Quem não viu o "Titanic" de James Cameron que se acuse. Certo, ninguém. Primeiro filme a alcançar a marca do bilião de dólares em receitas - chegou aos 1.84 biliões nesse ano e o seu recorde só foi ultrapassado já em 2009 por "Avatar" -, "Titanic" venceu onze das catorze categorias para as quais estava nomeado nos Óscares, incluindo as muito desejadas estatuetas para Melhor Filme e Melhor Realizador. Mas a verdade é que o mega blockbuster de Cameron não foi o único filme a focar-se no histórico desastre marítimo de 1912: "Saved from the Titanic" foi lançado apenas vinte e nove dias após o naufrágio e contava com uma sobrevivente do acidente como actriz principal: a estrela do cinema mudo Dorothy Gibson; já o britânico "A Night to Remember", do final dos anos cinquenta, é ainda hoje considerado o relato historicamente mais fiel e preciso do naufrágio, mesmo que seja raramente recordado como filme-chave na recomposição da vida do RMS Titanic depois do épico de Cameron ter aparecido.
Detalhes do RMS Titanic? Construído em Belfast, na Irlanda, o seu nome surge da mitologia grega, com o significado Gigante. Com 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 32 metros de altura, o RMS Titanic pesava 52,310 toneladas e, entre passageiros e tripulação (cerca de novecentos), conseguia transportar aproximadamente 3,547 pessoas. E luxo, muito luxo... que infelizmente de nada serviu para evitar que dois terços dos azarados a bordo falecessem na fatídica viagem que atirou o Titanic para os livros de história.
1 comentário:
Falso! Eu não vi:) Não consigo olhar para esse filme mais de 10 minutos seguidos e o que conheço dele foi de ver fragmentos em zapping. Irrita-me.
Enviar um comentário