segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Prémio dos Leitores 2006 - Melhor Filme

360 votos espalhados por 72 leitores votantes. Uma sondagem que ultrapassa de forma extraordinária todas as expectativas, batendo inclusivé por mais do dobro os números de participação alcançados no ano passado. Pela adesão e boa vontade de todos os que cá deixaram os seus favoritos, o meu agradecimento.

Mas nem tudo foi diferente. Tal como aconteceu com a eleição para Melhor Filme de 2005, - Sin City na altura - a preferência dos nossos visitantes voltou a coincidir com a escolha para Globo de Prata do Cinema Notebook. É quase caso para dizer: "diz-me com quem andas...".

5. A History of Violence de David Cronenberg com 23 Votos


"Sob a aparência de uma fita regulada pelo classicismo, um olhar pessoalíssimo: o puro filme de autor. E, sejamos claros: UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA é uma obra-prima."- Jorge Leitão Ramos (Expresso)

4. Babel de Alejandro González Iñárritu, Munich de Steven Spielberg e V for Vendetta de James McTeigue, todos com 24 Votos


"Babel é uma jornada de montagem virtuosa. Cortes precisos, mudanças de tom criteriosas e close-ups vorazes que desabam e fundam de forma apelante um autêntico império de sentidos. Elíptico como um sonho, directo como a trajectória de uma bala, Babel coloca o dedo numa série de feridas que flagelam a humanidade." - Francisco Mendes (Pasmos Filtrados)


"(...) Munich é um verdadeiro exercício de virtuosismo cinematográfico (...) tem tudo o que pode ter um grande filme que interessa a todos, isto é, cenas e diálogos perfeitos, uma tensão crescente, uma extraordinária beleza visual, actores escolhidos a dedo e, principalmente, a discussão e investigação detalhada de um tema contemporâneo"- José Vieira Mendes (Premiere)


"V FOR VENDETTA resulta uma adaptação da BD muito mais fiel do que uma obra de pressupostos comerciais aparentemente permitiria e, principalmente, e isso é o que mais interessa, é um óptimo filme."- Luís Salvado (Premiere)

3. The Departed de Martin Scorcese com 29 Votos


"The Departed é um thriller escorreito que ao mesmo tempo funciona como processo de auto-descoberta de um fenomenal realizador, no qual os sobressaltos, frustrações e permutas existenciais instigam reflexão no espectador acerca das conjecturas da sua brilhante filmografia." - Francisco Mendes (Pasmos Filtrados)

2. Match Point de Woody Allen com 30 Votos


"MATCH POINT é o melhor filme de Woody Allen em uma década. Revela uma garra de jogo, uma intencionalidade e uma firmeza de passes curtos - isto é, ideias de «mise-en-scène» - que já não se esperava de quem parecia degastado pela rotina. E que não são habituais num cineasta com a idade dele" - Vasco Câmara (Público)

1. Little Miss Sunshine de Jonathan Dayton e Valerie Faris, com 31 Votos


"E filmando de maneira suja, queimada, irreverente, quase arrojada nessa recusa do limpinho e do certinho - mais um traço que os une a esses "seventies" em que a palavra-chave era "resistência". Sim, há estilo, mas é um estilo tudo menos "estiloso", com um certo ar de carolice improvisada, porque o que interessa é não como as coisas parecem mas sim como elas são." - Jorge Mourinha (Público)

8 comentários:

Knoxville disse...

Todos os resultados podem ser conferidos aqui:

http://vote.sparklit.com/poll.spark/1027929

Cumprimentos!

brain-mixer disse...

Ora porra, parece que não houve muita gente a gostar do Children of Men... :S

Knoxville disse...

Ou muita gente que não o viu Edgar :)

jose quintela soares disse...

Estou mais ou menos de acordo...

Knoxville disse...

Eu próprio só estou de acordo no primeiro lugar :)

wasted blues disse...

Foi renhido o 1º lugar entre 'Little Miss Sunshine' e 'Match Point'!

fes disse...

hm..sou a única que não acha que little miss sunshine alguma vez deva estar num qualquer primeiro lugar? Provavelmente..

beijinhos knox! :)

Knoxville disse...

Opiniões são opiniões. Respeito, mas não concordo. Amei o filme ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...