quarta-feira, maio 06, 2009

Para ser cilindrado pelos fãs...


"30 Rock" não vale um chavo ao pé de "Studio 60 on the Sunset Strip". Num contexto semelhante, - os bastidores de um programa de comédia norte-americano - a estupidez inerente às personagens de Tina Fey não me dão gozo nenhum depois de ter sido testemunha da brilhante sátira política e cultural que Aaron Sorkin orquestrou em 2006, enquadrada numa narrativa consistente que explorava verdadeiramente as suas potencialidades - dramáticas e cómicas. Uma arrecada prémios e temporadas, a outra ficou ingloriamente pelo caminho. É assim a vida.

10 comentários:

zb disse...

Eu também não sou dos maiores fãs de 30 Rock. Gosto, mas não adoro.

Mas as duas séries só têm mesmo em comum o espaço em que decorrem. Pondo de lado a diferença mais óbvia (o género), se Studio pretendia mostrar os bastidores, os processos criativos e a forma como as pessoas envolvidas se relacionam com o meio. Em 30 Rock o facto de trabalharem num programa de TV é algo secundário. O relevo recai sobre as personagens caricatas e as suas extravagâncias. Se eles trabalhassem no café da esquina a série seria diferente, mas nem tanto quanto isso.

E agora vou aproveitar e espicaçar-te um pouco: Studio 60 é o trabalho menor do Sorkin em televião, ficando muito longe do West Wing e bem atrás de Sports Night. :P

Abraço!

Nothingman disse...

Ainda não vi Studio 60 on the Sunset Strip, mas sigo 30 Rock e gosto bastante da série. Farto-me de rir e gosto de bastantes coisas da série:as personagens de Tina Fey e Alec Baldwin e a sua relação, os special guests da séries (que nesta 3ª temporada são muito mais famosos)e a situações mirabolantes que por lá se vão passando.

Não é uma obra-prima mas é muito engraçada.

tagravado.com disse...

Mesmo achando que são duas series diferentes partilho parte da opinião:

30 rock sucks!

studio 60 não perdia nenhum, muito bom!

TF disse...

3 a apanhar porrada dividem melhor que só 2.
Não gosto de 30 rock e adorei Studio 60.
Não trocava um episódio desta última por uma season inteira da primeira.
cumps

Carlos M. Reis disse...

ZB, já encomendei o Sports Night da Axel Music, mas já lá vai uma semana e nada. Acredito que seja bom... mas melhor que Studio? Um abraço.

Nothingman, arranja Studio rapidamente ;) Nem sequer anda cara a edição portuguesa em DVD (por volta dos 30 euros, julgo eu). Abraço.

Tagravado e Tiagão, pensei eu que ia ser abalrroado pelos fãs de 30 Rock, e acabo por ser levado aos ombros :P Voltem sempre ;)

syrin disse...

Embora também prefira de longe Studio 60, 30 Rock é daquelas séries que nos vai conseguindo envolver pelas suas personagens caricatas. De início não achei grande piada, mas com o tempo passei a gostar. E não sendo a minha comédia de eleição, é uma das que sigo actualmente.

Carlos M. Reis disse...

Pode ser que aconteça o mesmo comigo. Eu comprei a primeira temporada, mas ao fim de uns 10 episódios não estou convencido. É tudo demasiado light. Vamos ver se mudo de opinião até ao final da temporada. Caso contrário, acho que não parto para a segunda! Beijinhos Syrin!

Eduardo Castro Fonseca disse...

Poucos devem ser os que gostavam tanto de "Studio 60" como eu, sem duvida uma das minhas series preferidas de sempre mesmo so tido uma temporada, mas...

tambem adoro "30 Rock". Acho que as duas series nao teem comparacao porque o objectivo das duas e completamente diferente. Enquanto que ao principio a serie de Tina Fey demorou um bocado a engolir, adorei a segunda temporada e consegue ser das series mais criativas na televisao neste momento.

F. disse...

Apoiado

André disse...

Desapoiado! Regresso a este blog e deparo-me com esta heresia?! lol Vi o Studio 60 e acompanho todas as semanas 30rock e acho que não se podem comparar. São 2estilos completamente diferentes apesar do conceito dos bastidores de um programa televisivo ser igual. Atenção, eu gosto de ambas as séries. Mas parece-me que 30rock não pretende ser mais do que aquilo que é: uma série divertida onde uma das mulheres mais talentosas da comédia americana (Tina Fey) expõe o seu toque geek e as influências de programas como SNL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...