domingo, julho 24, 2005

8 Femmes (2002)



Estamos nos anos 60 algures em França, o Inverno faz-se sentir e o Natal espreita. Num enorme chalé, oito mulheres acabam por se reunir sobre o mesmo tecto para celebrar a quadra. Uma tempestade de neve deixa-as isoladas, mas o pior dá-se quando o homem lá da casa aparece assasinado e que a responsável só pode ser uma delas.

Com tons de "musical" e um ambiente de comédia negra, "8 Femmes" é um divertido exercício de estilo que cruza géneros tão diversos como a sátira social ou o policial "à lá" Agatha Christie. Com as cores fortes e cada cena cuidadosamente cuidada, o realizador francês François Ozon consegue dar a esta adaptação teatral a sua pretendida e assumida artificialidade, essencial para perceber o espiríto da narrativa.

Mas o grande triufo de Ozon é, sem dúvida, o poderio, experiência e reconhecimento do elenco com que trabalhou. Contar no mesmo trabalho com nomes como Catherine Deneuve, Isabelle Huppert ou Ludivine Sagnier, deu uma enorme segurança e reputação ao filme. A forma hábil como Ozon soube reunir e gerir um conjunto de talentos tão fortes como os destas oito actrizes, foi realmente, notável. Todas conseguem brilhar, sem nenhuma se sobressair.

Atraente, caloroso e divertido q.b. "8 Mulheres" é um entretenimento de enorme apelo, pela sua promissora premissa, que seduz tanto os cinéfilos mais militantes como os espectadores vulgares, que dificilmente irão conseguir resistir à atmosfera jubilatória desta pérola do moderno cinema francês.

.: 8/10 :.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...