domingo, dezembro 19, 2004

The Butterfly Effect (2004)

"Efeito Borboleta" é um filme sobre escolhas. Com recursos de montagem muito bons, o filme desenrola num esquema de quebra-cabeças baseado nas falhas de memória de Evan (Ashton Kutcher). Mais tade percebemos que Evan têm um dom precioso: o poder de manipular o tempo através desses blackouts temporais passados, capacidade que herdou do pai, que todos achavam maluco por dizer que o conseguia. Só que sempre que Evan voltava ao passado para remendar algo de mal, as consequências no futuro eram cada vez piores. Sobre a história, não digo mais, vejam mas é o filme. Muito bom e diferente do costume. Todos os desempenhos no filme são muito, mas mesmo muito bons. Até Kutcher consegue estar bem, sem ser a fazer as palhaçadas do costume. Excelente estreia dramática. Mas quem se destaca são aquelas que representam os personagens principais mas com 12, 13 anos. Safaram-se como gente grande, e um olhar como o de Tommy, com aquela idade, na cena do cinema, não é para qualquer um. De resto, uma sensual Amy Smart como já nos habituou.

Efeito Borboleta é um filme que envoca a "Teoria do Caos", teoria essa que defende que "o bater de asas de uma borboleta no Japão, pode causar um tornado nos Estados Unidos". É com esta definição que o filme começa. Mas a ideia principal é que um simples gesto como sair 1 minuto mais tarde de casa por ir beber um copo de água, muda a tua vida para sempre. O facto de ires sair para uma discoteca em vez de ires para outra, podes conhecer alguém que vai mudar a tua vida para a eternidade. E se pensarmos bem, é verdade não é? Não posso ainda deixar de louvar a escolha da música com que o filme encerra. "Stop Crying Your Heart Out", dos Oasis, encaixa que nem uma luva ao final e ao filme em si. Perfeita. Resumindo, "The Butterfly Effect" é um filme original que mexe com os nossos conceitos de tempo, destino e memória, entre outros, tornando-se num filme que podemos amar, de uma forma triste mas não menos apaixonante. Um "Must-See".

2 comentários:

Flying Dutchman disse...

Definitivamente um "Must-see"!
Gostava de criar alguma controvérsia e debate mas concordo mesmo contigo... (sempre há o caso "Elephant").
Porém, o Butterfly Effect 2 foi uma desilusão... Estava a espera de algo semelhante ou superior ao primeiro, mas a meu ver foi uma especie de remake com actores diferentes, história um pouco mais violenta mas ao mesmo tempo mais "lame"... Já o viste?
abraço

Carlos M. Reis disse...

Enorme Dutch, o Butterfly Effect 2 foi uma desilusão gigantesca. Não que eu tivesse à espera de algo especial, mas foi mesmo mauzinho. Até comecei uma análise ao filme mas acabou por ficar a meio e nunca a acabei. Pode ser que retome um dia destes. Um grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...