sexta-feira, abril 04, 2008

J de John, Jaws e Jennifer


Filme: Jaws. “Adaptado do best-seller de Peter Benchley para o grande ecrã pelo autor e por Carl Gottlieb, a terceira longa-metragem realizada por Steven Spielberg em 1975 (Duel e Sugarland Express foram respectivamente a primeira e segunda) foi o primeiro e verdadeiro summer blockbuster e um dos filmes mais rentáveis de sempre (até hoje acumulou em todo o mundo cerca de 470 milhões de dólares, tendo custado apenas 12 milhões), inscrevendo definitivamente o nome de Spielberg no mapa dos melhores e mais bem sucedidos realizadores do cinema. Inspirando-se, entre outros, no romance Moby Dick (1851) de Herman Melville e em filmes de terror da década de 50, Creature from the Black Lagoon (1954) e The Monster That Challenged the World (1957), Spielberg fez de Jaws um dos filmes mais tensos, assustadores e psicologicamente transtornadores de todos os tempos graças em grande parte à inesquecível e insinuante banda sonora de John Williams, justamente premiada nos Oscars, mas também devido à inteligente técnica utilizada pelo jovem realizador de 27 anos em esconder e sugerir a presença do tubarão em vez de o mostrar na sua totalidade ao espectador" [F]

Realizador: John Ford. "John Ford, que certa vez se apresentou com a célebre e citadíssima tirada “o meu nome é John Ford e faço westerns”, nunca fez só westerns e, como se sabe, filmou em inúmeros outros cenários para além de Monument Valley ao longo da sua monumental obra (mais de uma centena de filmes entre 1917 e 1966, a consagração do cinema clássico americano e um impressionante desfile de obras para as quais “perfeição” é um adjectivo indispensável). Em 1939, retrospectivamente considerado um ano de ouro em Hollywood, realizou Drums Along the Mohawk/Ouvem-se Tambores ao Longe, Stagecoach/Cavalgada Heróica, o filme que consagrou definitivamente o western, e Young Mr. Lincoln/A Grande Esperança, a que o tempo deu o justo lugar de obra-prima absoluta da história do cinema." [F]

Raparigona: Jennifer Connelly. "Apesar de ser ainda bastante jovem, Jennifer Connelly não é propriamente uma novata neste meio. Com apenas 11 anos, estreou-se pela mão do realizador Sergio Leone no épico Era Uma Vez na América. Nessa altura, estava ainda longe de pensar que iria dedicar-se a 100 por cento ao cinema. "Por ter começado a representar tão cedo, tive a sorte de trabalhar com Sergio Leone no meu primeiro filme. Foi uma experiência extraordinária. Mas eu não passava de uma miúda sem qualquer aspiração a ser actriz. Digamos que, nesse tempo, a minha maneira de ver as coisas era bem diferente da de hoje." Jennifer Connelly nasceu a 12 de Dezembro de 1970, em Catskill Mountains, no estado de Nova Iorque. Morou em Brooklyn Heights, com o pai (Gerard) e a mãe (Eileen), até a sua beleza lhe abrir as portas da famosa Ford Agency para jovens modelos. Daí a ser descoberta e iniciar uma carreira no cinema, foi um curto passo. Durante a adolescência, foi participando em diversos projectos. E miss Connelly não esconde que os aceitava, "porque era a oportunidade de passar umas férias em Itália, ou por outra razão qualquer. Digamos que a minha motivação se baseava em coisas muito variadas e não necessariamente no prazer de fazer cinema"." [F]

Website: JoBlo's Movie Emporium - http://www.joblo.com/

Pensamento do Dia: “Todos amam os bons, mas exploram-nos. Todos detestam os maus, mas temem-nos e obedecem-lhes. Vittorio Buttafava.

Curiosidade do Dia: Em 1970, a Opera House do Cario foi destruída por um incêndio. Infelizmente o quartel dos bombeiros ficava dentro do edifício.

A Discutir nos Comentários: Jaws, E.T ou Jurassic Park, qual o vosso favorito?

27 comentários:

Carlos Martins disse...

Só dás trabalho! :)

Então, ter que escolher entre esses três filmes?
Não sabias ter posto um filme de jeito e outros dois foleiros? ;)

Todos eles foram significativos: um transformou para sempre a forma como olhavamos para a água, o outro fez-nos sonhar com telefonemas para outro planeta, e o outro deu vida a criaturas CGI como nunca dantes se tinha visto.

Mas tendo que escolher um... e tendo preferência pelos "sustos"... escolhia o Jaws.
(mas o ET levava o prémio de filme mais marcante)

Anónimo disse...

Jennifer Connelly... Sabias que uma das suas primeiras participações foi no num videoclip dos Duran Duran! É bonita, sensual, boa actriz... enfim! Filme que mais gostei onde ela entrou foi o Dark City.

Quanto aos três filmes, complicaste a coisa... São três etapas diferentes de crescimento de Spielberg e minhas lol. Mas inclino-me para o que referiste no teu texto. É psicologicamente aterrador!

Hugo disse...

Três grandes filmes, mas como cinema puro "Jaws" é o melhor
Suspense de primeira qualidade, feito com pouco dinheiro inclusive.

Abraço

Anónimo disse...

Jurassic park marcou-me porque foi a primeira vez que fui ao cinema! Mas para mim, Jaws é o melhor!
Abraço

brain-mixer disse...

Reparo numa tendência para filmes de Spielberg no teu abecedário :P

Estou para ver se no "S" vais para Star Wars ou Schindler's List, eheheh!

JB disse...

Para mim a escolha não é complicada!
O melhor é mesmo "Jurassic Park". Marcou e de que maneira a minha juventude... Nunca mais na minha vida irei sentir o que senti ao ver o primeiro dinossauro aparecer o grande ecrã. É algo que actualmente será impossível. Mas tanto "ET" como "Jaws" fazem parte duma galeria onde existem poucos...

1º Jurassic Park
2º Jaws
3º ET

Red Dust disse...

Complicado escalar os três filmes. :)

Em definitivo colocaria 'Jurassic Park' em 3º. E foi sem dúvida o colocar dos 'dinos' de novo no conhecimento das pessoas.

Nos outros dois, 'ET' e 'Tubarão', empate absoluto. Emoções diferentes, mas ambas as películas de nota máxima.

Abraço.

Cataclismo Cerebral disse...

Coloco o Jaws em 1º lugar, apesar de adorar os outros filmes. Quanto à Jennifer Connelly, é uma raparigona e pêras (cuja beleza está associada a um imenso talento). Excelente referência ao John Ford.

Abraço

Anónimo disse...

Eu escolho o Jaws, apesar do E.T., estar muito perto, mas entre o 'familiar/juventude rebelde', e o 'susto', escolho o mais Macho!!!
Não sou fã do Jurassic, efeitos especiais inovadores, introdução aos Dinos, mas falta alguma coisa, para estar perto dos outros dois...

Carlos M. Reis disse...

Carlos, a piada é essa mesmo: colocar-vos a responder algo a que eu não me arrisco :P Um abraço!

Ricardo, o Dark City para mim foi um bocado overrated. Apesar de ser um bom filme, não é o marco da Ficção Científica que todos proclamam ser. Um grande abraço!

Hugo e Mauro ;) Obrigado pela visita. Abraços!

Edgar, se fôr um desses dois, será o Schindler's List. Mas será algum deles? ... ;) Um abraço!

Blog da Pipoca ;) Cumprimentos.

Red Dust, Cataclismo e Abidos ;) Abraços.

Anónimo disse...

Spielberg, e um grande, e imensamente dificil para mim escolher entre o Jaws e o ET, porque o Jurassik Park, poças!! ficou assombrado pelo Jurassic Park 2...enfim.

Para mim Spielberg é fantastico capaz do melhor e do pior em cinema.

brain-mixer disse...

Se não for nem um deles, fico zangado contigo :P

Anónimo disse...

Hmm eu não o refiro como marco... talvez um inicio! Matrix é claramente baseado ali, aliás... até a cena introdutória de Trinity é feita nos cenários de Dark City.

brain-mixer disse...

Atenção Ricardo, isso ainda é uma incógnita imensa... O Dark city saiu pela mesma altura do Matrix (1999)e as filmagens decorreram invariavelmente na mesma altura. Ora, se um filme começa por uma ideia, um guião e por aí adiante, um deles deveria estar constantemente a seguir os passos do outro. E mais, por alturas da rodagem nenhum deles gozava de muita atenção. Vai ali uma coincidência do caraças. Acontece! O ano passado foi a Maddie e o Gone Baby Gone...

Abraço ;)

Anónimo disse...

O Dark City saiu um ano antes Edgar. Aliás se olhares par ao IMDB, vais ver que a tal cena da Trinity, era uma amostra que custou 10 milhoes de dolares para saber se warner arrancaria ou não com o filme. Foi o meio dos irmãos Waxauqualquercoisa de garantirem meios financeiros para o filme inteiro, em alturas da filmagem de Matrix, já tinha o Dark City acabado e estreado. Abraço

Carlos M. Reis disse...

Nasp, do pior? Pior ainda que o Uwe Boll? :D Um abraço!

Edgar, é esperar para ver. Mas confesso que fiquei tentado ;D Um abraço!

Ricardo e Edgar, só falta a lama. Vá discutam, suas labregas :P

Carlos Martins disse...

Voltando ao tema original (e não entrando no mud wrestling ;) fiz uma maratona de Jaws este fim de semana.

E a verdade é que, se há filmes que mesmo com a sua idade, se vêm bem (como o Jaws original) e demonstram porque são clássicos, outros há que são um atentado ao bom nome do original! :)

She was anouk disse...

Hm eu vou pelo E.T. Apesar de gostar imensamente do Jaws, o E.T. fez-me chorar quando era pequenina, e isso marcou-me a alma até hoje!

finalmente consigo vir aos blogs depois de tanto tempo! beijinhos :)

Anónimo disse...

Pior porque nem todos os filmes do Spielberg são do "calibre" de um Jaws ou ET... tem anos em que estrearam 2 filmes dele, o que e mt pouco usual em cineastras de renome.

Já agora o meu filme favorito do Spielberg e o Resgate do Soldado Ryan, o pior dele e mesmo o Jurassic Park 2.


Já agora sei que o Uve Boll não e nenhum especialista, mas acho que existem é muitos especialistas em montarem uma conspiração com este jovem realizador azarado.

cumpts.

Anónimo disse...

Uwe Boll de Tim Burton

Brevemente num cinema perto de si.


cumpts.

brain-mixer disse...

A defender Uwe Boll?? LOL

Anónimo disse...

O que é não há para defender? É um master!!!! ...of disaster, mas master ainda assim! Quem não gostou do Bloodrayne 2 ???? Que se chegue à frente. Eu espanco-o à paulada!

Carlos M. Reis disse...

Carlos, sempre foi e sempre será assim. É a máquina do dinheiro ;) Um abraço!

Fes, seja bem-vinda então ;) Beijinhos.

Nasp, sim, mas mesmo os mais fraquinhos de Spielberg, há sempre qualquer coisa que se aproveita. É como, para mim, Woody Allen. Mesmo quando quase ninguém gosta, eu saio sempre com um sorriso na cara. Quanto ao Uwe Boll, acho que mais depressa apanhamos um Uwe Boll por Uwe Boll do que pelo Tim Burton. É que ele é mau, mas de culto não tem nada :D Um abraço.

Edgar :P

Ricardo, eu.... não vi. Ufa, já me safei :D

João Bizarro disse...

Jaws e E.T. são obras-primas da 7ª arte.
Quanto a mim prefiro o Jaws.

Carlos M. Reis disse...

Eu acho que são os três obras-primas no seu escalão. E os três marcaram a minha vida de cinéfilo. Cumprimentos João.

À sombra da bananeira disse...

Eu sei que venho atrasada mas tenho andado ausente (imagine-se, há sítios do planeta onde a net ainda não chegou... thank god! ;)), mas não podia deixar de responder a esta.
Quanto a estes três não tenho dúvidas:

1-JAWS
(Brody: You're gonna need a bigger boat) ;)

2-E.T.

3-Jurassic Park

Carlos M. Reis disse...

Boa vida é o que é ó Bananeira :P Cumprimentos, obrigado pela visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...