Comédia bilingue - é notável a naturalidade com que sueco e inglês se misturam durante os episódios, numa opção corajosa dos responsáveis que poderá ter afastado muitos americanos da série da NBC - sobre o choque de costumes e tradições entre duas culturas radicalmente diferentes, "
Welcome to Sweden" baseia a sua premissa na história de vida do seu protagonista, Greg Poehler, que há alguns anos decidiu apostar no amor e mudar-se de malas e bagagens para a terra natal da sua namorada sueca. Aqui transformado em ex-contabilista nova-iorquino de celebridades que não lhe largam a mão, mesmo com um oceano inteiro pelo meio, Bruce vai ter que adaptar-se aos hábitos da tradicional família de Emma e do seu novo melhor amigo, um iraquiano que odeia os Estados Unidos e só o tolera porque pensa que Bruce é canadiano. Com um tipo de humor subtil e inofensivo - ao contrário de "
Outsourced", que usava as diferenças culturais como arma para a gargalhada e a sátira aos hábitos consumistas dos norte-americanos -, "
Welcome to Sweden" tem um certo charme na forma indie como deixa correr a narrativa e promove uma química inegável entre actores talentosos como Lena Olin, Claes Månsson, Josephine Bornebusch e o próprio Poehler. Nem tudo é perfeito ao longo dos dez episódios - muitas vezes parecem faltar cenas de ligação entre momentos chave da história - mas um tio cinéfilo alucinado (Per Svensson) e vários convidados especiais de luxo (Will Farrell, Aubrey Plaza, a irmã na vida real Amy Poehler, etc. etc.) tornam os vinte minutos de cada episódio numa proposta perfeita para uma rapidinha durante um dia ocupado.
2 comentários:
Iniciei e terminei o visionamento da 1ª temporada a semana passada. Gostei bastante e tal como referes é uma comédia que explora as diferenças culturais de uma forma subtil, sem entrar em sátiras exageradas. Interessante o realismo conferido à personagem principal com a introdução das celebridades usando os seus proprios nomes. aguardo ansioso pela proxima temporada :)
Vamos lá ver se consegue manter o charme na segunda temporada ;) Abraço.
Enviar um comentário