quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira

Sinopse Oficial: "Boca do Inferno é uma composição de peças humorísticas com a assinatura inconfundível de Ricardo Araújo Pereira. Das crónicas que pervertem os assuntos mais banais às que colocam na berlinda políticos de ponta, o traço comum é uma ironia certeira, um olhar sempre inesperado, que nos surpreende de cada vez que julgamos nada mais haver para inventar. No Posfácio Relativamente Interessantíssimo, de Manuel Rosado Baptista, pode ler-se: "Falar deste conjunto de crónicas de Ricardo de Araújo Pereira é, acima de tudo, perder tempo. Nada se poderá dizer delas que o leitor não descubra logo à primeira leitura - ou ainda antes. No entanto, poucas coisas serão mais estimulantes para os ociosos do que uma tarefa fácil."

Ricardo Araújo Pereira é o Mourinho do humor, da critíca social e da maledicência política. Perdão, correcto seria afirmar que José Mourinho é que é o Ricardo Araújo Pereira do futebol. Se tivesse que confiar nas capacidades de um indivíduo, devidamente reconhecidas pela lei, para exercer direitos e assumir obrigações perante, e em nome do povo português, Ricardo seria o meu eleito. Exagerado? Não. Um pouco. Talvez. Claro. Sim, ao ponto de certificar uma ida à Avenida do Brasil. De qualquer das formas, mantenho-o. O seu carácter consistente, a consciência do "eu" no meio do "nós", a sua "boca infernal", a capacidade de enfrentar o desafio, a provocação e o inesperado... será mesmo preciso continuar? Não o admiro nem contemplo pelos Gato Fedorento, obra e produto do seu espiríto insurgente, - sem qualquer desprimor para os seus colegas - e que marca uma transição que tardava no panorama humorístico nacional, mas que mesmo assim sempre considerei ser nada mais do que uma pequena e quase insensível amostra do potencial de RAP. Com "Boca do Inferno", denominação honorífica das suas crónicas semanais na revista Visão, que podem ser lidas e relidas neste livro que reúne considerável parte delas, Ricardo dá as primeiras passadas para o reconhecimento inequívoco que lhe será feito, daqui a duas décadas ou três, como um dos prazenteiros mais portentosos que este país alguma vez viu. E porque este ainda é um blogue de cinema, acho que fica bem terminar afirmando que Ricardo é... Uma Mente Brilhante.

16 comentários:

Anónimo disse...

É uma mente brilhante sem dúvida, mas é do Bloco de Esquerda, cujos "anseios" políticos não são os meus! Não fosse e seria sim uma interessante solução. Assim sendo, não passa de uma pequena lufada de ar fresco que acaba por não refrescar!

André disse...

Por sinal é o livro que tou a devorar no momento. E quando digo devorar é comer páginas pois só numa semana já o tou quase a acabar. O que na minha escala de rapidez de leitura é bastante rápido :)

Já agora aproveito o post sobre um livro para te desafiar a fazer um post ou apenas um comentário sobre a Graphic Novel Watchmen que no próximo ano estará por aí nas telas. Foi a minha leitura antes do RAP e fiquei deveras impressionado.
Abraço

Loot disse...

Tenho-o cá em casa em lista de espera para ler, li alguns dos seus textos na Visão eram muito bons.

André Watchmen é GENIAL, arrisco-me a dizer que é das melhores novelas gráficas da história.

José Quintela Soares disse...

Do melhor que há neste país medíocre e desinspirado.

Carlos M. Reis disse...

Sou apartidário, não ligo a partidos nem filiações políticas, mas sim às pessoas, ao que pensam, ao que dizem e ao que defendem. Hoje em dia, as flutuações são tantas que o partido não passa de um rótulo que serve unicamente para suportar qualquer candidatura e amealhar uns votos valentes, por maior que seja a besta. Um abraço Ricardo.

André, somos dois. Tem sido às 30, 40, 50 páginas de cada vez, quando me vou deitar. Começei esta Terça-Feira e, amanhã ou Sábado já o devo ter terminado. E só tenho tempo para o ler mesmo à noite. Quanto ao WM, confesso que não sou grande apreciador de Graphic Novels. É uma questão de hábito, e nunca o tive. Mas... quem sabe? ;) Um abraço!

_Loot_, that good? ;) Um abraço!

José, touché ;)

Loot disse...

Knox: That good?
Loot: Even better

é assim tão boa :)

Abraço

Carlos M. Reis disse...

Chatos! Vou ter que gastar dinheiro? ;) Um abraço!

joaorsilva disse...

Ofereceram-me o livro (autografado!!) no Natal. Ver se o começo a ler... :-..

Carlos M. Reis disse...

Edge, se quiseres trocar pelo meu livro, mais uns 5 euros, temos negócio :P Um abraço.

Anónimo disse...

Quem é de esquerda não é para amealhar votos. Quem é de esquerda e uma esquerda bem vincada, não tem necessidade dos mesmos, porque o que vinga é sempre os centros... qualquer coisa. Não se pode dissociar a linha de pensamento esquerdista, da sua pessoa. Se RAP é hoje uma voz do contra e principalmente a voz do basta, Paulo Portas foi-lo também enquanto à frente de um dos mais conceituados jornais de então. A cura deste país ou está no sonho idílico que todos um dia estejamos conscientes do próximo e das necessidades desse, ou temos nova ditadura, seja ela de esquerda com um RAM ou de direita com um PP... qualquer um deles é inteligente demais para estar no poder, logo um perigo à minha liberdade.

André disse...

Concordo com o _Loot_ é mesmo genial. Eu também desde puto que não costumo ler graphic Novels ou BD mas tinha ouvido falar tanto de WM que tive que ler. Posso dizer que a história, os pormenores em cada página, cada quadradinho são deliciosos e estão de tal forma bem interligados que não me admira que esta seja considerada a maior Graphic Novel de sempre. Fiquei com uma enorme vontade de adquirir mais umas quantas do Alan Moore. Um senão...os objectos com valor normalmente não são baratos :)

Anónimo disse...

tb o ando a ler :)
acho-o bastante estimulante e descontraído

cumprimentos

Carlos M. Reis disse...

Ricardo, contra factos não há argumentos, e no campo das ciências políticas, sou um zero... à esquerda ;) O melhor é mesmo ficar por aqui, enquanto não me humilhaste por aí além ;) Um abraço!

André, e as gravações do filme já terminaram. Apesar dos elogios à BD, acho que vou ir às escuras para o filme. Tem mais piada ;) Um abraço.

Joana ;) Cumprimentos.

Anónimo disse...

Inteligente resposta... massajas-me o ego, sem alongares uma discussão desnecessária... hmmmmm! Um abraço! :D

Carlos M. Reis disse...

;) Um abraço Ricardo!

Anónimo disse...

Já li os dois livros, e são os dois muitos bons, sou uma grande fã do gato fedorento e espero que já estejam a escrever o 3 livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...