quinta-feira, outubro 02, 2008

Polémica em volta de Blindness


Blindness, de Fernando Meirelles, estreia amanhã nos Estados Unidos, mas está já a causar polémica entre os invisuais, que se queixam da imagem que é passada sobre os cegos. Citado pela Associated Press, o presidente da Federação Nacional dos Invisuais, Marc Maurer, afirmou terça-feira que a cegueira não é uma "alegoria muito inteligente para falar sobre o colapso da sociedade". "O filme retrata as pessoas cegas como monstros e isso é mentira. A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros", indignou-se Marc Maurer.

Em comunicado, os estúdios Miramax lamentaram este protesto e defenderam que o realizador brasileiro Fernando Meirelles teve a preocupação de se manter fiel à história de Saramago, "uma corajosa parábola sobre o triunfo do espírito humano quando a civilização sucumbe". Para a federação norte-americana, o filme transmite estereótipos errados sobre os cegos, nomeadamente sobre o facto dos que não vêem serem incapazes de tomarem conta de si próprios e estarem permanentemente desorientados. Ensaio Sobre a Cegueira tem estreia prevista nas salas de cinema portuguesas a 13 de Novembro. [F]

12 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Particularmente, acho o protesto descabido. O que está sendo dito no filme está muito além disso...

Anónimo disse...

Eu to me segurando para não fazer uma piadinha de mal gosto, mas, tentemos, seguinte, só não tendo visto o filme para fazer tal protesto... Nada à ver mesmo...

Loot disse...

Também não concordo até porque no próprio livro se faz distinção entre os que já eram cegos (que se orientam muito bem) e os que cegaram devido ao "mal branco".
Estamos a falar de uma civilização que cega rapidamente toda é normal que a vida se torne caótica.

brain-mixer disse...

Protesto sem sentido. Não se pode comparar os cegos que há actualmente com uma epidemia que podria afectar pessoas que nada têm a ver com pessoas saudáveis e integralmente sociáveis com uma comunidade pacífica...

Vahh, que se lixe, venha lá a polémica que é disso que um filme precisa para ter espectadores. Paixão de Cristo, Código DaVinci já o tiveram e foi o que se viu :D (Para além de que parece que este filme é mais que óptimo, hem)

Go Meirelles, go!!

Luís A. disse...

puritanismo imbecil americano!

Anónimo disse...

Os americanos e as suas americanices...

Anónimo disse...

Encontro Nacional de Bloggers FCC09
O Fórum Cultura e Criatividade transitou para os dias 04 a 08 de Fevereiro de 2009, como tal, o Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e Criatividade passará a realizar-se no dia 08 de Fevereiro de 2009.
O evento mantém-se inalterado, no que diz respeito a temáticas e conceito, fruto da enorme adesão que continuamos a receber.
A inscrição como Blogger pode ser feita no nosso site (www.inovaforum.org).

Um Abraço
Dário Viegas
dviegas@agenciainova.pt

Cecilia Barroso disse...

Saramago defende filme de Meirelles de boicote nos EUA

da Efe, em Lisboa

O escritor português José Saramago, prêmio Nobel da Literatura em 1998, diminuiu hoje a importância do boicote da Federação Nacional de Cegos (NFB) dos Estados Unidos ao filme “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Dirigido por Fernando Meirelles, "Ensaio Sobre a Cegueira", com Julianne Moore, já foi visto por mais de 400 mil pessoas no Brasil
Dirigido por Fernando Meirelles, “Ensaio Sobre a Cegueira”, com Julianne Moore, é sucesso de bilheteria no Brasil e estréia nos EUA

Saramago afirmou à emissora “TSF” que os líderes da NFB se pronunciam sobre um filme que “infelizmente não puderam ver” e que julgam por comentários de terceiros.

“Isto não é uma polêmica, pois para que esta exista são necessários dois interlocutores. Neste caso, trata-se de uma associação de cegos que decide ter uma opinião sobre um filme que não viu”, declarou o escritor português.

Além disso, afirmou que “a estupidez não distingue entre cegos e não cegos” e que o protesto responde a “uma manifestação de mau humor sustentada em nada”.

O Nobel de Literatura afirmou que tanto o livro como a adaptação cinematográfica são perfeitamente atuais, especialmente em uma sociedade como a dos EUA.

“Ensaio sobre a cegueira” vendeu mais de meio milhão de exemplares quando foi publicado nos EUA em 1998.

DAGC disse...

Sinceramente... que raio de polémica mais sem sentido.

Como já disseram (brain-mixer) e muitissimo bem... "não se pode comparar os cegos que há actualmente com uma epidemia que podria afectar pessoas que nada têm a ver com pessoas saudáveis e integralmente sociáveis com uma comunidade pacífica..."

Americanices... que se há-de fazer?

Cumps ;)

Anónimo disse...

É só mais um retrato da visão (desculpe o trocadilho) limitrofe americana.

Parabéns pelo blog, bem interessante.

dianamatias disse...

O livro é delicioso tal como tantos outros livros do nosso NobÉl. Retrata um invisual como um monstro? Bem, por essa ordem de ideias, muita da literatura americana dava para apontar o dedo sem parar.

É só inveja, que pecado!

Nervouspeople disse...

Protesto rídiculo.
Saramago é espetacular, um mestre em tentar demonstrar o lado negro da sociedade.
O filme é ótimo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...