domingo, novembro 06, 2005

Double Team (1997)


Apesar de ser um dos melhores agentes anti-terrorista, Jack Quinn (Jean-Claude Van Damme) quer largar o mundo de espionagem. Mas, na sua última missão, acaba por falhar o alvo - o perigoso e enigmático terrorista Stavros (Mickey Rourke) - e perde tudo numa fracção de segundo. Quinn acorda na "Colónia", uma espécie de prisão para espiões que são demasiado perigosos para estarem à solta, mas valiosos demais para serem aniquilados. Agora a sua família tornou-se o alvo da mortífera vingança de Stavros e só um homem consegue colocar Quinn de volta em acção: Yaz (Dennis Rodman), um traficante de armas com um gosto especial pela destruição e por se meter em sarilhos. Embora não pertençam a nenhum exército e não se guiem pelas normas, juntos formaram para mim, sem dúvida, uma das duplas mais divertidas dos "action-flicks" da já longa história do cinema. E sem qualquer dúvida, tornaram este, no melhor e talvez único filme "comestível" de Jean-Claude Vand Damme.

Completamente arrasado pela critíca e pelo público em geral, não tenho quaisquer problemas em afirmar que "Duplo Team" divertiu-me e extasiou-me imenso, cada uma das vezes que o vi e voltei a ver na televisão portuguesa. E muito menos em afirmar algo que foi reconhecido por todos, mesmo pelos que o criticaram: a realização do então estreante em Hollywood (apesar de uma carreira já longa no género no mundo oriental) Hark Tsui conta com momentos geniais e com um ritmo absolutamente frenético. E até Dennis Rodman, com uma personagem que se confunde completamente com o próprio, esteve ao seu melhor nível (nada de especial mesmo assim) e não desiludiu nada, contribuindo mesmo e muito para o "franchising" e "venda" do filme.

Como tal, e a meu ver, "Double Team" é dos filmes mais injustamente sub-valorizados dos anos 90. Como é óbvio, não o poderemos comparar a filmes de "cérebro mode-on", mas quando vemos filmes do género, claramente mais fracos, com piores realizações mas com um elenco que não conta com Van Damme ou Stallone serem bem ou medianamente aceites por quem os vê, não estará na altura de perguntar simplesmente "Porquê?" e afirmar que é bom ser rasca e diferente. Todos criticam quando aparece algo de diferente, eu critico normalmente neste estilo ser sempre tudo o mesmo, sem ideias inovadoras e "comic reliefs" como este filme teve. E fica a pergunta... Será que existe algum de vocês que nunca tenha visto o nota 8 "Double Team"?



Nota de Redacção: Sim, a capa do filme é completamente aberrante!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...