domingo, junho 03, 2007

Conjecturas e Suposições sobre Perdidos

No passado dia 29 de Maio, levantei perante vós algumas das questões sem resposta que o final da terceira temporada de "Lost" destinou à imensa legião de fanáticos da série de culto televisiva. Chegou a altura de deixar as minhas presunções sobre cada um dos tópicos que lancei, acrescentando ainda um novo, que foi abordado na discussão que se gerou no espaço reservado aos comentários. Desta forma:

A) As várias referências que Jack forma sobre o seu pai, ao longo do flashforward, parecem indicar que ele está vivo. Sim ou Não?
Parece-me que seriam atitudes meramente retóricas por parte de Jack. No entanto, todos certamente se recordam que Jack já encontrou o caixão do pai na ilha e este estava... vazio. Será que foi a morte simulada do pai, que contribuiu para a loucura do filho? Pouco provavél, mas com os argumentistas de Perdidos, nada é certo.

B) De quem seria o velório?
Creio que existem duas saídas possíveis: o Ben, que por ter vivido toda a sua vida na ilha, não tinha ninguém (explica a afluência ao velório) nem nada no "mundo exterior" e, como tal, não aguentou a pressão e suicidou-se; ou então uma personagem que ainda não nos foi apresentada.

C) A Danielle será a Annie (rapariga dos flashbacks do Ben)?
Sim. Nada nos diz que o que Danielle contou aos "Losties" sobre a sua história na ilha é verdade. Nas gravações, a mesma afirma: "Estão todos mortos, estão todos mortos!". Acredito que se refira aos seus antigos colegas da Dharma, que foram "massacrados" por Ben, e que este, devido à sua paixão por Danielle, a avisou e deixou fugir a tempo.

D) A morte do Charlie era evitável?
A morte era evitável, mas sinto que Charlie queria mesmo morrer, de forma a que as premonições de Desmond se realizassem, e a Claire o filho fossem salvos. Ao bom estilo de "Donnie Darko". No entanto, tudo pareceu demasiado forçado, o que pode ser facilmente explicado pelo desejo de Dominic Monaghan de abandonar a série, para se poder dedicar aos filmes. Como uma das personagens menos predilectas por estes lados, e apesar da morte memorável, não deixa saudades.

E) Afinal, quem é a Naomi?
A Naomi deve pertencer à Dharma. Devido à estação sub-aquática e ao bloqueio de comunicações, a Dharma não conseguia encontrar a ilha. E eles querem voltar lá a todo o custo.

F) Será que Mikhail sobreviveu à granada?
Sim. Não morreu na vedação electromagnética, não morreu com um arpão que o trespassou lado a lado e aquela pala de pirata a tapar feridas de guerra mostra que já passou por muito mais. Ele sim, pode ter sido um dos tripulantes do navio Black Rock, sendo assim, imortal. A confirmar, certamente, nos primeiros episódios da quarta temporada.

G) Os Flashforwards irão continuar na Quarta Temporada?
Sim. Os argumentistas certamente não irão dispensar um recurso tão forte e poderoso de manipulação da intriga. Apesar disso, julgo que o seu uso será moderado, até porque é um instrumento mais de revelação do que de enredo. Aposto em quatro ou cinco episódios da quarta temporada com o recurso aos flashforwards.

H) O que será o "Templo", elemento que Ben refere antes de partir para a Torre?
Tenho esperanças que seja algo relacionado com aquela estátua pedestal de quadro dedos.

A questão que foi levantada nos comentários, estava relacionada com a pretensa imortalidade de Richard, que aparece no flashback de Ben, enquanto este era uma criança, e que nos dias que correm, aparenta a mesma idade. A única explicação que vejo, é uma história similar à de Mikhail. E daí...

De resto, parece-me que a série caminha a passos largos para dois acontecimentos inevitáveis: o confronto final entre Locke e Jack, e a vitória (seja ela de que tipo for) de Locke sobre Ben. Tudo bem por mim, desde que Sawyer - e o seu mau feitio - e Hugo - com a sua VW hippie - continuem a espalhar magia. Em 2008, teremos mais. Mais do mesmo, esperemos!

10 comentários:

André disse...

...e continuamos todos na mesma!!! Só de imaginar o tempo que ainda temos pela frente para ver os mistérios resolvidos. Raios parta os produtores e a sua imaginação :p

Carlos M. Reis disse...

É não pensar nisso André. Até porque depois ainda levamos com uma desilusão, se as expectativas forem demasiado altas. Um abraço!

Anónimo disse...

Boas Knoxville
Finalmente alguém que corrobora a minha teoria do funeral ser do Ben...
Já a Danielle ser a Annie já me parece demasiado rebuscado. Mas como tu dizes e bem, em Lost nunca se sabe mesmo. Alias espero com impaciência uma cena em Lost em que apareça um porco a andar de bicicleta!

Saudações!

http://osnovospornografos.blogs.sapo.pt

Carlos M. Reis disse...

Cara Lídia, antes de mais bem-vinda a este humilde recanto. Espero contar consigo mais vezes. Quanto à cena do Porco, ainda se fosse de Helicóptero acreditava, agora de bicicleta não :P

Cumprimentos!

brain-mixer disse...

As tuas teorias têm piada, algumas com fundamento (A da Naomi é a que me parece ser a mais plausivel). Mas agora esperar até Fevereiro??? Uii!

Carlos M. Reis disse...

Quem espera sempre alcança caro Edgar (ou então não, e quem espera desespera :P) Um abraço!

Anónimo disse...

Gostei da ideia em relação à Danielle e ja tou mais inclinado para a tua teoria ;) ainda nao tou é mt convencido em relacao aos flashforwards, n sei até que ponto serao verdadeiros... abraço!

Carlos M. Reis disse...

Eu julgo que serão, senão perdia todo o sentido o uso dos mesmos. E a genialidade da ideia valeria zero.

Um abraço Marisa Cruz :P

Anónimo disse...

"lançei"? Ensina-se na primária que nunca se utiliza um "ç" antes de um "e" ou de um "i".

Carlos M. Reis disse...

Tem toda a razão pirilito. Que pontapé na gramática. Apesar de saber, devo ter confundido com lançai. As minhas desculpas pela sua professora da primária ter sido melhor que a minha. Tentarei não cometar tal gaffe da próxima vez. Cumprimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...