"Mesmo sendo uma pessoa cujo marido e sogra foram assassinados, sou firme e decididamente contra a pena de morte. Um mal não se repara com outro mal, cometido em represália. A justiça em nada progride tirando a vida de um ser humano. O assassinato legalizado não contribui para o reforço dos valores morais."
Coretta Scott King, viúva de Martin Luther King.
Ando a organizar um dossier universitário sobre a polémica "Pena de Morte". Qual a vossa posição e opinião sobre o tema? Quem sabe de filmes sobre o assunto, além de "The Life of David Gale" e "Dead Man Walking"?
12 comentários:
Hum... Como posso ajudar? The Green Mile é o único que me lembro agora.
Não é para ajudar, é quase para fazer uma sondagem. E pode sempre aparecer uma outra frase interessante :)
Quanto ao Green Mile, também pensei o mesmo mas é um bocado fantasiado o filme, pouco real.
Um abraço!
se for um crime muito grave e a culpa for claramente provada, aprovo a pena de morte. Há muita gente por esse mundo fora que nao devia ter o direito de cá andar.
Antes que perguntem, não tenho posição definida sobre o assunto, apenas umas resmas de páginas com argumentos contra e a favor.
Bons olhos te vejam caro Pure :)
Sou contra a pena de morte, julgo que ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, seja qual for o motivo, para além de que, não considero que a pena de morte seja propriamente um castigo para ninguém...
Sou sim, apologista de castigos severos, que lhes causem sofrimento igual ao que causaram.
Pode ser até um bocadito sadica esta posição, mas se pensarmos em nos crimes de violações de crianças por exemplo, não imagino outra coisa que não seja fazê-los sofrer...
Obrigado pela opinião Cruzeiro!
Beijinhos.
Meu amigo, assim de repente lembro-me do The Chamber, do james foley, com o gene hackman e o Last Dance, com a sharon stone. Espero ter ajudado.
Grande abraço!
Não os conhecia grande Coutinho. Obrigado pela dica.
Um enorme abraço!
A pena de morte é um assunto demasiado sério para fundamentarmos a nossa opinião em filmes, uma vez que o condenado à morte é sempre apresentado com um ser um tanto ou quanto romantico e digno de alguma empatia. Em relação à pena de morte eu sou contra na prática e a favor teoricamente.
Está provado que nos EUA em cada 5 condenados à morte um é inocente. Só o facto de existir uma margem de erro impede me de imediato de concordar com a pena de morte,uma vez que não concordo com o velho ditado de "pagar o justo pelo pecador". Teóricamente sou a favor da pena de morte. A pena de prisão tem hoje em dia um carácter de integração do individuo na sociedade, uma vez que se considera que todos os seres humanos são passiveis de serem recuperados. Mas e aqueles que cometem crimes hediondos e não mostram arrependimento ou compaixão pelas vitimas? serão esses capazes de se reintegrar? a minha opinião é que não (mas é uma opinião e só vale por isso). Em relação a castigos corporais, por muito que eu gostasse de ver certos individuos ligados à casa pia guincharem nas mãos de um torturador profissional é altamente bárbaro esse tipo de pena. Uma coisa são os nosso instintos mais básicos como a vingança, outra é a razão pela qual as leis de uma sociedade se devem guiar.
X
PS: que bem comportado que hoje estou hein?
Há 2 filmeS que não falam da pena de morte mas sim dos erros praticados pelo sistema judicial: Papillon e o Hurricane.Roubar anoas de vida a uma pessoas é uma espécie de pena de morte.
X
Excelente comentário X. Referes alguns dos pontos mais importantes a ser debatidos nesta questão: o sistema judicial ser humano, logo capaz de errar e o olhar para o caso de forma emocional/vingativa, invés de um olhar racional.
Obrigado pelo comentário, um abraço!
eu tou a favor à pena de morte exclusivamente para casos homicidas porque quem faz estes crimes são pessoas com mentalidade piores que um bicho.
Mas tou contra a pena de morte naqueleles casos em que um criminoso não roubou a vida ninguem, para estes casos deviam ser castigados com fortes castigos e pagar grandes coimas ao estado e as vitimas
Enviar um comentário