segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Rankings CN: Só no Cinema... (II/IV)

"Eish que granda tanga!", "Tá bem tá!" ou "Porra, que enorme palhaçada!" são apenas algumas das expressões usadas por todos nós quando damos de cara com algumas daquelas situações que só acontecem mesmo no cinema. O Cinema Notebook, após uma intensa pesquisa cinematográfica, elaborou um top com 16 desses momentos clássicos, divididos em quatro partes. O desafio que vos deixo - de forma a provar que todos já reparamos nestas incongruências - é o de deixarem exemplos, nos comentários, de obras em que ocorreram cada uma das vicissitudes listadas. [Parte II - 12 a 9]


12. Consequência Schwarzeneggeriana. A regra que manda que o bom só pode morrer, se isso contribuir ou servir para a morte do vilão. Da saga "Terminator", a "End of Days", as personagens do nosso velhinho "democrata" Arnold "I'll be back" Schwarzenegger são o expoente máximo deste regulamento interno de Hollywood. Mas verdade seja dita, nada como uma boa pirueta ao temível e medonho happy-ending (alguem sussurrou "Braveheart"?).


11. Apóstolos de MacGyver. Qual é o herói que não sabe ligar um carro, no meio de uma fuga, mesmo sem chaves nenhumas à mão? E muitas vezes em dois ou três segundos, pois as portas essas, nunca estão trancadas. O que nos tempos do único e indestronável Angus (ou Angs segundo alguns, naquele que é um dos mistérios mais bem guardados da série) MacGyver parecia ser obra para um homem só, agora é façanha de qualquer um. Aposto que até o Francisco Louçã e o Ribeiro e Castro, para chegarem ao Governo, conseguiam "fazer faísca"!


10. Ar Semi-Condicionado. Sim, porque as condutas de ventilação servem no mundo fictício para aproximadamente setenta e oito vírgula seis porcento das mais recentes fugas míticas de Hollywood. Em "24", por exemplo, o nosso compadre Bauer já atravessou aeroportos, discotecas e a própria CTU dentro de uma. E estão sempre limpas e asseadas, de forma a não sujar as calças (que crime!) dos protagonistas. Ultimamente, estão também em moda na arte de colocar gases tóxicos em centro comerciais ("24" all over again!). Qual será o primeiro filme a apresentá-las como recanto sexual? Uwe Boll, confiamos em ti!


9. Efeito Anti-Peseiro. Sim, aposto que estão curiosos. Porque raios é chamado um dos próximos treinadores benfiquistas para este ranking? Ora bem, nada mais nada menos porque José (não o Mourinho, mas este mesmo) foi o autor da famosa máxima "pressão alta". E este cliché é caracterizado por, depois de um despedimento/suspensão, qualquer detective/inspector/policía acabar sempre por resolver o caso sozinho, de forma muito mais eficaz do que a restante esquadra unida. Sem pressão de obedecer ao patrão, sem regulamentos ou leis a respeitar. Acredita-se que o cinema veio "buscar" esta tendência a Portugal. É que sempre que qualquer ministro sai do Governo, parece sempre saber mais e melhor.

10 comentários:

André disse...

Cruzes credo! Batam três vezes na madeira...e esperemos que este José não passe de aspirante a treinador do Benfica.

Pela conduta de ar-condicionado é não esperava, mas muito bem visto.

brain-mixer disse...

À "Consequência Schwarzeneggeriana" (12) eu chamo-a de "Síndroma DiCaprio" :P
Desde The Quick and the Dead, Romeo + Juliet a Titanic, The Departed e acabando no Blood Diamond, já podem ver o que se seguirá na sua carreira...

E gostei da expressão do Peseiro ;)

Carlos M. Reis disse...

Porra Edgar, acabaste de me estragar Blood Diamond :P Seu spoiler desgraçado! Vou-te banir da minha corte :D

André, no final do ranking dou uma página com dezenas e dezenes destes cliches, que encontrei já depois de ter feito o meu próprio top (e que encontras bastantes destes que pensei, por coicidência). Essa das condutas não está lá! :) Um abraço!

triss disse...

Não percebi bem essa do DiCaprio, mas como ainda não vi o Blood Diamond... No entanto tenho que dizer que o Leo é um grande actor, mas sempre conotado com o Titanic e a carinha laroca. Cheira-me que o Blood Diamond vai ser poderosíssimo (em The Departed já foi muito bom).

Quanto aos clichés, sempre fui muito na onda e nem penso se aquilo é possível ou não. É que assim dá-me mais gozo o cinema.
É obvio que não é real, é cinema:-)
E depois o terminator é absolutamente credível, pelo menos o primeiro!

agora outra coisa, já escreveste sobre o rocky, aquela mega-tanga-revivalista?

anyway, good post knoxville:-)

brain-mixer disse...

Aiiiii, big mistake!! Peço imensa desculpa a quem ler isto... Knox, tens o meu aval para apagar aquele comentário anterior :S
Não me apercebi do que fiz quando o escrevi...

(Por falar em clichés, também já vem sendo hábito escrever spoilers em blogs de cinema)

Carlos M. Reis disse...

Triss, eu também não gosto de estar atento, e normalmente até me passam despercebidos durante o filme. No fim é que uma pessoa fica a pensar... "mas isto aconteceu mesmo? :)". E sim Terminator, tanto o primeiro como o segundo são obras gigantescas. Quanto ao Rocky, está para breve um ranking especialmente dedicado a ele :) Cumprimentos, obrigado pela visita.

Edgar, deixa tar, assim mais uns quantos se chateiam contigo e eu posso assistir ao massacre :P Um abraço!

Anónimo disse...

Os EUA são uma ditadura e o Arnold é democrata... certo... Se o meu nome fosse Edmund Blackadder diria que se a ignorância fosse símbolo de estatuto socialóide o teu cérebro era o mais fashion da blogosfera

Carlos M. Reis disse...

http://usliberals.about.com/b/a/235539.htm

http://www.belfasttelegraph.co.uk/features/article2175842.ece

E se tu comprasses o Expresso ou a Visão em vez da Revista Caras ou da VIP, percebias a razão pela qual disse que o Arnold é Democrata. A mesma razão pela qual digo que o Carrilho de Socialista tem muito pouco. Parece que afinal o cérebro mais fashion da Blogosfera não é o meu... não será o teu? Beijocas.

Flying Dutchman disse...

UUUh o Grande Knoxville a mostrar quem possui a culutura! Gostei, nao se pode tolerar que uns anónimos quaisquer venham estragar a onda positiva do CN :D
Olha acho que este ranking está de topo, mas aqui nos links nao encontro o "Só no Cinema... (IV/IV)", nao sei se ainda nao escreveste ou se te esqueceste de adicionar a tag... de qq forma, parabens novamente!
Um abraço

Carlos M. Reis disse...

Não encontras... porque nunca cheguei a acabar isto ;( Mas em tua honra, leitor nº1 deste blogue, vou tentar acabar isto no próximo fim-de-semana, se tiver algum tempinho ;) Combinado? Um grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...