terça-feira, junho 17, 2008

Stan Winston (1946-2008)

Stan Winston pode ser um nome desconhecido para uma vasta maioria de cinéfilos de todo o mundo. O seu trabalho, porém, não o é. Vencedor de quatro Óscares da Academia pelo seu trabalho na área dos Efeitos Especiais, Winston foi, nada mais nada menos, que o responsável pelos efeitos especiais de inúmeros filmes que marcaram roturas na indústria, tais como "Jurassic Park", "Aliens", "Terminator 1 & 2", "Predator", "AI: Artificial Intelligence", "Iron Man" e "Edward Scissorhans", apenas para citar alguns. Foi também ele que arquitectou e desenhou, do nada, várias personagens de ficção científica como os Terminators de James Cameron. Imortalizado pelo seu trabalho e pela sua estrela no "Passeio da Fama" de Hollywood, o contributo de Stan Winston para a Sétima Arte certamente nunca será esquecido: o cinema, tal como é hoje, deve-lhe muito.

9 comentários:

Anónimo disse...

Knox, apanhaste-me de surpresa... claro que conheço o Stan Winston, sobertudo nas suas colaborações com o James Cameron!!!o Stan ainda era muito novo, certamente ja não aparecerá nos creditos do AVATAR do proximo ano!!

R.I.P

DAGC disse...

É uma grande perda para o cinema...

Responsável por muitos dos grandes filmes a nível de efeitos especiais, ainda poderia dar muito ao cinema com a idade que tinha.

R.I.P.

Cataclismo Cerebral disse...

Digamos que o senhor foi fundamental na criação de algumas delícias cinematográficas que me encantaram em petiz... RIP Stan Winston.

Carlos M. Reis disse...

Eu tenho ideia que ele ajudou no conceito de AVATAR Nasp, pelo que provavelmente aparecerá. Nem que seja com um "este filme é dedicado a...", já que Cameron e Stan eram grandes amigos - co-fundaram inclusive uma empresa de efeitos especiais. Um abraço.

DAGC, sem dúvida. Um abraço!

Cataclismo, a ti, a mim e a milhões. Um abraço!

JHB disse...

Não lhe agradeço por todas as obras, mas sem dúvida que marcou o cinema. É pena que estes nomes permaneçam muitas vezes desconhecidos (eu não reconheceria o seu nome).

Abraço

Anónimo disse...

Sem dúvida nenhuma um dos grandes Mestres no que toca a fazer efeitos especiais... Vou sentir a sua falta no futuro do cinema pois ainda era um dos muitos resistentes no que toca a usar o CGI por tudo e por nada...
Era sempre um prazer ouvi-lo a falar sobre as suas criações nos vários making of em que participou e que tanto nos ensinava sobre o Cinema que todos adoramos...

Fiquei bastante triste com esta noticia... não estava mesmo nada à espera! =(

Rest In Peace Stan!

Um abraço

brain-mixer disse...

Fiquei chocado, não fazia a mínima... Uma semana depois e só agora descubro... Lembro-me mais dos filmes dele do que dos respectivos realizadores. Um dos grandes nomes invisíveis de Hollywood. Que nunca seja esquecido.

Carlos M. Reis disse...

Cumprimentos a todos! Obrigado pela visita!

Loot disse...

O seu trabalho é fantástico, uma grande perda para a sétima arte.

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...