segunda-feira, março 05, 2007

Prison Break - Primeira Temporada

Até que ponto é que um homem é capaz de ir para salvar um irmão? É esta a premissa da primeira temporada de “Prison Break”, que nos relata a história de Michael Scofield (Wentworth Miller), um hábil Engenheiro de Estruturas que assalta um banco de forma a ser preso no mesmo local do irmão, Linc Burrows, condenado à pena de morte, e conseguir, com um elaborado plano, – que já agora, está tatuado no seu corpo – libertar o irmão e escapar da prisão. No entanto, e como é costume, as situações inesperadas serão mais do que muitas e tudo o que parecia dominado rapidamente fica descontrolado.

“Prison Break – Primeira Temporada” não é uma série sobre a vida na prisão, mas sim sobre uma possível e provável fuga. Claustrofóbica q.b. e com um elenco excepcional, onde naturalmente podemos destacar o extravagante Robert Knepper (T-Bag) e o notável Peter Stormare (Abruzzi), somos, episódio após episódio, confrontados com uma história que mistura de forma singular e convincente uma teoria de conspiração, com o thriller, o drama e até, em certas alturas, com um romantismo subtil entre Michael e Sara Tancredi (Sarah Callies), a médica de Fox River.

Apesar de algumas convencionalidades insubsistentes, que desleixam o argumento (os casos mais flagrantes ocorrem na enfermaria, onde dia sim dia não é obrigatório ou não o uso de algemas), a primeira temporada de “Prison Break” é uma das mais excitantes séries televisivas dos últimos anos. Longe de ser tão viciante como “24”, por exemplo, a série de Brett Ratner entretém e mantém um ritmo arquejante do primeiro ao último episódio e cria, em si mesma, uma capacidade intrínseca e peculiar de conseguir surpreender o espectador com o mais simples dos pormenores. Pormenores esses que acabam sempre por, mais tarde ou mais cedo, originar uma abismal reviravolta na intriga. Em suma, um projecto obrigatório para quem, como eu, esperou por um novo MacGyver durante mais de uma década. Sim, porque Scofield é o MacGyver do século XXI.

28 comentários:

mock disse...

Realmente...não há nenhuma série como 24...5 estrelas mesmo!

Carlos M. Reis disse...

São estilos diferentes, mas a verdade é que consigo ver 5 ou 6 episódios seguidos de 24 e não tive a mesma paciência para Prison Break. Não pela "qualidade", mas pela menor capacidade de criar "vício" no espectador.

Obrigado pela visita Mock. Cumprimentos!

Loot disse...

Robert Knepper está fabuloso, eu só conhecia este actor da série Carnivale (outra série muito aconselhada).
Nunca tinha pensado na comparação com MacGyver, mas faz todo o sentido.
Já agora adoro a Sarah Callies.
Já viste alguma coisa da segunda season?

Carlos M. Reis disse...

Knepper é o arqui-vilão perfeito. Consegue transmitir aquela "nojice humana" de forma perfeita. A Sarah Callies é uma das caras mais bonitas da televisão actualmente e provavelmente daqui a uns anos será uma das actrizes mais reconhecidas do mercado.

Vi pouco, mas gostei do que vi até agora _loot_. Parece-me bem mais estruturada do que a primeira, com menos coicidências e mais cabeça. Mas veremos como se aguenta até ao fim. Um abraço.

Ampop disse...

Assisti toda a 1ª temporada, estou a seguir a 2ª temporada. É realmente viciante e cativante.
Uma pequena correcção: Michael Scofield é Engenheiro de Estruturas e não Arquitecto.

Carlos M. Reis disse...

Tens toda a razão. Obrigado pela correcção. Cumprimentos!

triss disse...

Prison Break é viciante! E na minha opinião melhor que o 24 (pelo menos as últimas temporadas, já foi chão que deu uvas).
MacGyver??? Não tem nada a ver...

Já vi a segunda temporada (até ao 15º episódio)e o contexto é bem diferente, mas não perdeu a qualidade.

Carlos M. Reis disse...

Não concordo Triss. A Quinta Temporada de 24 é talvez a melhor (eu prefiro a primeira, mas a quinta tem muito mais "24"), e foi a mais premiada de todas.

MacGyver é uma comparação subtil apenas. "SPOILERS ALERT" Conseguir com um parafuso de banco desmontar uma sanita ou com a mistura de pasta de dentes e outro composto qualquer derreter os canos da conduta "SPOILERS ALERT OFF" é feito à MacGyver.

Cumprimentos :)

Anónimo disse...

sem dúvida, uma das melhores series de sempre, e tao viciante que já fiquei sentado a ver 8 episodios seguidos! fiquei ca com uma dor de costas! ;)

inêsgens disse...

Há em mim uma certa dificuldade em criticar o Prison Break, fruto da desconcentração que o amigo Michael Scofield me provoca. eheh
Gosto do Prison Break, sim sr, pelo gozo de seguir a estratégia do estratega (passo a redundância) e, sim, há ali bons personagens.
Continua a achar que não supera nem 24, nem Lost.
Concordo contigo quando dizes que a quinta temporada de 24 é a melhor, Knoxville. É bruta como sempre devia ser.
Ontem vi o 17º episódio do Heroes e, amigos, aquilo está a crescer a olhos vistos!

Beijinhos

Carlos M. Reis disse...

Dreamweaver, já me aconteceu o mesmo, mas com 24. Cheguei a ver uma das temporadas (a terceira se não me engano) em três dias. Cumprimentos!

Inês, sim para mim, também não supera nem 24 nem Lost. Mas é um bom produto de entretenimento, e consegue criar um rol extenso de personagens interessantes. Quanto a Heroes, ainda não tive a oportunidade de colocar os olhos em cima. Mas parece que está a chegar à TVI. Beijinhos :)

brain-mixer disse...

LOST e 24 forever :P

Quanto a Prison Break, é verdade que é bom, tenho seguido regularmente mas agora perdi-me... Tenho de pôr os episodios em dia.
E Heroes, sou outro que não conhece ainda, mas estou curioso ;)

Ah, e header novo e tal.... :D

Loot disse...

E a banda sonora? muito boa também, a cena que antecede a tentativa de fuga ao som da tear drop está impecável.
Quanto ao heroes é muito bom, mas o episódio 17 falhou um bocado no que toca à radiação.

André disse...

Já há bastante tempo que venho a seguir o Prison Break, tendo visto todos os episódios disponíveis até ao momento e no meu caso tem sido bastante viciante, ficando sempre há espera de mais....

O que é certo é que actualmente existem variadas séries de qualidade que até torna difícil ter tempo para acompanhar todas. Lost, Heroes, The office, eis as que vou seguindo. Só peco por nunca ter visto um único episódio do 24..em breve...em breve!!!

Carlos M. Reis disse...

Edgar, gostas? Trabalho de amador, muita paixão e pouco jeito :P

_Loot_, por acaso não tive atenção à banda sonora. Quanto a Heroes, ainda nem vi o episódio piloto. Cumprimentos!

André, realmente, neste momento, temos uma carrada de séries de enorme qualidade em vários sectores. Seja comédia, drama ou acção, não há tempo para tudo. Eu agora ando com Lost, Prison Break e 24, e quando posso dou uma olhadela às mais antigas Cheers, The Pretender e Everybody Loves Raymond. Um abraço!

Anónimo disse...

Por acaso sou um grande seguidor de séries de TV. Neste momento tanto Prison Break como 24 estão a deixar um pouco a desejar... Heroes por outro lado está em alta e se for realmente confirmado que cada série é uma história será ainda melhor. A primeira série de Prison Break foi mesmo excepcional e creio (na minha modesta opinião) melhor que a série 5 do 24 (a que mais gostei), mas agora está a "empastelar" bastante. Teve inovação e um sentimento claustrofóbico à mistura, para não falar da adrenalina brutal dos ultimos 4 episódios!

Carlos M. Reis disse...

Eu começei a ver ontem "Dexter" e gostei bastante do primeiro episódio. Vamos lá ver se mantém o estilo. Um abraço Ricardo.

Anónimo disse...

Rendi-me a Prison Break desde o primeiro minuto e até hoje espero pelas segundas feiras como quem precisa delas para sobreviver :p Embora... a minha fome esteja a ficar saciada. Começa a empatar muitoe com reviravoltas demasiadas... mas continua a ser bom! A primeira, para mim, é muito melhor.

Quanto a outras séries... estou a seguir 24 (que me parece estar cada vez melhor), Heroes (para mim a série mais imaginativa, embora saida do universo x-men, e a melhor da actualidade), Dexter (que está a provar ser uma das melhores revelações) e The Office (que me faz rir e rir sem parar).

Brevemente vou fazer uma apresenyação decada uma destas séries lá no meu espaço. Se quiseres depois passar por lá!

Cumprimentos

Hugo disse...

Nisto de fugas da prisão, nada como "le trou" de Jacques Becker. O resto é só mera panaceia...(pronto, não sou grande apreciador de séries de TV. Eu pecador me confesso)

Carlos M. Reis disse...

Simão, claro que passarei por lá. Aliás, como regularmente faço :) Também estou a gostar imenso de Dexter. Vou agora para o terceiro episódio. Um abraço!

Hugo, não conheço a obra de Jacques Becker. Cumprimentos, obrigado pela visita.

Anónimo disse...

quero assistir .. sera que é bom ?
.. vamos ver se é isso tudo que vcs falam..

Anónimo disse...

ondetem o link para baixar a temporada?

Anónimo disse...

onde tem o link para baixar a temporada?*

Anónimo disse...

essa serie é muito boa e o

Unknown disse...

Oi Pessol . A serie é muito boa... Eu só vi a 1ª temporada ainda, mais ja estou baixando a segunda =P.. Se vcs querem baixar entre na comunidade do orkut do Prison Break downloads, lá tem as 4 temporadas...
Beijoo

Anónimo disse...

Olhei toda a 1° temporada, amei, mas quando começei a olhar a segunda não entendi mais nada, pois a primeira acaba com o "Lincon" olhando para a cadeira elétrica e no 1° da segunda temporada começa com eles fora da prisão fugindo dos policiais.
Como eles sairam? Porque a doutora esta de cama? Existe volume 8 na primeira temporada? Porque é o unico jeito!

Anónimo disse...

cara prison break é o melhor seriado dos ultimos anos melhor até q 24 horas.

Anónimo disse...

Prison Break pra mim é a melhor série que existe de todos os tempos, não tem melhor, é inteligente, viciante, fantástica... detona a 24 que é boa, mas pra Prison Break perde feio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...