quinta-feira, julho 14, 2005

Infernal Affairs (2002)



“Infernal Affairs” é o melhor exemplo das dimensões infinitas que o cinema asiático, na sua maioria das vezes, consegue colocar perante os seus espectadores. Visionar “Infiltrados” é ficar exaltado, estimulado, mudo. Porquê? Meus amigos, este deve ser “apenas” o melhor filme policial da fornada de Hong Kong pós-Woo.

A história relata-nos as acções cruzadas de duas “toupeiras”. Yan é um agente da polícia infiltrado há muitos anos num dos mais perigosos gangs de Hong Kong. Ming é um gangster desse mesmo grupo, infiltrado na polícia da qual Yan faz parte. Parece confuso mas não o é. E é este espétaculo, sempre sóbrio e dinâmico, que introduz-nos num suspense clássico, muito bem conseguido e cheio de surpresas, movido ao combustível “honra”. A dimensão humana deste filme é impressionante, o que torna “Infiltrados” mais profundo do que à partida aparentava.

Tudo o que peca neste filme é a sua duração. Os seus cerca de 100 minutos não foram suficientes para um desenlace completo da história, das suas arestas e de todos os pormenores sentimentais e intelectuais que pelo meio marcaram as personagens. Parecia estar tudo a ser “despachado” para caber naquela hora e quarenta. Nunca pensei dizer isto, até porque, até hoje, sempre critiquei foi a longa duração de certos filmes, com cenas desnecessárias. Pois bem... “Infernal Affairs” merecia bem mais tempo para “explanar o seu charme em campo”, como diria, o nosso amigo Gabriel Alves.

Mesmo assim, e apesar disto, “Infiltrados” é já um marco no cinema oriental. Uma vitória que passa pela conquista de um cinema onde o carácter abstracto dos sentimentos nunca anula o desenrolar da narrativa, e onde existe uma nova definição de bom e mau da fita.

Ah, e já agora alguém me consegue explicar porque é que esta gaja está em todas as capas, se aparece durante 5 ou 6 minutos no total e o papel dela é de quase nula importância? E o máximo que pega é um computador portátil... sim e não tem forma de arma como podem ver no poster de promoção. "Orientalismos" ...

.: 8/10 :.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...