sexta-feira, junho 23, 2006

A blogosfera cinéfila anda numa fona...

Plágio, do Lat. plagiu
Significado: cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua.

Podia começar por explicar a inclusão desta definição no inicío deste artigo, mas deixo tal tarefa para o fim. Começo sim, por desejar um regresso rápido e cheio de energia daquele que é o melhor blogue cinematográfico português do momento, o Pasmos Filtrados. A ressaca da tão curta, mas já longa ausência começa a notar-se para estes lados.

Aproveito esta situação para arrumar também algumas notas de desagrado com a evolução (ou será retrocesso?!?) que alguns dos meus primeiros blogues de eleição tomaram nos últimos tempos. O Cinema Xunga, antiga fonte de leitura lúdica e agradável, parece ter entregado a missão aos seus visitantes. Já não lemos as maravilhosas odisseias no universo da xungaria por parte do Pedro, mas sim as pseudo-imitações de fraca qualidade da sua clientela. Lá de vez em quando ele mata saudades, mas sabe a muito pouco. A página inicial devia ser só dele. Os "restos" ocupariam um espaço próprio. O Zombie Comeu O Meu Blog, outro dos meus passados espaços predilectos de cinema, nunca mais deu noticías, já lá vai mais de um mês. Não é a primeira vez, e o Jorge novamente teima em não dar qualquer notícia. Será que foi desta que o Zombie comeu-lhe mesmo o blogue?

Escrever Cinema, um dos meus favoritos no que tocava à critíca, parece também ter caido no esquecimento do autor, Daniel Pereira. É pena mas, ao contrário dos dois anteriores, temos ainda várias alternativas de qualidade dentro do género. Não cito nomes pois algum podia cair no esquecimento e seria injusto. Blog Blog Blog e Fila do Meio, que tão auspiciosas estreias proporcionaram, abrandaram por definitivo. Esperemos que voltem ao ritmo de estreia.

Por fim, voltemos ao início e à algazarra que anda por aí sobre o blogue Cool2Ra. Depois de várias acusações de plágios em alguns blogues (lembro-me dos já extintos Black Spot e CineXplod), de várias polémicas dentro do mesmo com acusações de comentários apagados e de um sistema quase ditatorial dentro do blogue, aparece agora o Anti2Ra, um blogue especializado apenas... em descobrir os plágios do Cool2Ra. E já eram tantas as descobertas (algumas quase totais, que roçavam o ridículo), que o menino André lá encerrou o seu blogue, quiçá para impedir futuras acusações ou mesmo para editar o que de errado fez no passado. É triste, mas infelizmente só é novidade para quem andava a dormir. Perde muita gente horas a escrever algumas critícas, para outros as plagiarem e mudarem algumas palavras em minutos. A tradução do Português do Brasil para o Português de Portugal parecia (parece) ser a sua especialidade.

Nota de Redacção: Enquanto escrevia este artigo, o Cool2Ra já apagou os comentários da sua página inicial que perguntavam se o motivo do encerramento temporário eram, e passo a citar "terem descoberto a careca".

Nota de Redacção 2: Eu plagio sinopses muitas vezes de sites de venda de DVD's. Fica o esclarecimento feito antes que algum anónimo crie um blogue só para mostrar as minhas muitas sinopses "gamadas" do ClubMyDvd!

22 comentários:

Anónimo disse...

eu não ando a dormir mas devo andar distraída pq confesso que nunca dei por nada dos plágios do André, nem sequer o apagar de comentários (mas tb eu mts x's visitava e ñ comentava...).
concordo com mto do que afirmas nos comentários do anti2ra (sim, esses eu li...), mas ñ posso deixar de ficar chocada em como algo pode sucededer durante tnt tempo num dos espaços mais conhecidos, pelos menos de entre os blogs de cinema que visito...
estranho tb (ou ñ) ele ter acabado com o cool2ra, pco depois de ter angariado vários novos colaboradores (facto até anunciado no blog blog blog)... mas acho que toda a gente percebe pq. eu pessoalmente acho cobarde sair sem uma explicação em sua defesa...
qtos aos blogues que citaste, ñ creio que o blog blog blog tenha estagnado... ultimamente até tem umas interessantes crónicas pelo Hugo Alves do Amarcord...

Carlos M. Reis disse...

Eu disse que o Blog Blog Blog e o Fila do Meio abrandaram, não estagnaram cara Helena :) Qualquer um dos dois no inicio andava com 2 ou 3 actualizações diárias. Agora ambos têm estado vários dias sem actualizações. Só por isso :) É mais do que normal, como é óbvio, e só fiz essa referência porque eram daqueles blogues que ia lá uma ou duas vezes por dia e apanhava sempre material novo.

Quanto à questão do Cool2ra, o que torna o assunto realmente triste, é que o mesmo era um local interessante, constantemente actualizado e com um bom ritmo. Mas desde que à alguns meses também apanhei por lá uns plágios descarados, que já sabia que mais dia menos dia a peneira ia destapar o Sol. Eu na altura senti-me enganado.

Enganado e desiludido por muitos andarem por aí a perder horas com os seus blogs e a receberem 3 ou 4 visitantes, enquanto que alguém que perdia 5 minutos a editar o trabalho dos outros andava a levar com a admiração de muitos mais. Olha o exemplo do maravilhoso Royale With Cheese, do grande Mullholand Dr., do MegaCine e de tantos outros que praticam um trabalho magnifíco e que tão poucos visitantes a comentar têm. Aliás, até aqui no CN, apesar do meu trabalho ser claramente inferior aos que citei e a muitos outros que por aí andam, sinto que escrevo para pouca gente, enquanto que, por exemplo o Cool2Ra, "edita" para muita gente.

Mas também é muito por culpa minha, não gosto de ir encher os comentários dos outros blogues com aqueles tipicos "Tenho que ver este filme" ou "Boa Análise" que só servem para trazer visitantes a quem os pratica. Quando comento gosto de acrescentar algo ao que foi escrito.

Cumprimentos Helena, obrigado pela visita!

Anónimo disse...

Muitos blogs têm poucos comentários mas tal não é sinónimo de poucas visitas! Veja-se o caso do Hollywood ou dos "profissionais" Noite Americana ou A Casa Encantada. Muita gente (tenho a certeza que não sou a única), lê e fica tão intimidada pela qualidade que se limita a sorver com admiração a informação e permanecer em silêncio.
Outro exemplo: La Saraghina. Excelentes abordagens, 0 comentários em muitos posts. Na maioria dos casos eu leio e nem digo nada... Porque me limito a admirar!

Tenho a certeza que muitas pessoas que visitavam o cool2ra achavam demasiado básicas algumas abordagens. Havia coisas muito pela rama, muito 'senso comum'... Mas tb havia análises de qualidade, cm me lembro ter sido o caso da «Alice», por exemplo... Mas com esta história toda dos plágios até me interrogo se o André via os filmes...

É que, pessoalmente falando, o que me move é o amor ao Cinema. Quer tenha 9 ou 0 comentários, continuarei a postar com o ritmo que conseguir, pq são os filmes que me movem e não um desejo de me evidenciar. Felizmente não preciso de + atenção, até pq não quero ser jornalista e não planeio trabalhar em cinema e 90% das pessoas que me conhecem nem sabem que tenho 1 blog nem precisam de saber... Além disso, tenho a perfeita consciência de que há pessoas muito melhores do que eu aqui, mas com todos no geral eu aprendo alguma coisa. É isso que a blogosfera tb nos permite, comunicar, partilhar. Não é acharmo-nos o centro do mundo, mas aproveitar esta convivência para conhecer novas coisas no Cinema, um mundo afinal tão vasto... Descobrem-se pérolas perdidas ou obras-primas absolutas, trocam-se pareceres sobre o que está em exibição... Enfim... tudo! Eu considero-me uma mera principiante, uma aprendiz. Se um dia conseguir ter escrever como o Francisco Mendes então serei uma mulher feliz :P

Qto aos comentários breves... Nem sempre isso é uma chamada de atenção para quem comenta. Eu várias vezes deixo comentários desse tipo do "tenho de ver isto", mas depois volto lá e comento depois de ver... Por vezes é apenas para mostrar que li o que escreveram, e nunca para chamar as pessoas para virem ler o que eu escrevi...

De qq forma, creio que me alonguei demasiado, tendo em conta que nas linhas gerais estamos de acordo!

Carlos M. Reis disse...

Não disse o contrário Helena. Qualidade nada tem a ver com o número de comentários recebidos. Aliás, foi por isso mesmo que fiz menção àqueles casos, tal como tu fizeste agora a outros.

É por isso mesmo que continuo também eu a escrever por gosto e prazer e não por fama. Como podes vêr tenho recebido apenas 1 ou 2 comentários por post. Se preferia ter muitos mais? Claro que sim, era sinal de que estava a ser lido e que o que escrevia era suficientemente interessante para provocar reacções. O resto, é tudo como disseste.

Quanto aos comentários breves, claro que existem excepções. Imensas até. Mas deves concordar comigo que também existem muitos só para encher chouriços e pedir uma visitinha lá ao blogue do "comentador". Não me faz impressão nenhuma que existam, mas não consigo dar comigo a perder tempo a fazer o mesmo, em n blogs, só para os autores desses mesmos saberem que "eu existo".

E mais uma vez afirmo Helena, tem sido um prazer ler o que pensas e o que posteriormente escreves. Nunca as linhas são longas nem as palavras demasiadas.

Cumprimentos!

brain-mixer disse...

Por cá também tenho seguido de perto toda esta confusão. E mesmo participando activamente nos comentários do anti2ra. Mas se tomo um partido não muito popular, sei também que o André apenas queria fazer chegar às pessoas informação útil mais facilmente. Concordo com a bronca dos plágios, não dava trabalho nenhum colocar links (que tardiamente fez) mas apenas posso desejar-lhe boa sorte para o seu futuro blogosférico.


Quanto aos restantes: Acabou um blog começam outros! Fiquem com a notícia de que criei um SPIN-OFF do brain-mixer ;)

Visitem já em:
brain-poster.blogspot.com

Xplod disse...

Partilho a tua opinião em relaçao ao Cinema Xunga. Aquelas critícas externas não estão lá a fazer nada...
Mas agora fiquei supreso ao ver o nome do meu antigo blog a ser citado como um dos plagiadores. A unica coisa que podem dizer q copiei é tal como tu as sinopses, que eram muitas vezes dos panfletos da lusomundo. Mas toda e qualquer critica que esteja presente no blog foi elaborada por mim. Desconhecia também que essas acusações pendiam sobre o Black spot, pois era um blog que eu visitava cm algum interesse e o mesmo acontece cm o seu sucessor House of Blue Leaves.

Edgar:
Tudo bem que o André quisesse fazer chegar informação util, mas veja-se como exemplo o Cineblog que é na minha opinião um excelente blog relativamente a noticias sobre cinema e fáz-lo sem copiar textos de outros sitios. Na minha opinião a atitude do André é condenávél. Se queria colocar textos na integra fazia como faz por exemplo o blogblogblog, q é tb um optimo blog.

Cumprimentos

P.R disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
P.R disse...

Xplod eu acho que o que o Knoxville quis dizer é que o teu antigo blog e o Black Spot foram plagiados e não plagiadores...

Xplod disse...

oh...lol, pois tens razão, é no q dá as minhas leituras diagonais á pressa...
Já estava aqui a pensar mal do miguel e td.

Knoxville, o André copiou uma rubrica minha feita no CineZone, blog do Netexplorer no qual eu participo, não foi no CineXplod. Foi isso q me induziu em erro.

Carlos M. Reis disse...

Edgar, antes de tudo boa sorte com o novo projecto. Sobre o assunto Cool2Ra, não duvido das boas intenções e a questão não é essa. Sinceramente, nem me aptece falar mais do caso. Não há desculpa possível.

Xplod, como o P.R disse, referia-te a ti e ao Black Spot como plagiados pelo André e não plagiadores :)

Cumprimentos, obrigado pela visita.

Coutinho77 disse...

Estou parvo com o assunto... já não visitava o cool2ra há muito, muito tempo mas não deixo de ficar surpreendido com o que se passava.
Por vezes lá nos comentários apareciam uns a dizer que tinham sido censurados e os seus comentários tinham sido apagados... que confusões...
Continua tu é com o teu optimo trabalho Knoxville e com a quãlidade com que sempre nos habituaste!
Grande abraço!

Carlos M. Reis disse...

Um grande abraço Coutinho, obrigado pela visita e continua a passar por cá! Ah, e viva o Benfica :P

Anónimo disse...

Sinceramente não estava á espera desta situação. De facto, já estava a estranhar não conseguir aceder ao "Cool2ra". As provas aparentemente parecem confirmar tudo, mas prefiro falar primeiro com o André antes de expressar a minha opinião.

Cumprimentos a todos

Carlos M. Reis disse...

Fazes bem Mário. O mesmo também devia dizer algo, nem que fosse a todos os que não estão a par da situação e acompanhavam o blogue. É um bocado cliché mas quase que aptece dizer "Quem cala consente".

Cumprimentos!

dermot disse...

Realmente, ando afastado relativamente deste mundo dos blogues (com algumas excepções) e, pelos vistos, tenho perdido muita coisa. De facto, tenho andado com pouco tempo e desconheço grande parte dos blogues novos que têm aparecido. Agora desconhecia esta polémica com o Cool2Ra. Que coisa estranha...
Bem, obrigado por actualizares as notícias da blogosfera Knoxville. E oremos para que o Zombie volte depressa.

Carlos M. Reis disse...

Não sei dermot, de vez em quando dá estas travadinhas no Zombie. Já não é a primeira vez que desaparece por longos tempos sem dizer absolutamente nada.

Vamos a ver. Um abraço!

Sara disse...

Li este post com extrema atenção e é desde o início que sigo esta polémica do mundo dos blogs. Na verdade, fui eu que comentei no Cool2ra e perguntei ao André se lhe tinham descoberto a careca. Ele apagou os comentários... De certa forma, é uma resposta à minha pergunta.
É repugnante o que ele fez pois o trabalho que tantos têm é "roubado" de forma idiota pelo André.

Outra coisa que me espantou, porém, foi encontrar um comentário apagado aqui no teu post. Não há liberdade de expressão? Eu tenho Comment Moderation no meu blog devido áqueles irritantes anúncios mas nunca cheguei a apagar um comment de alguém...
Se calhar é meu erro, mas nao acho isso certo da tua parte.

:)

Sara

Carlos M. Reis disse...

Cara Sara, às vezes é melhor ler duas vezes. O que diz é:

This post has been removed by the author.

Ou seja, foi o próprio P.R que o apagou e não eu. Nunca o fiz no meu blogue e já tive vários problemas por tal. Nem sequer modero comentários para os aceitar.

Sara disse...

Por isso eu escrevi "Se calhar é meu erro".
Peço desculpa, então.

;)

Sara

Carlos M. Reis disse...

:) Cumprimentos Sara!

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

Anónimo disse...

Você anda a falar mal do cool 2 ra, mas errar é humano e se andassem a ver tudo o k você faz se calhar também encontravam alguma coisa a criticar... portanto n tem nada haver com a vida d outrem... s n gosta n olha... simples não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...