terça-feira, março 13, 2007

Citação da Semana (XII) - Especial Spike Lee

"Encarando os filmes como uma forma de levar as pessoas a pensar e a discutir, Spike Lee depressa se distinguiu pelas suas escolhas temáticas: conflitos étnicos, a situação da comunidade negra americana, a injustiça social, racismo e convenções morais hipócritas. Filmes como "Summer of Sam", "Malcolm X", "Jungle Fever", "25th Hour", reflectem a visão de Spike Lee, sobre uma nação que considera ser a mais violenta da terra. Nunca se coibindo de emitir opiniões de uma forma directa e certeira. Não abdicando de algumas coisas como o seu boné de basebol ou de trabalhar por vezes com equipas constituídas só por afro-americanos, Spike Lee diz-se abençoado com a oportunidade de poder dar voz à comunidade negra que é sistematicamente deixada do lado de fora das luzes." (FCSH). Aqui ficam algumas citações que marcam a vida de um dos realizadores mais polémicos e sem papas na língua que o cinema norte-americano já conheceu.

"What's the difference between Hollywood characters and my characters? Mine are real."

"Making films has got to be one of the hardest endeavors known to humankind. Straight up and down, film work is hard shit."

"Wim Wenders had better watch out 'cause I'm waiting for his ass. Somewhere deep in my closet I have a Louisville Slugger bat with Wenders' name on it."

"Amongst black people, you have always heard it said that once a black man reaches a certain level, especially if you are an entertainer, you get a white trophy woman."

"Before, I used to think that everything was based on race. Now class matters just as much. If you are a poor person: black, white, Latino, whatever, the Bush Administration does not have your best interests at heart."

"It has been my observation that parents kill more dreams than anybody."

9 comentários:

Francisco Mendes disse...

De Spike Lee, nunca se nega um belo de um Joint :)

Abraço!

Anónimo disse...

Eu gosto dos filmes de Spike Lee, acho apenas que a onda do racismo é levada a cumulos escusados.

Carlos M. Reis disse...

Francisco :) Um forte abraço.

Sim Ricardo, claramente, e isso mesmo é visível em algumas das citações do próprio. Um abraço.

Anónimo disse...

Ah, o 25th é o meu preferido do senhor Lee. De todos os que vi ainda não há nenhum de que não goste, na minha opinião é um grande cineasta. :)
E já agora, perdoa a ignorância, mas isso do Wim Wenders vem a que propósito?

Cumprimentos!

Carlos M. Reis disse...

Cara Bárbara, eu tenho ideia que tenha sido por uma crítica pública bastante negativa a um dos seus filmes, mas não tenho a certeza.

Cumprimentos :)

Dora disse...

Eu adoro o Spike Lee e há anos que vejo tudo dele, mas confesso que o Infiltrado não era bem aquilo que esperava do Spike.
Tudo bem, tem direito a não manter sempre o mesmo estilo, mas eu preferia the old one.

O meu preferido é sem dúvida o Jungle Fever.

C. disse...

Não aprecio tudo o que Spike Lee realizou. Para mim, destacam-se 'Do the Right Thing' e '25th Hour'.

PS - Louis Armstrong chegou hoje às minhas mãos ;) Obrigado, é um belo (e grande) prémio!

C. disse...

Ah... e 'Summer of Sam', de que também gostei bastante, mas menos do que os outros dois que referi.

Carlos M. Reis disse...

Dora, eu também não fui muito à bola com "Inside Man". Não por ser um mau filme, mas por ser de Spike Lee e ter pouco dele. Quanto a Jungle Fever, nunca vi :) Cumprimentos e obrigado pela visita :)

Wasted, ainda bem que já chegou. Já tinha vergonha de tanto tempo de atraso. Quanto a favoritos de Spike Lee, inclino-me para o 25th Hour e Malcolm X. Cumprimentos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...