sexta-feira, junho 24, 2005

Mr. and Mrs. Smith (2005)

Numa introdução simples, John (Pitt) e Jane (Jolie) Smith são um casal com uma vida aparentemente banal e um casamento sem chama. Mas cada um guarda um segredo do outro: são assassinos profissionais que trabalham para organizações rivais. O seu casamento vai voltar a aquecer quando lhes é dada a missão de se matarem um ao outro. Como deve ser do conhecimento de qualquer cinéfilo português que se orgulhe, existem quatro críticos habituais de cinema no jornal Público que adoram correr tudo o que é filme mais comercial ("Sin City" é o caso mais recente) com notas Zero/Uma estrela e depois dar grandes notas a produções da treta nacionais como Adriana's e Sorte's Nula's. Ora bem, nada me dá mais "pica" do que ir ver ao cinema esses supostos flops que para esses "pseudo-cultos" do Público não prestam para nada. Fui ver "Sin City" e amei (inclusive recebeu nota 10 no blog), além de ter sido bem aceite pela maioria do público português. Ora bem, passado isto, vejo este "Mr. and Mrs. Smith" receber nota nula de todos os critícos do público. E lá disse eu para mim próprio, "Vamos lá mas é ao cinema, que o filme pode não ser grande coisa mas também não deve ser péssimo.".

Depois de ver o filme, aqui fica o meu comentário para esses senhores do Público: cedam o lugar a outros se faz favor! O filme está longe de ser uma obra de arte ou um marco no cinema, mas cumpre com tudo o que lhe foi pedido e a razão pela qual foi realizado, ou seja, entreter. Dentro do género, talvez desde "True Lies" que não me divertia tanto. O argumento tem uma base forte (a tal premissa de marido/mulher contratados para assasinar cada companheiro) mas têm mais buracos que uma qualquer estrada nacional portuguesa, o que não deixa de ser normal neste género de filmes. Mas como é óbvio não é disso que este filme vive. É sim da maravilhosa química existente entre Brad Pitt e Angelina Jolie, que nos fazem mesmo acreditar que ambos são casados e gostam mesmo um do outro. Se juntarmos a esse "realismo" o facto de ambos, apesar de transpirarem sexualidade por todos os poros, serem dois excelentes actores, teremos então já uma boa razão para ir ver o filme.

Os "Comic Reliefs" são do melhor que passou pelas salas de cinema nos últimos tempos, em termos de filmes de acção e este arrisca-se mesmo a ser um dos filmes mais "charmosos" das últimas décadas. E isso leva muita gente ao cinema; as raparigas não querem perder a oportunidade de ver Brad Pitt de boxers ; os rapazes não podem desperdiçar a fantasia de simplesmente olhar para Angelina Jolie num ecrã enorme. Aproveita assim, sem qualquer dúvida, o "tom sexy" do seu elenco e o seu factor romântico/sedutor, que "seduz" mesmo qualquer plateia. A banda sonora consegue aguentar com o filme, com umas misturas "soft" de anos 80 e os ritmos loucos de uma qualquer cena de acção. Consegue assim, ter uma grande estrutura de atracção para ser um sucesso em qualquer box-office mundial. Eu gostei e sai bem-disposto (e babado... Angelina és a maior, tens 4 metros!).

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu adoro este filme...foi ve-lo ao cinema e ja o vi 12 vezes em DVD, nao sei como è que o podem ter criticado...esse pessoal nao sabe o que é bom cinema...cumprimentos

Carlos M. Reis disse...

É uma questão de gosto Luísa. Não me importo que não gostem, desde que não critiquem quem gosta e vice-versa :)

Cumprimentos, obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Best mortgage software Dp anal movies Asian inspired dishes Lesbian coming out free movie thumbs all asian credit report Book malpractice medical time share resort tourists Truck rental unlimited mileage nj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...