sexta-feira, março 08, 2013

Shark Tank

Adaptação de um formato nipónico de grande sucesso no início do milénio, "Shark Tank" é um reality show empresarial com a chancela de qualidade da produtora "Mark Burnett", cujo objectivo é arranjar financiamento e parcerias estratégicas para empreendedores de todas as idades, tenham eles um negócio já montado ou apenas umas simples ideia/patente que pretendem desenvolver. Para tal, têm a oportunidade de apresentar a sua proposta empresarial - normalmente vender uma percentagem da empresa a troco de dezenas ou centenas de milhares de dólares - a cinco "tubarões", nada mais nada menos do que cinco bilionários que começaram a sua fortuna exactamente a partir de uma ideia, ou seja, do zero.

Actualmente em exibição na SIC Radical, a primeira temporada de "Lago dos Tubarões" agarra o espectador a cada "caso", muito por culpa da interessante interacção que normalmente se desenvolve entre os empreendedores e os "dragões" - participaram também na versão canadiana intitulada "Dragon's Den" - Kevin O'Leary e Robert Herjavel, qual polícia mau e polícia bom a engodar o cardume apenas para mais tarde o devorar. Neste momento na sua quarta temporada nos Estados Unidos, o reality show da ABC tem conquistado cerca de um milhão de espectadores por ano, situando-se agora com uma audiência média de sete milhões, o que o torna no programa mais visto da televisão americana nas noites de sexta-feira. Contas feitas, até ao final do ano passado os tubarões já investiram cerca de 12,4 milhões de dólares em projectos apresentados no programa, confirmando assim o valor social e económico de "Shark Tank". Impressionante, ainda mais se tivermos em conta que, só em 2012, candidataram-se cerca de trinta e seis mil pessoas a uma oportunidade no tanque.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...