer “compras” de Natal, antes da loja abrir, e o alarme dispara. Ao fugir da polícia, Harry perde o seu parceiro, que fora baleado durante a fuga e acaba por “aterrar” num casting para um filme policial americano. A sua sorte muda por completo, quando o produtor fica satisfeito com a sua suposta interpretação como detective policial que acaba de perder o seu parceiro. E é desta forma que Harry é convidado a viajar até Los Angeles. Já na capital dos drogados, corruptos e vigaristas, Harry conhece Gay Perry, um detective privado sem escrúpulos, extremamente severo e exigente... mas que é gay, em todas as vertentes da palavra! Para pouco mais tarde reencontrar-se com a sua paixão de adolescente, Harmony (Michelle Monaghan, uh la la que boneca). Homicídio ali, suícidio acolá e a trama está lançada. E em poucas palavras, o que se passa daí em diante será divertido, hilariante q.b e suficientemente bem contado e entrelaçado para vos manter pregados ao ecrâ.

Muito ao estilo do desenrrolar de “Pulp Fiction”, Shane Black constrói um filme cheio de reviravoltas inesperadas, com diálogos incisivos e muito divertidos, ao mesmo tempo que vai brincando com o espectador e com o género, pegando numa série de clichés, para mais tarde os ridicularizar através de um narrador (Downey Jr.) absolutamente sarcástico. “Não se preocupe, eu também vi O Senhor dos Anéis, não vou colocar 17 finais aqui”, diz o mesmo. E quando parecia que o cinema de acção vindo de Hollywood já não tinha salvação, eis que aparece “Kiss Kiss Bang Bang”.

Michelle Monaghan, a actriz principal, vai dar muito que falar, é certo. Seja pela sua beleza exótica, seja pelo seu enorme talento. Mas não haja dúvidas em relação às estrelas do elenco. Robert Downey Jr e Val Kilmer, com o seu talento inato para a comédia inteligente, auto catapultam-se neste “Kiss Kiss Bang Bang” para um futuro próximo certamente muito mais próspero e concorrido. Geniais. E com tudo isto até parece que nem dei conta que Shannyn Sossamon esteve no filme. Pois bem, é verdade. Nem sequer a associei à rapariga de cabelo roxo. Adeus Sossamon, olá Monaghan.

“Kiss Kiss Bang Bang” é, então, um clássico de culto instantâneo. Mas que certamente se irá perder no meio de tanta estreia auspiciosa e promissora neste primeiro trimestre de 2006. Óscares, óscares, para que te quero eu...

4 comentários:

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Cholesterol pitchures Chinese cialis tax code Seat covers ez-go Oxford blake shirt ralph boys Renault 19 wallpaper Arizona license plate frames wholesale Black and white photos of kitchens Mtv free ring tones Counter cosmetic display Teenage swimwear Mp3 free hosting merchant account play keno provigil Abandoned shawnee lancaster resort cell phone payment online Erectile dysfunction me Fiat cinquecento naprawa

Flying Dutchman disse...

Grandes interpretaçoes, historia inteligente (e engraçada) e narração espetacular, o que podiamos pedir mais?
Associei a rapariga de cabelo cor-de-rosa à Shannyn Sossamon porque acabbei de ver o "Wristcutters: A Love Story", mas senão passava mesmo despercebida!!
Um grande abraço, keep up the good work

Carlos M. Reis disse...

Pois, na altura foi um choque. Uma mudança radical da rapariga. Mas tal como previ, a Monaghan deu o salto ;) Um grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...