segunda-feira, agosto 08, 2005

John Q. (2002)



Denzel Washington, vencedor de dois Óscares pela sua participação em "Tempos de Glória" e "Dia de Treino", protagoniza nesta história o papel de John Q., um pai que se vê forçado a tomar medidas drásticas numa situação extremamente desesperada. Quando num jogo de baseball o seu filho desmaia, John Q. e a sua mulher são informados que o mesmo necessita de um transplante de coração. Sem seguro de saúde e sem dinheiro suficiente para pagar a operação, este casal vê-se sem quaisquer opções para salvar a vida do filho. A única escolha para este pai em pleno desepero será fazer justiça pelas suas próprias mãos numa epopeia contra o tempo para salvar a vida do filho.

"John Q." conta com um sólido elenco, com a presença de actores como Robert Duvall, James Woods e, claro está, Denzel Washington, que é, a meu ver, um dos, senão mesmo o melhor actor da actualidade em Hollywood. Denzel cumpre, como é costume, com a densidade da sua personagem, o que no entanto, não é suficiente para salvar o resultado final medíocre de um filme que pouco mais poderia ser, devido à sua base num caso verídico. Mas o seu final simpático q.b e primário merecia muito mais trabalho e outro caminho.

Assim sendo, o resultado final é o de um filme híbrido, ziguezagueante, com alguns momentos de insólita densidade emocional, mas também algo complacente no tratamento dos problemas que levanta. Do mal o menos... sempre serviu para provar a justiça do óscar entregue a Denzel Washington no ano anterior pelo fabuloso "Training Day", que em breve, constará aqui no blog. "John Q." é assim, um filme que reivindica o velho direito da “justiça pelas próprias mãos”, com a sua vertente de paradigma social. Fica no entanto, muito longe do que poderia ter sido.

.: 6/10 :.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...