domingo, setembro 17, 2006

The Sentinel (2006)

Pete Garrison está convencido que existe um agente infiltrado na Casa Branca com o objectivo de matar o Presidente dos Estados Unidos da América. Depois da morte de um colega, Garrison inicia uma investigação, mas começa a ser ameaçado e chantageado por alguém que conhece o seu caso com a Primeira Dama. Considerado suspeito e afastado das suas funções, Garrison torna-se num fugitivo, mas não desiste de provar a sua inocência e salvar a vida do Presidente.

Por outras palavras, fórmula “o fugitivo”, versão oito mil, trezentos e quarenta e quatro. Sai Harrison Ford / Clint Eastwood, entra Michael Douglas. Com a história a rondar um argumento-tipo mais do que batido pelos lados de Hollywood, apenas o elenco escolhido com inteligência prometia, à partida, algo diferente. Mas mesmo este sucumbiu demasiado cedo.

Se a Michael Douglas bastou-lhe ligar o piloto automático, num papel pouco exigente, já Jack Bau... perdão Kiefer Sutherland e Eva Longoria estiveram francamente irregulares. Sutherland está, quer queira quer não, intimamente ligado à sua personagem na série "24" e, numa representação equivalente, não esboça praticamente qualquer diferença, o que é extremamente negativo para o telespectador, que o associa imediatamente a Bauer. Nesta altura do campeonato, o melhor teria sido um papel completamente oposto. Eva Longoria, por sua vez, serve apenas de “atracção sexual” para as salas de cinema. A sua personagem é tão fútil e despropositada, que parece ter sido criada mesmo para atrair mais gente ao cinema. Com pouco tempo no ecrã, a mais recente “sex-symbol” norte-americana parece demasiado acanhada e sem espontaneidade nenhuma. Verdade seja dita, o seu papel também pouco mais permitia.

A realização de Clark Johnson (“SWAT” ou séries televisivas como “Sleeper Cell” e “The Shield”) é lastimosa. Não soube escolher por uma única vez o plano acertado, a montagem é calamitosa e o espectador não sente, nem por um momento, tensão ou preocupação pelo que visiona. Não se preocupa em esconder ou ludibriar o desfecho e transforma o já previsível “finale” em algo patético, de tão básico e explícito que foi. Tudo o que foi tentado por Johnson já foi feito anteriormente, e melhor. Uma enorme desilusão.



PS: Não, não falei de Kim Basinger. Meteu dó ver tanto talento e potencial num papel tão curto de possibilidades.

10 comentários:

gonn1000 disse...

Banalíssimo, nem pelos actores vale a pena.

P.R disse...

é impressão minha ou esse poster é muito parecido com o The Departed?

dermot disse...

Não sei porquê mas houve qualquer coisa em mim que ainda me fez pensar que isto poderia ser alguma coisa de jeito. Posto isto, não vi e detestei!!

Francisco Mendes disse...

Porque é que a Kim se meteu nisto?...

Abraço Knox.

Carlos M. Reis disse...

Gonçalo, sem dúvida alguma. O elenco à partida é interessante, mas ao fim de poucos minutos percebemos que cometemos um grave erro em depositar esperanças nesta obra.

P.R, não sei se este é o poster oficial do filme ou não. Foi o primeiro que encontrei. Hoje em dia, é normal encontrar muitos cartazes semelhantes, as empresas são as mesmas.

Dermot, fizeste bem.

Francisco, não andavas por terras dela ;)

Cumprimentos a todos, obrigado pela visita!

brain-mixer disse...

Olha, ainda bem que não o fui ver ao cinema! E eu um fã acérrimo de 24...

Wait for DVD :P

Carlos M. Reis disse...

Eu também sou "fãnzão" de Jack Bauer, mas Sutherland desiludiu-me neste Sentinela.

Um abraço Edgar.

Anónimo disse...

Epá, é assim tão mau :o? Ainda não vi, mas depois de ler a tua crítica nem sei se arrisque...lol.

Abraço

Carlos M. Reis disse...

São poucos os filmes que digo isto, mas honestamente, não vale a pena. Nem para ver a Eva Longoria.

Um abraço.

Anónimo disse...

o certo e que ninguem ou quase ninguem vio o filme,isso e mau.
gostos nao se discutem,trabalho numa projecçao a 11 anos,e sei ver quando os clientes saem satisfeitos.
agora se uma pessoa diz uma critica,nao quer dizer nada.eu nao gosto de bolo quem os faz nao sabe cozinhar...mas ha quem o adore comer.E A 1º CRITICA ASSIM TAO BRUTAL QUE LI SOBRE ESTE FILME.esperimentem oltros comentarios,pois no meu ver Knoxville SWAT NAO FOI BOM,entao percebes bem de cinema.so no forum almada vendeu mais bilhetes dq solaris,the others,entre outros que se calhar para ti sao exelentes.
por isso que quando me perguntao se o filme e bom digo se gostei ou nao.agora cada um e como cada qual.metade dos uzers que dizem ja nao o ir ver por ler este ....de serteza que mais de 50% sairiam satisfeitos.
gostava de saber para ti oque e um filme bom.
e nao te esqueças que estreiam cerca de tres a cinco filmes por semana,tem que haver gosto para todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...