sexta-feira, novembro 30, 2012
quinta-feira, novembro 29, 2012
Vou pedir um teste de paternidade
A minha filha acalmou após quinze minutos de berraria quando o zapping televisivo parou por momentos num filme do Adam Sandler.
quarta-feira, novembro 28, 2012
terça-feira, novembro 27, 2012
Dicas sobre as votações TCN (I/II)
Para Blogger do Ano, só duas pessoas já quebraram a barreira dos cem votos e apenas duas estão abaixo dos 10% dos votos totais. Para Blogue Colectivo, o primeiro leva pouco mais de uma dezena de votos de vantagem para o segundo, algo que não acontece na votação para Blogue Individual, onde o primeiro está cada vez mais destacado da restante concorrência. A categoria de Novo Blogue está surpreendente e inesperada, mas será que a votação da Academia não vai tramar o líder online? Na Iniciativa, o primeiro leva 8% de vantagem para o segundo e no galardão mais votado até ao momento (801 votos), o Site/Portal que vai à frente leva o dobro das preferências do segundo. Nos próximos dias, mais dicas sobre as restantes categorias. Não se esqueçam, as votações terminam já no próximo dia 30 de Novembro, às 23:59.
segunda-feira, novembro 26, 2012
domingo, novembro 25, 2012
Às quintas, a escolha é fácil.
Escolho a Sábado sobre a Visão porque a secção de cinema da primeira é menos fraquinha do que a da segunda. Se é que podemos chamar secção de cinema a meia dúzia de críticas a estreias e um ou outro artigo de circunstância, feito mais por obrigação do que por prazer. Safa-se a economia. Das revistas, claro, que a cá de casa anda pelas ruas da amargura.
sábado, novembro 24, 2012
sexta-feira, novembro 23, 2012
quinta-feira, novembro 22, 2012
TCN 2012: Sala quase cheia
Setenta e cinco dos cento e quinze lugares do Auditório Rainha Santa Isabel, no Centro Cultural Casapiano, estão já reservados a vinte dias da terceira edição dos TCN Blog Awards. Faltam apenas quarenta cadeiras, pelo que recomendamos a todos os bloggers ou meros curiosos que queiram marcar presença na cerimónia que enviem o vosso pedido o mais depressa possível, para não ficarem de fora. Nos próximos dias, deixo-vos um cheirinho das votações online, que decorrem até ao próximo dia 30 de Novembro. Já votaram?
quarta-feira, novembro 21, 2012
terça-feira, novembro 20, 2012
Santa Maria Connection, de Eberhard Schedl
"Durante a II Guerra Mundial os Estados Unidos tudo fizeram para persuadir Salazar a conceder-lhes facilidades na ilha de Santa Maria nos Açores. Após longas e difíceis negociações é celebrado um acordo entre Portugal e os E.U.A. para a construção de um aeroporto. Esta decisão, apenas mais uma na estratégia de uma grande guerra, acabou por colocar esta minúscula ilha no centro do mundo para as décadas vindouras. Vieram os militares americanos disfarçados de trabalhadores da PanAm para não denunciar o favor que Salazar fizera aos Aliados, e com eles vieram a eletricidade, as infraestruturas, e acima de tudo as oportunidades. A sua Little America era um lugar de sonho para os açorianos. Com o final da guerra, os militares americanos deixaram a base de Santa Maria, mas aí permaneceu o aeroporto civil – escala importantíssima nas travessias do Atlântico. Esta foi a época dourada da ilha. Vieram para aí viver estrangeiros de diversas nacionalidades ao serviço das diferentes companhias que operavam no aeroporto. Estes trabalhadores, que vieram com as suas famílias, ensinaram nas escolas em que os marienses estudaram, trouxeram os filmes, as músicas, e principalmente, em tempo de ditadura Salazarista, abriram extraordinariamente os horizontes de quem ali vivia."
No próximo dia 29 de Novembro, pelas 23:15, na RTP 2, o documentário mais aguardado do ano por este que vos escreve. A razão pela qual o segundo canal do Estado não pode desaparecer.
segunda-feira, novembro 19, 2012
domingo, novembro 18, 2012
CCOP - Top de Outubro de 2012
Em Outubro notou-se uma pequena melhoria em relação a Setembro passado. Desta vez um dos filmes do mês consegue ter entrada directa no TOP 10 do ano e é uma produção portuguesa: O Gebo e a Sombra, o mais recente filme de Manoel de Oliveira, recebeu a média de 8,33 (tem contudo uma amostragem reduzida), dando entrada directa no quinto lugar dos melhores do ano. Este é o segundo filme português a ocupar os dez primeiros lugares do TOP 2012 (Tabu ocupa o primeiro). Em segundo lugar surgem empatados Frankenweenie (depois de no mês passado uma animação - Paranorman - ter liderado o pódio) e Galinha com Ameixas, ambos com 7,43 de média.
1. O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira | 8,33
2. Frankenweenie, de Tim Burton | 7,43
2. Galinha com Ameixas, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud | 7,43
4. Sr. Ninguém, de Jaco Van Dormael | 7,38
5. Looper - Reflexo Assassino, de Rian Johnson | 7,36
6. As Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento | 7,25
7. Um Feliz Evento, de Rémi Bezançon | 6,75
8. Arbitrage - A Fraude, de Nicholas Jarecki | 6,71
9. 007 Skyfall, de Sam Mendes | 6,70
10. Bellamy, de Claude Chabrol | 6,67
11. O Dia do Juízo Final, de Gregor Jordan | 6,00
12. A Advogada, de Tony Goldwyn | 5,86
13. Encomenda Armadilha, de David Koepp | 5,25
14. Elas, de Malgorzata Szumowska | 4,67
15. [REC]³ Génesis, de Paco Plaza | 4,43
16. Taken - A Vingança, de Olivier Megaton | 4,00
sábado, novembro 17, 2012
Pérolas que se encontram no Facebook
Ver alguém defender com unhas e dentes que "A Lista de Schindler" é uma sátira. Mas, mais frustrante que isso, conseguir justificar razoavelmente tal afirmação. Ou não. É esta a beleza do cinema: cada um retira o que mais deseja de um filme e absorve cada cena-chave da sua narrativa de forma distinta. Ou não.
sexta-feira, novembro 16, 2012
quinta-feira, novembro 15, 2012
quarta-feira, novembro 14, 2012
terça-feira, novembro 13, 2012
Ditado lusitano
segunda-feira, novembro 12, 2012
Obrigado ZON Lusomundo pelas gargalhadas
domingo, novembro 11, 2012
sábado, novembro 10, 2012
sexta-feira, novembro 09, 2012
TCN Blog Awards 2012: Cartaz Oficial
quinta-feira, novembro 08, 2012
TCN 2012: Data, Local e Reservas
Tal como o ano passado, para garantir um lugar na cerimónia de entrega dos TCN Blog Awards 2012, terão que enviar um e-mail para tcnblogawards@gmail.com com os seguintes dados:
Título da mensagem
- Reserva de Lugar TCN 2012
Corpo da mensagem
- Primeiro e último nome, bem como primeiro e último nome de convidados/acompanhantes;
- Blogues/empresas que representam.
Devido à limitação de lugares (115 sentados) do Auditório Rainha Santa Isabel, voltam a haver algumas regras na distribuição dos convites:
- Cada blogger nomeado (inclusive de blogues colectivos) tem direito a um convite para si próprio, bem como para dois acompanhantes/convidados com lugar garantido. Os restantes pedidos para outros convidados será considerado, mas só mais perto do dia da cerimónia será ou não confirmada a reserva, de acordo com a disponibilidade de lugares.
- Nomeados ou não, todos os que querem estar presentes no CCC dia 15 de Dezembro têm que enviar este e-mail. Neste momento, não há qualquer lugar guardado ou reservado.
- No caso da lotação ser ultrapassada, a admissão terá em conta a data de recepção do e-mail.
quarta-feira, novembro 07, 2012
terça-feira, novembro 06, 2012
The Hangover: Part II (2011)
Stu, Phil, Doug e Alan estão de volta a mais uma ressaca descomunal, que voltará a colocar em cheque todo um casamento. Depois de Doug, desta vez trata-se da boda de Stu, o dentista norte-americano que em Las Vegas uns anos antes perdeu dentes e casou com uma prostituta, e que agora, na extravagante Tailândia, prepara o matrimónio com uma belíssima rapariga local, proveniente de uma influente e poderosa família tailandesa. O plano, desta vez, incluía um pequeno-almoço para despedida de solteiro, livre de álcool, e uma simpática fogueira nocturna na praia, com apenas uma ou outra cerveja. Mas a verdade é que, sem saber bem como ou porquê, vão acordar, uma vez mais, com uma valente ressaca, sem o irmão da noiva e com muitas mazelas por explicar. E, pior do que tudo… na sombria Banguecoque.
Regresso de Todd Phillips ao blockbuster que fez sensação entre o público e a crítica em 2009, “A Ressaca - Parte II” é uma réplica quase insultuosa para com o espectador do capítulo de Las Vegas, sendo que a cidade do pecado é substituída pela suja e misteriosa capital tailandesa, o tigre no quarto de hotel por um macaco de muitos talentos, o dente por uma tatuagem à Mike Tyson e o noivo desaparecido pelo irmão da noiva. A fórmula é, então, repetida sem pudor nesta sequela, o que retira qualquer imprevisibilidade à narrativa e alguma credibilidade às reais intenções do seu realizador, que desconfiamos apenas querer assegurar mais um êxito de bilheteira, sem correr quaisquer riscos e conquistando assim, quem sabe, a hipótese de se atirar a uma trilogia de milhões. Surpreendentemente, ou não, a verdade é que “The Hangover: Part II” consegue ainda assim algumas gargalhadas honestas – mesmo que previsíveis -, muito por culpa de um elenco talentoso e da falta de concorrência actual do seu género cinematográfico, que nos faz aproveitar qualquer comédia meramente competente como se de um caso raro se tratasse. Falta-lhe frescura e originalidade, sim, mas quem gostou do primeiro, dificilmente não se divertirá com este segundo. Para os outros, há Giamatti e pouco mais.
Regresso de Todd Phillips ao blockbuster que fez sensação entre o público e a crítica em 2009, “A Ressaca - Parte II” é uma réplica quase insultuosa para com o espectador do capítulo de Las Vegas, sendo que a cidade do pecado é substituída pela suja e misteriosa capital tailandesa, o tigre no quarto de hotel por um macaco de muitos talentos, o dente por uma tatuagem à Mike Tyson e o noivo desaparecido pelo irmão da noiva. A fórmula é, então, repetida sem pudor nesta sequela, o que retira qualquer imprevisibilidade à narrativa e alguma credibilidade às reais intenções do seu realizador, que desconfiamos apenas querer assegurar mais um êxito de bilheteira, sem correr quaisquer riscos e conquistando assim, quem sabe, a hipótese de se atirar a uma trilogia de milhões. Surpreendentemente, ou não, a verdade é que “The Hangover: Part II” consegue ainda assim algumas gargalhadas honestas – mesmo que previsíveis -, muito por culpa de um elenco talentoso e da falta de concorrência actual do seu género cinematográfico, que nos faz aproveitar qualquer comédia meramente competente como se de um caso raro se tratasse. Falta-lhe frescura e originalidade, sim, mas quem gostou do primeiro, dificilmente não se divertirá com este segundo. Para os outros, há Giamatti e pouco mais.
segunda-feira, novembro 05, 2012
Desafios CN 2012... no Facebook!
Para manter a tradição, o Cinema Notebook vai voltar a premiar na próxima cerimónia dos TCN Blog Awards o vencedor final dos seus Desafios CN. Realizados em 2012 apenas seis dos cinquenta planeados inicialmente, vamos começar então em modo maratona com os desafios durante os próximos trinta dias... mas em exclusivo na página do blogue no Facebook. Eis a classificação até ao momento: primeiro lugar para o Robinho e para o Ricardo Mesquita com 5 pontos; terceiro lugar para o Sub_Solidsnake com 2 pontos. Boa sorte!
domingo, novembro 04, 2012
Ouvido em pleno Estádio da Luz
sábado, novembro 03, 2012
TCN: o seu a seus donos e Logos!
sexta-feira, novembro 02, 2012
Unthinkable (2010)
Três bombas nucleares estão prestes a rebentar em três cidades norte-americanas. O responsável pelo plano terrorista, Yusuf (Michael Sheen), é apanhado pelo FBI e restam agora apenas algumas horas para a agente Helen (Carrie-Anne Moss) e o mítico H. (Samuel L. Jackson), conhecido pelos seus métodos pouco ortodoxos de persuasão – trocando por miúdos, tortura -, conseguirem arrancar ao fundamentalista islâmico as localizações dos engenhos explosivos. Sem limites e sem regras, quem levará a melhor?
Realizado pelo australiano Gregor Jordan (“Buffalo Soldiers” e “Ned Kelly”), “O Dia do Juízo Final” é um produto cinematográfico cujo interessante conceito é sabotado por uma escrita e realização medianas, às quais nem um cativante elenco com Sheen e Jackson em rota de colisão consegue escapar. Curiosamente – para não dizer inexplicavelmente – lançado directamente para o mercado de DVD nos Estados Unidos, “Unthinkable” entretém ainda assim o suficiente para nos manter colados ao ecrã até ao seu final, independentemente de muitos dos seus twists narrativos falharem clamorosamente nos seus propósitos. A mensagem é facilmente descodificada: será a tortura um mal necessário mas fundamental para assegurar a segurança de milhões? Até que ponto os direitos humanos devem ser defendidos quando está em jogo a vida de populações inocentes? Raramente memorável, mas ainda assim suficientemente competente para merecer uma visualização, a “Unthinkable” falta-lhe só uma peça-chave: Jack Bauer; em quinze minutos estava tudo resolvido.
Realizado pelo australiano Gregor Jordan (“Buffalo Soldiers” e “Ned Kelly”), “O Dia do Juízo Final” é um produto cinematográfico cujo interessante conceito é sabotado por uma escrita e realização medianas, às quais nem um cativante elenco com Sheen e Jackson em rota de colisão consegue escapar. Curiosamente – para não dizer inexplicavelmente – lançado directamente para o mercado de DVD nos Estados Unidos, “Unthinkable” entretém ainda assim o suficiente para nos manter colados ao ecrã até ao seu final, independentemente de muitos dos seus twists narrativos falharem clamorosamente nos seus propósitos. A mensagem é facilmente descodificada: será a tortura um mal necessário mas fundamental para assegurar a segurança de milhões? Até que ponto os direitos humanos devem ser defendidos quando está em jogo a vida de populações inocentes? Raramente memorável, mas ainda assim suficientemente competente para merecer uma visualização, a “Unthinkable” falta-lhe só uma peça-chave: Jack Bauer; em quinze minutos estava tudo resolvido.
quinta-feira, novembro 01, 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)