sexta-feira, dezembro 22, 2006

Globos de Prata 2006 - Blogue do Ano, Crítica do Ano e Artigo do Ano

Depois de quatro categorias técnicas, hoje é dia de premiar a blogosfera cinematográfica nacional. As escolhas para os galardões resultam de um critério pessoal e como tal poderei ser injusto para algum colega de ramo. De qualquer forma, efectuei uma longa pesquisa em todos os blogues de cinema que estão na barra lateral do Cinema Notebook (principalmente para a escolha do melhor artigo e da melhor crítica) e justificarei adiante as minhas escolhas. Fica o desafio de fazerem o mesmo no vosso blogue. Assim sendo:

Melhor Critíca Cinematográfica num blogue de Cinema em 2006

Lady in the Water, no Pasmos Filtrados por Francisco Mendes
É muitas vezes uma delícia ler o que Francisco escreve, quer concordemos ou não com o que o mesmo afirma. Esta análise a Lady in the Water, de Night Shyamalan é, na minha opinião, o melhor exemplo da articulação entre uma linguagem poética, quase fantástica, e um rigor estrutural e de pensamento exemplares. Não vou retirar qualquer excerto, como farei posteriormente, pois todas aquelas palavras usadas pelo meu amigo "Katateh" não merecem o risco de ficarem abandonadas a uma leitura parcial e incompleta. Façam o favor, a Crítica do ano está aqui!

Melhor Artigo num blogue de Cinema em 2006

Cinema, no Claquete por Tiago Costa
É um artigo dirigido ao Hugo Alves, autor do Amarcord, mas merece ser lido e pensado por todos. Surgiu à última da hora nos nomeados mas as pequenas grandes frases que Tiago Costa articula no seu "texto de guerrilha" garantiram-no o galardão. Aqui estão os minuciosos pormenores que estabeleceram a diferença:

"Partindo do princípio assente no primeiro ponto, e presumindo que ninguém se julga dono da Razão e da Verdade (mesmo que às vezes pareça...), obviamente que qualquer opinião contrária à minha ou à de qualquer outro cinéfilo tem a mesma validade e merece idêntico respeito."
(...)
"Como cinéfilo que sou, como apaixonado pelo cinema, possuo um incessante interesse em conhecer o mais possível da História desta fascinante Arte desde os seus primórdios. É uma História vastíssima e, como tal, ainda tenho muito para conhecer - não seria inteligente de minha parte presumir saber mais do que outros (especialmente cinéfilos da blogosfera que nem conheço). Parece que Hugo Alves tem outra visão sobre esta matéria."
(...)
"É ainda menos prudente basear ataques a comentários de outros cinéfilos nessa infeliz pretensa superioridade de conhecimentos (como se dissesse "Eu conheço mais do que tu, logo tu estás errado."). Não querendo aqui especular sobre se Hugo Alves conhece ou não mais do que eu, também sobre esta questão tenho algumas coisas a dizer. Hugo Alves afirma que só quem não conhece Ozu, Ford, Murnau e restantes expressionistas é que pode não apreciar o filme de Pedro Costa. Bom, provavelmente o facto de conhecer a obra desses grandes cineastas contribuiu para a minha reacção negativa às imagens de Juventude em Marcha. E, para brincar um pouco com estas inócuas afirmações, poderia acrescentar que "Só quem não conhece Ozu, Ford, Murnau e restantes expressionistas é que pode considerar Pedro Costa um realizador de grande visão e talento." Serve este exemplo para demonstrar a reversibilidade e extrema fragilidade de afirmações destas."
(...)
"A forma como Hugo Alves inferioriza o pensamento de quem com ele não concorda, a pretexto de os estar a chamar à razão e de corrigir os seus supostos disparates, implica responder a uma importante e profunda questão: Numa troca de opiniões cinéfilas, o que é a Razão ou a Verdade?"
(...)
"E interessa-me sobretudo preservar o nível da conversa e respeitar as formas de sentir dos outros cinéfilos. (...) Dito isto, falemos sobre cinema."

Melhor Blogue Português de Cinema em 2006

Play It Again
Primeiro, deixem-me começar por dizer que esta não foi uma escolha fácil. O primeiro critério definido por mim era o nível de actualização. Play It Again estava entre os melhores, apesar de nos primeiros quatro meses de 2006 a média de posts ter rondado os 15, ou seja, um de dois em dois dias. Mas daí em diante, normalmente o blogue da Helena ultrapassou as 30 entradas mensais, batendo a maioria dos restantes. Definido o público-alvo de análise (os 10 blogues de cinema mais actualizados de 2006), passei então à análise qualitativa de cada um. E a partir daí, tudo deixou de ser científico e passou a ser completamente subjectivo, baseado no meu gosto pessoal e na minha própria noção de cinema.

A Helena iniciou a sua aventura na blogosfera em Março de 2005 mas rapidamente cativou a atenção de todos os seus leitores. Simpática e modesta em demasia, a Helena não deixa espaços temporais nem géneros por preencher. Vê de tudo um pouco (ou melhor, vê de tudo bastante) e deixou a sua opinião em 2006 no seu blogue sobre mais filmes que a maioria de nós nos nossos desde a existência dos mesmos. Recentemente abandonou o sistema de classificação por estrelas - uma má opção na minha opinião, mas que não é para aqui chamada - e colabora com o Take a Break, do carissímo Pedro Romão.

Em suma, Play it Again foi uma companhia diária garantida tanto nos gélidos dias de Inverno, como nos abrasadores meses de Verão. Uma fonte de conhecimento e informação sobre obras muitas vezes completamente desconhecidas ao cinéfilo mais light (no qual me incluo, sem qualquer problema). Play it Again é... o Blogue do Ano para o Cinema Notebook. E que me desculpem todos os outros que bem perto ficaram dele.

15 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o destaque para melhor crítica atribuído à crítica feita pelo Francisco Mendes ao filme "A Senhora da Água", crítica essa extremamente ponderada,quase a roçar o poético.
Cumps cinéfilos e boas festas.
=)

Carlos M. Reis disse...

Sem dúvida. Obrigado pela visita e pelo testemunho, os melhores cumprimentos e os votos de boas festas e boas entradas.

Secret Reindeer disse...

A propósito de nada, é só para desejar Bom Natal. Adoro esta altura do ano!

Unknown disse...

Por falta de tempo e de paciencia, tenho andado um pouco ausente de visitas aos vizinhos, mas não quis deixar de te vir desejar um feliz natal com tudo de bom.
Beijinhos

C. disse...

Parabéns aos "vencedores" e Boas Festas a todos!

Anónimo disse...

Caro Knoxville,
é caso para dizer... já avisavas, não?!
Uma pessoa chega aqui e tal e lê o texto e até vai ler os posts mencionados e no fim... pronto, que hei-de dizer... devo estar assim rosadinha neste momento, lol

Obrigada por te lembrares, já não é a primeira vez que o fazes, do meu cantinho, que é um cantinho com tanto de pessoal que até tenho receio destas "avaliações" exteriores, até porque se os posts são muitos, muitos mais serão os filmes ainda por ver e por escrever...enfim...

Apenas umas palavras de parabéns ao Francisco, verdadeiro Malick das críticas de cinema blogosféricas, uma das raríssimas pessoas que me dá prazer ler até quando não concordo nada com ele (aquela Maria Antonieta, lol). Escolheste essa análise, mas poderia ser qualquer uma delas, desde a detractora do Código Da Vinci à laudatória do subvalorizado (por outros) Brick. Parabéns!

Quanto ao Hugo Alves, que é referido "indirectamente", não posso deixar de saudá-lo indirectamente também, porque ele é, realmente, um provocador, mas é, e acho que tenho uma pequenina legitimidade para o dizer, um conhecedor profundo de Cinema, que sabe fundamente aquilo que diz e não tem grandes problemas em discordar dos outros abertamente. Compreendendo a necessidade de resposta - resposta eleita por ti como post do ano - mas direi apenas que praticamente todos os posts do Hugo foram para mim posts do ano, e senti que devia deixar aqui uma palavra de apreço, quando (indirectamente) a sua conduta aqui foi posta em causa pela selecção.
Não me interpretes mal, Knoxville, a advogada nem sequer sou eu, mas acho que devemos mostrar o nosso apoio às pessoas quando concordamos com elas. E o Hugo Alves, por muito que "provoque" é uma pessoa impressionantemente conhecedora, e que certamente merece mais admiração que críticas (mas isso sou eu, claro, a aprendiz de feiticeira cá do meio).

Aproveito finalmente para te desejar Feliz Natal e para te "avisar" que continuo com as "tuas" estrelas - e até já tas enviei por mail.

Cumprimentos, agradecimentos e votos de Boas Festas!

Carlos M. Reis disse...

Antes de mais, Bom Natal a todos, Secret, Wasted, Cruzeiro e Helena.

Quanto à questão do Hugo Alves, o artigo escolhido não o é por ser contra ou a favor de alguém, mas pelo que é dito. Não acompanhei a discussão/conflito na totalidade, mas achei algumas das frases usadas no artigo como exemplo perfeito do que eu penso em relação ao cinema e à opinião dos outros. É que eu já sofri bem na pele por ter afirmado em alto e bom som que 2001: Odisseia no Espaço era altamente sobrevalorizado, como se tivesse errado, ou certo. Como se a minha opinião valesse menos que a de alguém. E só por isso escolhi este artigo. Frases como "qualquer opinião contrária à minha ou à de qualquer outro cinéfilo tem a mesma validade e merece idêntico respeito" ou "É ainda menos prudente basear ataques a comentários de outros cinéfilos nessa infeliz pretensa superioridade de conhecimentos" resumem tudo aquilo que senti quando fui criticado na altura. E tal como disse, esta foi uma escolha meramente pessoal. Não tem um critério especifico.

Não tenho absolutamente nada contra o Hugo, nem a favor do Tiago. Apenas gostei e identifiquei-me bastante com o que li. Se tivesse sido o Hugo a escrever, tinha feito o mesmo.

Cumprimentos e Boas Festas :)

Francisco Mendes disse...

Bem... estes Globos são deveras surpreendentes, desde o anterior Apêndices Mamários aos recentes galardões.
Muito obrigado pela menção caro Knoxville e muitos parabéns aos restantes vencedores, principalmente à prezada Helena.

E um cumprimento especial à vencedora do galardão Apêndices Mamários. Vemo-nos na festa... ;)

Abraço Knox!

Carlos M. Reis disse...

Francisco, a nossa amiga vencedora desse tão prestigiado galardão ainda não confirmou a presença na cerimónia de entrega. Agora que tu vais, talvez ela mude de ideias e confirme rapidamente :)

Um abraço, boas festas!

gonn1000 disse...

Boas escolhas, em especial a de melhor blog.
Feliz Natal e venham mais escolhas :)

Joana C. disse...

Parabéns aos vencedores, mereciam ganhar!
Boas Festas!

Carlos M. Reis disse...

Gonçalo e Joana, obrigado pela visita. Boas festas :)

Anónimo disse...

The Blog TRAILERS BLOG had a web poll to give your opinion about the best movie of 2006 - http://trailersblog.blogspot.com/.

O Trailers Blog tem um inquérito para tu dares opinião, o que para ti é o melhor filme do ano - http://trailersblog.blogspot.com/.

brain-mixer disse...

Parabéns aos vencedores! São sem dúvida gente que respira cinema ;)

Carlos M. Reis disse...

Tal como tu Edgar :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...