quinta-feira, novembro 15, 2007

Quando a pirataria é motivo de regozijo!

"My name is Eric D. Wilkinson and I am the producer of a small independent film called “Jerome Bixby’s The Man From Earth”. I am sending you this email after realizing that our website has had nearly 23,000 hits in the last 12 days, much of it coming from your website. In addition, our trailer, both on the http://www.manfromearth.com/ site and other sites like YouTube, MySpace and AOL has been watched nearly 20,000 times AND what’s most impressive is our ranking on IMDb went from being the 11,235th most popular movie, to the 5th most popular movie in 2 weeks (we are also the #1 independent film on IMDb & the #1 science fiction film on IMDb). How did this all happen? Two words: Torrent / File Sharing sites (well, four words and a slash). (...) Am I upset… surprisingly no. Thanks to everyone who has downloaded this torrrent and watched the film, our awareness level is through the roof. For that I say, “THANK YOU”! What you guys have done here is nothing short of amazing. In the future, I will not complain about file sharing. YOU HAVE HELPED PUT THIS LITTLE MOVIE ON THE MAP!!!! When I make my next picture, I just may upload the movie on the net myself!"

Fonte: http://www.rlslog.net/piracy-isnt-that-bad-and-they-know-it/

11 comentários:

Loot disse...

Uma história engraçada e que faz todo o sentido, o problema é que a pirataria é boa quando não se é conhecido e má quando se passa a ser conhecido, enfim...

Carlos M. Reis disse...

De acordo. Mas não deixa de ser engraçado que um produtor o afirme deste modo, sem qualquer pudor. Talvez um dia suba na vida e isso se vire contra ele ;) Um abraço.

She was anouk disse...

Há muito que se lhe diga acerca da pirataria, mas ainda assim creio que não é certo que se faça. Mas no entanto tenho também de admitir que o triste é existirem DVDs a 20 euros no mercado nacional, quando lá fora a maioria se encontra sensivelmente entre 5 e no máximo dos máximos 15 dólares, e bem sabemos como isso é ainda menos euros. Não compro tantos DVDs quantos queria por isso mesmo. Se há muito pessoal que já nem vai ao cinema como é que eles esperam vender com esses preços? Eis a razão desse problema que tem afectado tanto os lucros de artistas, porque não acredito que uma pessoa prefira ter um filme copiado da internet, com metade da qualidade, com uma label a dizer DVD-R e uma capa imprimida com uma impressora normal na prateleira em vez de ter uma edição especial de dois CDS, ou mesmo só de um original. Não, não me cheira.

Mas sim é mesmo curioso, muitas vezes como tu disseste knox o caso muda de figura quando o que dissemos nos começa a incomodar inversamente. Bom post! :)

Beijinhos ;)

Carlos M. Reis disse...

Obrigado Fes. Eu dos meus quase 100 DVD's de filmes, só 2 ou 3 custaram mais do que 15 euros. Recuso-me a pagar mais do que 10 euros por um filme, por muito que goste dele por algumas razões:

- encontro quase sempre mais barato na DVDgo.com, e fazem várias vezes durante o ano portes grátis;

- passado dois ou três meses, encontramos sempre esses mesmos filmes a 10 euros, para esgotar stock em excesso;

- Não pago 20 euros para um formato que provavelmente daqui a 10/15 anos estará como o VHS está agora.

- 3/4 da minha colecção foram filmes que comprei depois de os ter visto. É mesmo no sentido de colecção.

- Não vou ao BES nem tenho Pais Ricos ;) Etc Etc..

Beijinhos!

brain-mixer disse...

Quanto a DVD's originais, tenho muitos deles comprados em 2ª mão em muito bom estado! Ou então belas promoções a que eu vou pondo o olho... Já novidades, acho um escândalo ver Spiderman 3 e Fantastic Four 2 a 23 euros a edição especial...... :|

Quanto a este "Man from Earth", eu já saquei há dias :P Falta-me ver!

Anónimo disse...

Interessante.As pessoas têm de começar a ver que a pirataria não é um mau investimento.
Outro exemplo: a criadora de Weeds, uma das comédias de maior sucesso da Showtime americana, disponibilizou os primeiros 4 episódios da 3a temporada da série na net algumas semanas antes da série começar nos EUA. Razão apontada: chamar a atenção dos fãs, e de outros que ainda não conheciam a série, para aumentar as vendas de dvds e a audiência dos episódios na televisão.
Quando os próprios autores e criadores começam a pensar assim, mostram que percebem que este é um mercado muito importante.
Quanto a mim, não compro tantos dvds quantos gostaria, pelas razões já apontadas ($$), mas há muitas séries que estão agora na minha prateleira graças às "fontes alternativas", que me deram a conhecer grandes obras. :)

Carlos M. Reis disse...

Edgar, então depois diz qq coisa aqui, para saber se vale a pena ir "procurá-lo" ;) Um abraço!

Syrin, nem mais. Quase todos terão certamente DVD's na prateleira de filmes que descobriram através da Internet. Para não falar que a Portugal só chega quase sempre o que é comercial. Beijinhos.

Anónimo disse...

A pirataria só interessa quando é para projectar o produto...

Carlos M. Reis disse...

Não sei se será tão linear assim, mas é sem dúvida a principal razão. Cumprimentos.

Joana disse...

Só hoje é que vi este post,e commo acho que em assuntos pertinentes mais vale tarde que nunca, cá vai! Vocês não gostariam de um dia ir com a vossa pen (iPod ou PSP) a uma fanc ou qualquer sitio do genero e ter à vossa disposição uma grande, enorme, colossal lista de filmes à espera de ser descarregados por 3 ou 4 euros!?!? Eu acho que seria bom para ambas as partes. Tanto ganhavam as produtoras com a redução de custos de gravação, impressao e distribuição como ganhavam os fâs, obtendo filmes da mais alta qualidade por preços muito inferiores! Eu sei que provavelmente nao descobri a polvora, mas tenho a forte convicção de que se o fizessem a pirataria diminuiria... Porque com preços tão irrisórios ninguém iria optar por ver os filmes ou séries com menos qualidade. E este método tanto funcionaria para as grandes produções como para filmes de baixo orçamento...Espero impacientemente por esse dia...

Carlos M. Reis disse...

Ora ai está uma ideia que nunca tinha pensado nem lido em lado algum. E, vendo bem as coisas, seria uma excelente opção. Será que o dia chegará alguma vez? Excelente comentário Joana, valeu mesmo mais tarde do que nunca ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...