sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Óscares 2008 - 6 Ausências Que NÃO Merecem Perdão!


Para começar, "The Simpsons Movie" na categoria de Melhor Filme Animado. Não é nenhuma obra-prima mas é entretenimento por excelência. E conseguiu manter-se na gaveta por quase vinte anos. De seguida, a não nomeação de David Cronenberg para Melhor Realizador por "Eastern Promises". É o que dá ser canadiano! Depois, ainda estou para perceber como é que Eddie Vedder não conseguiu ter uma única nomeação para Melhor Música, ou mesmo para Melhor Banda Sonora, com o seu trabalho em "Into the Wild". E por falar em "Into the Wild"... onde é que foi parar a nomeação para Melhor Filme? Ah... pois... esse anti-Bush do Sean Penn! Para terminar, as duas não-presenças que não encontro qualquer tipo de explicação que não a força dos lobbies na Academia: onde raios é que ficaram guardadas as nomeações de Melhor Actor Principal para Josh Brolin ("No Country for Old Men") e de Melhor Actriz Principal para Angelina Jolie ("A Mighty Heart")?

Escapou-me algum?

22 comentários:

Anónimo disse...

Não poderia concordar mais Knox!
O Into Thw Wild merecia muito mais nomeações. E quanto ao Cronenberg... enfim sem comentários!

Em relação aos dois últimos não posso comentar porque ainda não vi mas os outros concordo plenamente contigo.

Se falta algum? Hum... talvez Christian Bale por Rescue Dawn; alguma nomeação para QUALQUER categoria por Stranger Than Fiction;...

Abraço!

João Gaspar disse...

subscrevo-te por inteiro. a falta dos simpsons e do eddie vedder é gritante.

abraço.

Anónimo disse...

Assim de repente, vejo que te falta aí um (ou melhor, 3) que toda a gente comenta que devia estar nomeado, mas que ainda não vi e por isso não sei se merecem se não: Sweeney Todd, Tim Burton e Helena Bonham Carter.

Loot disse...

Como não vi os filmes todos, não posso comentar a sério, mas especulando um pouco, a categoria de melhor actor principal está muito pesada, não sei se Josh Brolin merecia estar lá em comparação com os restantes, agora vi o Into the Wild e Emile Hirsh também merecia esta nomeação, mas lá está até agora dos nomeados só vi Johnny Depp e Viggo Mortensen, e estão muito bem também. Daniel Day Lewis ainda não vi mas nunca duvido deste senhor.

Cronemberg foi muito provavelmente uma das maiores injustiças, e Into the Wild merecia mais nomeações, além de actor principal (não me cansod e dizer o quanto emile Hirsh está fabuloso), melhor filme e melhor canção/banda sonora.

Abraço

Cataclismo Cerebral disse...

Concrodo com todas as tuas "dúvidas". Principalmente no que se refere ao pouco destaque dado ao "Into The Wild"! Já nem falo da ausência da Jodie Foster...

Abraço!

Anónimo disse...

Paul Dano, de caras.

Carlos M. Reis disse...

Simão, não vi o Rescue Dawn ainda, mas acredito que Bale tenha estado em grande (como é costume, aliás). Já o Stranger Than Fiction concorreu foi para a cerimónia do ano passado ( e acho que até foi nomeado para algumas categorias técnicas, se a memória não me falha). Um abraço!

João ;) Um abraço.

ZB, ainda não vi o Sweeney Todd pelo que não posso deixar qualquer opinião. Um abraço!

_Loot_, o Emile Hirsh, apesar da sua excelente performance em Into The Wild, sofre do mesmo problema de Brolin: não tem estaleca no ramo que lhe forneça um posicionamento forte na cabeça dos jurados da Academia. Já o Clooney (e, atenção, ainda não vi o Michael Clayton) tem tanta, que corre o risco de ser nomeado todos os anos com qualquer papel. Um abraço!

Cataclismo, nem me lembrei da Jodie Foster. No entanto, e mesmo apesar de eu ter gostado bastante do filme, parece-me ser óbvio que a falta de impacto do filme prejudicou a hipótese de uma nomeação. Nomeação que seria justissíma, diga-se de passagem. Bem lembrado! Um abraço!

Carlos M. Reis disse...

Lídia, foi um nome muito pedido também lá por fora. Acho que meter de uma assentada Page e Dano na mesma cerimónica foi um risco que a Academia não queria correr. De qualquer das formas, este ano Day-Lewis e Bardem são já vencedores antecipados, a meu ver. Cumprimentos, obrigado pela visita ;)

André disse...

Concordo com a menina Jolie que como muitos outros actores e actrizes não conseguem passar à Academia outra imagem que não a de cara laroca. Talvez um dia ganhe o respeito deles como o fez Di Caprio com Blood Diamonds e The Departed. Os outros ainda não vi.

Anónimo disse...

A Angelina Jolie já ganhou um óscar, por isso, certamente que não a verão só como cara laroca.

A verdade é que só há 5 lugares e, sejam quem forem os nomeados, as escolhas nunca serão consensuais.

Das actrizes, nem preciso de ver os outros filmes porque dava logo o óscar à Ellen Page que tem um desempenho em Juno simplesmente fabuloso. Já tinha apreciado bastante o seu desempenho em Hard Candy, e agora fiquei definitivamente fã. :)

Anónimo disse...

O Brolin, o Sean Penn e o David Cronenberg foram importantes na greve dos argumentistas por isso ninguém lhes quer dar nada por estas alturas...
A Angelina é mesmo só porque todos têm inveja da categoria da mulher e por último o Eddie Vedder nunca poderia ser nomeado porque como tem sido mania ultimamente, a Disney e a Dreamworks tem um poder incrível sobre a categoria de melhor música. 3 nomeações este ano, mais n nomeações com o ridículo Dreamgirls... enfim...

Anónimo disse...

Para o ano que vêm, vai fazer 10 anos que deixei de acreditar nos Oscars.... nesse ano eu tal como o Spielberg tivemos a nossa maior derrota.

cumpts.

eradumvelhinho disse...

Os Simpsons em termos de animação é do mais banal e fácil que há. Claro que em termos de entretenimento está muito bom, mas o óscar é para filme de animação e nisso, Simpsons não traz nada de novo (tal como Shrek 3 ou o Bee Movie). A PIXAR está muitas léguas à frente de todos, em termos de qualidade da animação. Desde o início. Logo, a falta dos Simpsons não será gritante mas sim normal. Na minha opinião, claro :)

Anónimo disse...

A ausência do Eddie Vedder não têm explicação, é provavelmente a melhor Banda Sonora desde do Filadélfia...

Sobre a influência dos politicos, não concordo muito, já que a Academia é composta por muita gente, a maior parte liberal(esquerda), anti-bush, principalmente nas areas mais artisticas, nas categorias tecnica não sei, mas agumentistas, e actores são claramente Democratas na maioria...

Anónimo disse...

acho que não. não escapou nenhum. concordo plenamente :)

cumprimentos

Patomanso disse...

A ausência do Eddie Vedder já seria suficientemente criminosa, mas fica ainda mais chocante quando ainda há espaço para TRÊS nomeações para aquela parvalhonice da Disney.

Mas, na minha opinião, o que falta mesmo nestes óscares é uma nomeação pelo menos de realização para ZODIAC, um dos melhores filmes de 2007.

Carlos M. Reis disse...

André, o problema da Jolie continua a ser outro: não apanhar um realizador de Óscares e acabar por dar sempre mais nas vistas do que o filme em si. É sempre ela que suplanta o filme e nunca o contrário. Um abraço.

ZB, adorei também o papelão da Ellen Page, e acho que agora, mais do que nunca, com a concorrência mediana da categoria, um jovem vai triunfar na cerimónia. É a minha aposta pessoal para estes Óscares. Um abraço.

Anónimo, ainda há essa questão que nem me lembrei, a da greve. Bem lembrado. Cumprimentos.

Nasp, esse foi mesmo um ano para esquecer. Mas a vida continua ;) Um abraço!

eradumvelhino, não tenho dúvidas que os Simpsons não teriam qualquer hipótese frente à pesada concorrência. Mas limitaram as nomeações a três candidatos, como se não houvesse sequer alternativas para preencher a categoria. De resto, percebo completamente o teu ponto de vista ;) Cumprimentos.

Abidos, será mesmo? Cumprimentos.

Joana ;) Beijinhos.

Patomanso, Zodiac passou-me ao lado, infelizmente. Cumprimentos.

Johnny Boy disse...

Não vi o filme de Angelina Jolie, mas no resto não podia concordar mais. Principalmente com a nomeação roubada a Into The Wild para melhor filme...enfim...

Cumprimentos!

Anónimo disse...

nao ficava chocado se o The Darjeeling Limited tivesse sido nomeado em vez do Juno

Carlos M. Reis disse...

Johnny e Anónimo, obrigado pela visita. Não vi o The Darjeeling Limited mas acredito, até pelo que tem sido dito por todo o lado, que seja um óptimo filme. Cumprimentos.

Luís Carneiro disse...

Destaco a ausência de Eddie Veder das categorias musicais. O álbum está um estrondo! Já o ouvi vezes sem conta sem nunca me fartar das músicas!

Carlos M. Reis disse...

Outro álbum que está um estrondo é o de Juno. Muito muito bom ;) Cumprimentos Luís.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...