segunda-feira, julho 16, 2007

Harry Potter and the Order of the Phoenix (2007)

Em “Harry Potter e a Ordem da Fénix”, Harry regressa a Hogwarts pela quinta vez e descobre que o Ministério da Magia não acredita no seu encontro com Lord Voldemort, montando um estratagema complexo de desconfiança e armadilhas em relação a este e a Dumbledore, o velho e sábio reitor. Com a nomeação traiçoeira de Dolores Umbridge para professora de "Defesa Contra as Artes Negras", o Ministro Cornelius consegue controlar tudo o que ocorre na Escola e continuar com o seu pérfido esquema. Sinopse à David Yates: Harry regressa a Hogwarts. Ninguém confia nele. Dolores Umbridge, protegida do Ministério, é nomeada professora. Harry organiza um grupo de "soldados" e trata do assunto. Ou como em mais de duas horas, conseguir aprofundar minuciosamente pormenores e detalhes sem importância para o desenrolar da história e deixar à imaginação do espectador o que realmente interessa. Nunca 130 minutos de filme pareceram tão curtos.

Filmado em "piloto automático", o maior trunfo de "Harry Potter and the Order of the Phoenix" acaba por ser Imelda Staunton, mais do que Radcliffe, Fiennes ou do que a própria história e/ou magia inerente. Sem garra nem densidade dramática suficientemente consistente, podemos considerar que a aposta extremamente arriscada em David Yates, realizador sem provas dadas na indústria, saiu furada. É verdade que suceder a "Harry Potter e o Cálice do Fogo", sem dúvida alguma o mais satisfatório filme da "ainda por terminar" saga do jovem mágico, não era tarefa dócil, mas transformar o melhor livro da fábula de J.K.Rowling - segundo os fãs literários - num conto sem paixão, que não inova em nenhuma vertente e que não agarra o espectador ao lugar, apesar de todos os efeitos especiais que a trama permite, é perversamente desgostoso.

Além disto tudo, temos ainda um elenco que oscila entre o fantástico e o irregular. Se Oldman, Isaacs, Evanna Lynch e Emma Watson cumprem perfeitamente o que lhes é pedido, já Radcliffe parece perder o seu encanto especial com a idade, descendo a um nível banal, onde o seu charme, autoridade e recursos não parecem ser suficientes para o papel. E Fiennes? Alguém notava alguma diferença na eloquência da narrativa se fosse Vin Diesel ou Van Damme no seu lugar? Tanto talento para um papel tão limitado, apesar da sua influência fulcral. É pena que o exemplo de Fiennes seja aplicável a este quinto capítulo cinematográfico em geral: o que não falta em matéria-prima ou mão-de-obra a Yates, escasseia em dedicação, paixão e talento do realizador em criar algo diferente ou arrebatador. E já só restam duas oportunidades...

27 comentários:

brain-mixer disse...

Mas tu ainda vais ver o Harry Potter ao cinema?! LOL

Anónimo disse...

brain, mas claro que se vai ver. É como não ir ver o quarteto fantástico, embora já saibas que vai ser uma ganda banhada!

Anónimo disse...

Por acaso concordo com o brain... Se fosse o primeiro harry potter ou até mesmo o segundo ainda se conpreende... mas o 5??? Não vale o dinheiro...

Carlos M. Reis disse...

Por mera curiosidade, por acaso foi o primeiro Harry Potter que fui ver ao cinema. Só recentemente vi os quatro anteriores filmes em DVD (por culpa da namorada), e não tive escapatória neste quinto. Mas para ser honesto, tinha algumas esperanças, após ter visto o melhor filme da saga, o quarto. Saíram frustradas.

Cumprimentos Filipe, Ricardo e Edgar.

Dark Electronic disse...

Eu vi todos no cinema (shame)

Mas este 5º tem um editing tããão mau!! Ufff..só vale mesmo a batalha final, que tá espectacular.

Gonçalo Trindade disse...

Fui ver até agora todos os filmes ao cinema, e não me arrependo. Fui hoje ver o quinto filme, e foi dinheiro bem gasto. Tendo em conta que é o pior livro da saga (um bom livro ainda assim, mas simplesmente creio que a Rowling exagerou um pouco com o teenage drama, e o livro tem no geral coisas que simplesmente não eram necessárias), fizeram um bom trabalho. E o filme, no geral, é bastante agradável. Os filmes são bons (quer dizer... o primeiro e o segundo são engraçadinhos, o terceiro considero simplesmente mau, o quarto é bastante bom, e o quinto, apesar de não ser tão bom como o que o precedeu, consegue ainda assim manter um bom nível de qualidade) e creio, muito honestamente, que esta saga merece toda a legião de fãs que tem.

E a minha cópia do último livro já a tenho reservada! No sábado lá estarei eu, desejoso por ter nas mãos o último capítulo daquela que é uma das mais belas sagas literárias que já li (e jamais lerei, possivelmente) até hoje.

Grande abraço, Knox!

Bracken disse...

Ainda n vi o filme, mas fiquei contente por confirmares aquilo que já esperava: a espantosa Imelda Staunton brilha.
Abraço,
Bracken

Carlos M. Reis disse...

Dark, sim essa é outra. A montagem é desastrosa. Um abraço!

Gonçalo, és como a minha namorada entáo. Também já reservou o livro na FNAC. É curiso que pensei que este era unanimamente considerado o melhor livro da saga. Pelos vistos estava enganado. Um abraço Gonçalo!

Bracken, está mais do que confirmado. Um abraço!

Anónimo disse...

tb já tenho a reserva. Sexta feira à meia noite vou buscar. E o melhor filme é o 3º.

Anónimo disse...

Engraçado, eu tenho uma opinião contrária. Para mim, de todos os filmes que vi até agora, considero este o melhor. O primeiro, segundo e quarto desiludiram-me imenso, especialmente o quarto, que é o meu livro favorito da série até agora. O terceiro não vi, por isso não comento.

Também não concordo ao nível dos actores: o Radcliffe até pode já nem er aspecto de 15 anos, mas sinceramente a Emma Watson está cafa vez pior. Ela não consegue encarnar a Hermione, e todas as suas falas parecem forçadas.

Mas enfim... os filmes são só para passar o tempo, o que interessa é que 6a feira lá estarei para comprar o último livro. :)

Joana disse...

vi-o esta tarde... nem desgostei...
mas visto q sou fã da saga : P
n conta
(apesar d nunca ter lido os livros)

C. disse...

Não tenho qualquer vergonha, nem problema, nem receio que abale a minha cinefilia ou a ideia que os outros fazem da minha cinefilia.

Com isto esclarecido, eu vi os 5 filmes no cinema, este 5º até o vi umas 2 ou 3 semanas antes em trabalho.

Continuo a considerar o 3º o melhor filme até agora, o único com ideias de cinema. Quanto ao 5º, não é propriamente arrebatador, mas dou-lhe o desconto de ser um filme intermédio tal como o livro também o é. Uma preparação para os dois últimos (e espero, melhores) filmes da série.

triss disse...

Todos os filmes da saga Harry Potter são de uma palidez e desinteresse aterradores quando comparados com os livros.

Infelizmente este último também não foge á regra. E a minha maior desilusão foi a personagem Dolores Umbridge, que é uma escuteira comparada com a personagem literária...

E para mim o melhor livro o 6º "Harry Potter and the Half Blood Prince", e neste fim de semana lá estarei a comprar o sétimo e último capítulo! :-)

Carlos M. Reis disse...

Ricardo, para mim é o quarto, mas pelos vistos o terceiro tem mais apoiantes aqui nos meus caros visitantes ;) Um abraço!

Tvfiles, o Radcliffe, a meu ver, perdeu o seu encanto especial para o papel com a idade. É normal, teria acontecido o mesmo com qualquer um. Com ele, notou-se imenso. Um abraço!

Joana, claro que conta :) Beijinhos.

Wasted, bons olhos a vejam :) Beijinhos.

Triss, nunca li os livros, mas julgo que essa ideia está generalizada. E é normal. Segundo Syd Field, um dos mais aceites professores de escrita de cinema, cada minuto equivale a uma página de livro/argumento. Se cada livro de Harry Potter tem 500 ou 600 páginas (ou mais mesmo), e os filmes 120 a 150 minutos, é normal que fique muita coisa atrás. Triste é, quando se nota tão facilmente como neste quinto filme. Beijinhos :)

Anónimo disse...

Eu nunca achei que o Radcliffe encarnasse bem o papel, mas comparado com a Emma Watson, acho que ainda é mais credível.

E tens razão, geralmente é difícil conseguir adaptar toda a história, mas neste filme notam-se cortes bem grandes. Lembro-me de, num momento, ter notado a falta de umas 200 páginas... o que é dizer muito visto que tinha lido o livro apenas uma vez há uns bons 4 anos.

Agora que acabei de o reler, parece-me que houve ali um erro crasso que será difícil de reparar, caso aconteça o que me parece que vai contecer neste último livro. Mas a ver vamos.

Por mais que as pessoas digam mal deste hype, da autora, por mais que digam que estes são apenas livros de crianças, eu recomendo sempre que experimentem ler. Os livros têm muito mais do que cenas de acção mal desempenhadas, há uma história que merece ser lida.

Experimentem os livros que não se arrependem. :)

Carlos M. Reis disse...

Eu não li os livros, logo não conheço a personagem Hermione fora dos filmes. Mas como leigo bibliográfico, olho para Emma Watson como uma boa actriz no papel.

E sim, neste filme nota-se imenso que ficaram partes e partes por contar. Seja na relação amorosa de Harry, ou no final onde ficam por esclarecer n coisas que se passaram. Enfim, esperemos por melhores tempos.

Um abraço!

Anónimo disse...

LOL
A relação amorosa do Harry também fica por explicar no livro. Mas ninguém sente pena, porque para dizer a verdade, foi uma das coisas mais chatas no livro 5. ;)

Anónimo disse...

Gostei moderadamente, não me parece um desastre e até acho que é capaz de ser o melhor da saga. Concordo que ainda não saiu daqui nenhum grande filme.

Carlos M. Reis disse...

Aqui fica um link interessante sobre as discutidas diferenças: http://en.wikipedia.org/wiki/Differences_between_book_and_film_versions_of_Harry_Potter_and_the_Order_of_the_Phoenix

Cumprimentos Syrin e Gonn!

Anónimo disse...

Concordo completamente com a wasted (Na parte do 3º filme), embora ache este um muito mau filme. Quanto aos próximos dois, creio que será bem mais facil conhecendo o final da história...

Carlos M. Reis disse...

Alguns rumores indicam que o DVD do filme vai ter mais 40 minutos de fita do que a versão que saiu para os cinemas. Esperemos bem que sim!

Anónimo disse...

visitem: http://www.harrypotternewspaper.blogspot.com/

Anónimo disse...

Para quem lê os livros, não pode achar os filmes algo mais que banais.

Nunca gostei sequer dos actores principais escolhidos, para mim o único bem escolhido e ainda me chamam maluco, foi o gajo para o papel de ron.

Carlos M. Reis disse...

A minha namorada diz o mesmo, que o Ron foi o único bem escolhido, apesar de ela também gostar bastante dos filmes.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Harry Potter e a Ordem da Fénix perdeu, para mim, em três factores
- a relação cho/harry está muito pouco desenvolvida.
- draco malfoy está demasiado acriançado visto que no proximo livro/filme tem dos papeis mais importantes e adultos. a mudança vai suar estranha...
- a morte do quidditch.
Contudo, para mim, que sigo a leitura destes livros a alguns anos, penso que de filme para filme tende sempre a melhorar. Sendo este o livro mais extenso da série é dificil aceitar certos cortes que apareceram mas pondo-me do lado do espectador nao leitor sao concordo que tenha sido melhor assim.
Quanto aos dois primeiros filmes, sinceramente, mereciam um re make.

Carlos M. Reis disse...

Remake? Só daqui a 30 anos, para ganhar mais uns trocos ;)

Anónimo disse...

muito fraco...
início muito atribulado e confuso...
personagens como as de gary oldman e alan rickman demasiado secundárias
daniel radcliffe está cada vez mais mau actor com o passar dos filmes
chega a ser ridículo
mesmo muito fraco

abraço knox

JB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...