sábado, julho 08, 2006

Hard Candy (2005)

“Hard Candy” é um thriller provocador baseado num encontro entre um predador sexual pedófilo de 32 anos e a sua “presa”, uma rapariga aparentemente inocente de 14 anos. Mas o “doce” esconde uma armadilha de difícil evasão, numa autêntica inversão de papéis, em que o capuchinho vermelho mostra os dentes e o lobo mau é preso no armário.

Longe do habitual drama tipo sobre a pedofilia, a principal virtude de “Hard Candy” é o revelar de uma grande actriz para o futuro, Ellen Page. Com uma grande segurança a todos os niveís, um olhar fixo e penetrante e poucos tiques corporais, Page promete ser, já em breve, um nome que vai dar que falar. A última vez que vi algo do género, se bem que numa fase mais precoce, foi em “Leon”, e a rapariga era, nada mais nada menos, do que a agora conceituada Natalie Portman.

Provocador e intrigante, “Hard Candy” esbanja, já perto do seu final, todos os atributos que constrói ao longo da história. Com um jogo psicológico entre as personagens bem montado, David Slade, tenta no fim “enfiar-nos” cenas completamente incompatíveis com o estatuto da predadora, ou seja, de Hayley (Page). Tornar o aceitável “pouco provável” num cenário completamente irrisório é o grande problema de “Hard Candy”, que tenta ser gigante quando só tinha condições para ser enorme. Consequência? Nem grande chega a ser. Só mesmo ao nível dos diálogos, todos eles dignos de merecer uma estatueta própria.

Com alguns truques baratos de realização, Slade consegue mesmo assim efectuar um bom trabalho atrás da camerâ nesta sua estreia cinematográfica. Certo que é notório algum amadorismo nas transições, mas não fosse a ambição desmensurada deste, e “Hard Candy” teria sido facilmente considerado um filme de culto. A escolha final de transformar Hayley numa justiceira de sangue-frio, invés de apenas uma pré-adolescente inteligente e matreira, acaba por tirar toda a credibilidade ao que tinhamos visionado anteriormente e acrescentar uns quantos buracos ao argumento. Slade ainda há-de me explicar como é que Hayley conseguiu pendurar um homem com mais 40 Kg do que ela no tecto da cozinha. Este e tantos outros que só aparecem porque Hayley é transformada, perto do final, em justiceira adivinha, que calcula todos os seus passos com uma antecedência genial, mas convencional.

9 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Concordo plenamente. Não falei muito na critíca do personagem masculino, mas também ele foi fantástico.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Hum...vejo que gostei mais deste filme do que tu. Mas vejo também que concordamos em diversos aspectos :).

Abraço

Carlos M. Reis disse...

Sim, é um filme que facilmente cativa admiradores menos exigentes aos pormenores. Eu já fui menos, mas agora ando com comichão :P

Um abraço Mário.

Anónimo disse...

um grande argumento..arruinado no final...

um filme demasiado parado...

6/10

Carlos M. Reis disse...

Eu não esperava muito quando fui para o cinema, fiquei a esperar imenso com o seu fantástico inicio mas depois, lá voltei ao normal.
E sim, realmente os desempenhos são soberbos.

Cumprimentos :)

Dora disse...

É pena que em certas cidades só cheguem filmes comerciais, como é o caso da minha. Por isso ainda não vi este filme mas estou super interessada,na medida em que vi o trailer e fiquei muito curiosa!

Carlos M. Reis disse...

Pois Dora, mas já nem vale a pena batalhar contra isso. Infelizmente temos que aceitar. Melhores tempos virão.

PS: Achei o teu blogue super engraçado. Conta com a minha visita!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. 1978 cadillac coupe deville Ge water filter refrigerator water filter Mesotherapy dr fezza sarasota inkjet printer review buy phendimetrazine source Lobster mania slot machine online can i buy phendimetrazine

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

"Hard Candy": 4*

"Hard Candy" tem uma história bastante boa e um argumento muitíssimo bem escrito, portanto recomendo que vejam este filme algo perturbador.

Cumprimentos, Frederico Daniel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...