
Adaptação cinematográfica de "The Body", do conceituado autor de "The Shining", "Carrie" ou "The Shawshank Redemption" - falamos claro de Stephen King -, "Conta Comigo" é um poema apaixonado sobre a amizade, mas também um filme agridoce sobre o envelhecimento. É quase sempre, mesmo nas peripécias mais conturbadas, com mágoa e saudade que é recordada a inocência de uma época em que não existiam preocupações existenciais ou responsabilidades várias. O argumento, repleto de referências culturais e diálogos deliciosos, é caprichosamente representado por um dos mais memoráveis e compatíveis elencos jovens da história do cinema. E é a química deste quarteto improvável que eternizou "Stand by Me" enquanto filme ícone de uma geração.
A realização de Rob Reiner - longe já iam os tempos em que as suas discussões com Archie Bunker enchiam de gargalhadas os lares de milhões de norte-americanos - é segura, mas é a sua capacidade de potenciar as qualidades específicas de cada uma das crianças que merece ser realçada. Phoenix, esse, demonstrava aos quinze anos o génio de alguém que nasceu para ser uma estrela. Uma estrela cuja luz própria acabaria por apagar-se em alcatrão sujo, em 1993. Para terminar, destaque para a banda sonora, tão actual hoje como então, com vários temas que marcaram o coração e a alma de miúdos e graúdos.
7 comentários:
Knoxville: que boa lembrança. Esse filme marcou imenso a minha adolescência. Além deste e "dentro do mesmo género" o Sleepers, também foi marcante para mim
É um grande filme que faz parte da minha DVDteca.
Finalmente conheci este blog, depois te ter ouvido muitos sobre ele !
Não vi o filme, mais ouvi um comentario a pouco tempo que ele é bom!
Abraço!
Clássico! Gosto bastante :)
Uma bela recordação dos filmes dos anos 80, quando os tempos pareciam tão inocentes.
Abraço.
é muittttttttttttto bom!
Quando se apanha um filme destes, é díficil não estarmos todos de acordo ;)
Obrigado a todos pela visita! Abraços e beijinhos.
Enviar um comentário