O Boeing 707-300 foi um avião de longo alcance com quatro motores, fabricado entre 1958 e 1979, com capacidade para transportar entre 140 a 189 passageiros. Considerado o primeiro avião a jacto da Boeing, foi a primeira aeronave a revelar-se um autêntico sucesso comercial a nível de vendas para todo o mundo.
Não admira pois que tenha tido extrema visibilidade em inúmeras produções cinematográficas e televisivas dos anos sessenta e setenta, já que era o modelo mais usado no planeta. Recentemente a série "Pan Am" recriou o interior e o exterior do 707-300 para a sua curta existência - a série foi cancelada logo na primeira temporada -, facto normal se tivermos em conta que este foi o avião bandeira da companhia nos seus anos áureos. Mas mais do que ser hoje o avião privado de personalidades como John Travolta, o B707 foi o palco da comédia mais divertida da história do cinema - quem o disse foram os leitores da britânica Empire, numa sondagem realizada em 2012: "Airplane!".
Sátira de 1980 da Paramount Pictures, "Airplane!" foi escrito e realizado pela tripla David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams. Com Robert Hays, Julie Hagerty, Peter Graves e Leslie Nielsen nos principais papéis, o filme parodiou vários filmes catástrofe do passado, com especial atenção para "Zero Hour!", de 1957 e "Airport", de 1975, nos quais baseou a sua premissa e personagens chave. Relembrado hoje pelo mistura praticamente perfeita entre comédia de ocasião e o mais puro absurdo, visual ou verbal, "Airplane!" foi um sucesso comercial nos Estados Unidos da América, custando apenas três milhões e meio de dólares e arrecadando, apenas na bilheteira, cerca de 83 milhões de dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário