segunda-feira, novembro 12, 2007

One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)

Adaptação cinematográfica do livro escrito por Ken Kesey enquanto trabalhava num Hospital de Veteranos, "Voando Sobre um Ninho de Cucos" narra a história de um maganão com um espírito indomável - o monstruoso Jack Nicholson - que acaba, devido a um assalto que correu para o torto, prisioneiro de um hospital mental do estado. Demasiado teimoso para aceitar a tortura diária de ser mais um louco entre loucos, o seu espírito rebelde vai provocar roturas nas rotinas da instituição, o que deixará a ríspida e irascível enfermeira Ratched - a galardoada Louise Fletcher -, bem como os seus novos companheiros, numa azáfama que irá mudar as suas vidas.

"One Flew Over the Cuckoo's Nest" é tão irónico como dramático, tão enternecedor como controverso. Obra-prima máxima da sétima arte, conquistou os cinco mais importantes Óscares da Academia, numa odisseia rara e singular de dezenas de outras menções, que o comprovaram como um dos all-time favorites tanto da crítica, como do público. Repleto de personagens caprichosas e assimétricas, interpretadas na perfeição por um elenco na altura anónimo - com excepção do então já consagrado Nicholson -, que contava, entre outros, com as prestações de Danny DeVito ou Christopher Lloyd, a fita de culto do realizador checo Milos Forman triunfa de forma excelsa e portentosa em todos os pormenores artísticos e técnicos que constrói e aborda. Tudo envolto numa simplicidade poética que merece ser deliciada pelo menos uma vez na vida.

10 comentários:

Anónimo disse...

Uma observação supérflua: o primeiro filme a conquistar os cinco principais Oscares foi aquele do Capra (agora não me lembro do nome).

Anónimo disse...

Puxa, só faltou falar da megera e uma das eterna vilãs do cinema, enfermeira Ratched, interpretada de forma magistral e merecidamente levou seu Oscar, Louise Fletcher (que or sinal nunca mais apareceu depois do Oscar, a não ser em paíessem importância alguma...)

Carlos M. Reis disse...

Bbbrown, falas do It's a Wonderful Life, julgo eu. Venceu cinco, é verdade, mas não os cinco principais como "One Flew Over the Cuckoo's Nest". Por cinco principais entendo: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal e Melhor Argumento. Um abraço.

Felipe, tive quase a fazer um parágrafozinho só para falar de Louise, Jack e restantes maluquinhos, mas para estes filmes de culto que já tudo foi dito, achei que ficava melhor uma apreciação mais curta, que apenas fizesse com que algum "desgraçado!" que não tenha visto o filme, trate disso rapidamente ;) Um abraço.

Loot disse...

O ano passado ofereceram-me a edição de coleccionador versão Polaca, um espetáculo :)
Belo filme.


Abraço

Anónimo disse...

Se fosse o It's a Wonderful Life eu tinha-me lembrado do nome :)

Desculpa lá estar a insistir em algo que no fundo não tem grande interesse, mas uma visita ao IMDb revela que o filme que eu estava a falar é o It Happened One Night.

Carlos M. Reis disse...

_loot_, também tenho a edição de colecionador, mas portuguesa ;) Um abraço.

BBrown, pois imaginei que sim mas em caso de dúvida... heheh ;) Tens toda a razão, fui enganado pela contra capa do DVD que tenho cá em casa. As minhas desculpas. Um abraço!

C. disse...

Só 3 filmes venceram os 5 óscares principais: "It Happened One Night", "One Flew..." e "The Silence of the Lambs" ;)

Quanto a "One Flew", é um grande filme principalmente nas interpretações!

Cataclismo Cerebral disse...

Eu acho que o argumento do filme é poderoso: a rebelião contra uma autoridade injusta e implacável. Depois temos as interpretações de alto nível. Adoro também que a atitude da personagem do Jack inspire os outros a tomar decisões e acções - como se vê no final. Nem sempre se pode vencer, mas alguém continuará a batalhar e nunca baixará os braços (outro dos grandes lemas desta obra intemporal) :)

Abraço

She was anouk disse...

Sim knox e acho muito bem que tenhas feito a crítica nem que seja para "que algum "desgraçado!" que não tenha visto o filme, trate disso rapidamente" :)
Vi-o era muito nova, por isso já ultimamente é um dos filmes que me tem vindo à cabeça a gritar "REVÊ-ME!". Tenho de ver se trato disso!

Beijinhos :)

Carlos M. Reis disse...

Wasted Blues ;)

Cataclismo, word by word, a terminar num mais do que adequado "intemporal"! Um forte abraço!

Fes :) "Revê-me!" "Revê-me!" "Revê-me!" "Revê-me!" "Revê-me!" "Revê-me!" ... Hehehe. Beijinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...