segunda-feira, maio 11, 2009

X-Men Origins: Wolverine (2009)

"X-Men Origens: Wolverine" é uma prequela da saga cinematográfica iniciada por Bryan Singer em 2000, baseada naquela que foi considerada há alguns anos a personagem da Marvel mais amada em todo o mundo. Revivendo a história de Logan - das guerras nas quais lutou ao recrutamento por Stryker -, Gavin Hood constrói um filme que parece reduzir a mística presente nos anteriores capítulos a uma fórmula meramente orientada para o entretenimento vazio e para o lucro desenfreado - abrindo portas a uma futura sequela de Wolverine, a um filme sobre a primeira turma de mutantes e, porque não, a futuras prequelas de personagens, tendo em conta os bons resultados de bilheteira.

Realizado pelo sul-africano Gavin Hood, vencedor de um Óscar com "Tsotsi" e responsável pelo interessante drama político "Rendition", "X-Men Origins: Wolverine" é uma obra oca cujo estilo e a forma predominam claramente sobre a substância e o conteúdo. Hood explora de uma maneira muito superficial o proveitoso conflito entre o Homem e o animal da personagem de Hugh Jackman e decide render-se à banalidade do fogo-de-artifício, num execício cinematográfico pouco audacioso. O problema não é o filme não responder às questões levantadas na trilogia, mas sim fazê-lo com pouca imaginação e criatividade. Não há reviravoltas inesperadas - até o destino de Wolverine nós já sabemos à partida - e ao contrário do que aconteceu com Singer - ou mesmo Ratner -, Hood não aproxima-se por uma única vez à metáfora política e social que rodeava a integração dos mutantes nas sociedades.

Depois de filmes como "The Dark Knight" ou "Iron Man" terem elevado a fasquia do género, no ano passado, para um patamar de excelência, torna-se difícil aceitar ser tratado de forma tão leviana numa sala de cinema. Há muita energia, é verdade, mas pouca coerência e racionabilidade. As personagens secundárias são pouco ou nada exploradas e chega-se ao cúmulo de arruinar um bom vilão para futuros capítulos. Não há um diálogo cativante e Danny Hyston não tem, nem de perto nem de longe, o carisma ou o talento de Brian Cox para transformar Stryker num vilão interessante e credível. Destaque positivo para dois nomes do elenco: Hugh Jackman, competente e solto na sua personagem; e Liev Schreiber, um actor de eleição, muitas vezes subvalorizado, que merecia um Sabretooth mais violento e sangrento, tal como na banda desenhada. Mal por mal, que venha Magneto.



Desafio: A acontecer um novo filme de origens, qual a personagem que gostavam que fosse explorada?

14 comentários:

Rui Francisco Pereira disse...

não concordo.
o argumento é interessante,profundo dramaticamente e faz uma ligação eficaz com o original "X-Men".
hugh jackman está muito bem no seu papel.

o exagero de pirotecnia é que estraga um pouco o filme.

3.5*

Abraço

Anónimo disse...

ainda nao vi o filme, mas espero ve-lo ainda esta semana.
pelo que pude inferir hugh jackman parece estar muito bem a representar neste filme e a historia parece interessante e coesa.

http://youngpeople-arts.blogspot.com/

The Joker disse...

Magneto, claramente!

Mário Jader disse...

Não podia estar mais de acordo. Tem aspectos positivos, mas sejamos sinceros, o filme é um pouco enfadonho.
Cumps

Mafs disse...

Sem dúvida nenhuma, o Gambit! Achei a personagem excelente, apesar de não ter tido muitos planos.

abidos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
abidos disse...

Concordo o post...
Tudo muito superficial, e ainda encontrei alguns erros de montagem nas cenas de acção, supostamente aquilo que devia ser o melhor do filme...
Sem dúvida que o Hugh, e o Liev evitaram uma nota historicamente negativa...!!!
Já agora gostei da cena inicial, com a passagem dos irmãos pelos diferentes conflitos militares...!!!


Um 'Origens' da Halle Berry não era mal visto...!!!

Loot disse...

Do Magneto, pois para mim é dos que tem a história mais interessante.

Do Gambit também seria muito bom, na BD ele é um espião do Sinister nos X-Men, em cinema teria de ser algo completamente diferente.

O Deadpool é o mesmo que o Gambit o do filme nem pensar o da BD claro que valeria a pena, não pelos eu apssado mas pelo seu humor.

Mas escolhendo apenas um, Magneto claro.

Coutinho77 disse...

Não vi o filme ainda...
Quanto a um de origens, estás a falar só da saga x-men ou do universo Marvel/DC?
Da saga x-men, talvez o magneto porque como já foi dito é um personagem com um background riquissimo.
Se estiveres a perguntar num âmbito mais geral penso que era altura de alguém pegar no Thor..

F. disse...

Origins: Magneto já está previsto.

Não acho que a fita seja uma obra prima mas não o achei tão fraco como tu. É verdade que a crise de identidade de Logan devia ser mais profunda mas há aspectos muitos interessantes como a relação de Logan com o irmão.

A acção brilha mas isso não é necessariamente mau.

Resposta ao defasio: Gambit.

ArmPauloFerreira disse...

Também acho que seria muito interessante um filme sobre Charles Xavier e Magneto, em simultâneo com a criação dos primeiros X-Men e que desse igualmente foco nalguns deles como a Tempestade e outros. No X3 deu-se a entender o Beast ter sido um dos primeiros a pertencer á equipa. Era uma forma de fazer sair mais X-Men cá para fora... e já temos rumores de Wolverine 2...

3rd word disse...

Uma coisa é certa, Wolverine é uma das personagens mais famosas e amadas da BD. Sempre foi a minha personagem preferida. Por isso mesmo, a única maneira pela qual poderei perceber que alguém defenda este filme é não conhecer a BD. Ou isso ou ser fã do Michael Bay.
Este filme é, pura e simplesmente, MAU! Destruiu toda a mística à volta de Wolverine. A fuga do complexo onde mesclam o adamantium com o esqueleto de Logan, por si só, dava para fazer um filme (que o diga quem leu a história original). Assim, temos meia dúzia de minutos de acção insonsa, quando na BD era das cenas mais sangrentas e violentas que já li.
O tratamento das personagens secundárias é, simplesmente, acerebrado e aquilo que fizeram ao Deadpool devia dar direito a nunca mais fazer um filme.
Salva-se o Hugh Jackman e Liev Schreiber, mas uma só pergunta: Wolverine e Sabretooth irmãos??? What the fuck? Que drogas andavam os argumentistas a fumar.
Para quem defende o filme aconselho duas obras da BD: os seis capítulos das verdadeiras origens de James Howlet/Logan/Wolverine no fabuloso "Marvel Origin: Wolverine", e a criação do mutante mais perigoso do mundo no violentíssimo "Weapon X".

Carlos M. Reis disse...

Bem, temos consenso em relação ao Magneto. Vamos lá ver quais serão os próximos passos da Marvel!

Cumprimentos, obrigado a todos!

lethal hawk disse...

o filme nao presto prq o nao tem nada a hem com as historias horiginail so por isso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...