sexta-feira, maio 02, 2008

K de Kubrick, Kill e Kristen


Filme: Kill Bill Vol.2. “É uma evidência: "Kill Bill Vol. 2" é diferente. E, se calhar para Quentin Tarantino, essa diferença supera o insuperável - afinal, era nos píncaros do império dos sentidos que "Kill Bill Vol. 1" terminava, e com o tempo a resfriar o intervalo entre as duas partes, era impossível repor da mesma maneira o estado de excitação. A diferença, se quisermos enumerar, corresponde ao que era esperado: mais diálogos com a marca Tarantino, menos cenas de acção, mais desenvolvimento das personagens. (Um parêntesis, falemos delas: desaparecidas em combate O-Ren Ishii, dita Cottonmouth, e Vernita Green, dita Copperhead, a Noiva, dita Black Mamba, continua o seu périplo atrás de Elle Driver, atrás de Bud e do irmão deste, o sempre nomeado Bill, que finalmente conhecemos; o cenário muda, o que era predominantemente oriental no tomo anterior, sobretudo nipónico, é ocidental neste, sobretudo americano, apenas com um interlúdio de artes marciais para permitir à Noiva desenferrujar os ossos às mãos de um temível mestre, Pai Mei, especialista em fazer explodir corações inimigos)." [F]

Realizador: Stanley Kubrick. "Criador obsessivo, minucioso, paranóico e genial, Stanley Kubrick conquistou no cinema um domínio incomparável - como personalidade prestigiada, ou pelo fascínio do espectáculo. Tudo se consolidaria a partir de 1968, quando 2001 - Odisseia no Espaço maravilhou o mundo, reflectindo as potencialidades do imaginário à dimensão duma identidade cósmica. Aliás, o seu génio revolucionário exacerbou-se nas incidências temática e estética - de tal modo que todas as alternativas e sucessos, entretanto explorados, passariam inevitavelmente pela sua referência essencial. Eis o que define um cineasta vanguardista - embora, nas décadas de ’70 e ‘80, apenas realizasse quatro obras-primas: A Laranja Mecânica (1971), Barry Lindon (1974), Shining (1980) e Nascido Para Matar (1987). Falecido em 1999, sem contemplar um novo milénio, Kubrick legou-nos - incompleto, ansiado - De Olhos Bem Fechados (1999), cuja produção desenvolvia desde 1996. A rodagem útil demorou mais de quinze meses, alguns planos foram feitos umas setenta vezes. Até ficarem perfeitos. Em total secretismo, a própria Warner Bros ignorava o material em progressão. Tirânico, Kubrick impôs a Tom Cruise as suas regras inabaláveis. Insatisfeito com a prestação de Jennifer Jason Leigh, baniu-a e repetiu com outra actriz. Mas era lendária a sua obsessão maníaca de tudo controlar, até ao mínimo pormenor. Mesmo as primeiras fitas - que suscitam uma revisão apaixonada, como clássicos primordiais - eram relançadas com excepcionais precauções pessoais. Nova-iorquino nascido em 1928, e longos anos residente numa Grã Bretanha remota, ou isolado em Londres, Kubrick ficará intimamente ligado à sensibilidade artística, crítica e cultural da Europa. Apaixonado pelo xadrez e a fotografia, Kubrick começou na revista Look em 1945. Revelado em curtas metragens, Day of the Fight (1949) e Flying Padre (1951), ficou insatisfeito com a longa Fear and Desire (1953), retirada do mercado. Após Killer’s Kiss (1955) em Nova Iorque, veio até nós com Um Roubo no Hipódromo (1956), consagrando-se em Horizontes de Glória (1958). O épico Spartacus (1960), a sensual Lolita (1962) ou Dr. Strangelove na psicose da guerra-fria, culminam os primórdios de uma carreira excepcional." [F]

Raparigona: Kristen Bell. "Due to stage fright, Kristen Bell nearly missed her cue to go onstage in a school production of Raggedy Ann and Andy. She was 12 then and has since recovered in a big way. She now stars as the 17-year-old crime-solver in Veronica Mars — though in reality, Bell was 7 years older than Mars when the series premiered. 5 Things to know about Bell: 1. She graduated from New York University's Tisch School of the Arts; 2. In 2002, she appeared in the Broadway production of The Crucible with Liam Neeson and Laura Linney ; 3. She is a vegetarian ; 4. She is a big fan of America's Funniest Home Videos ; 5. She was featured in Jane's July 2005 issue as one of the "eleven people you'd most like to see naked." [F]

Website: KritiCinema - http://kriticinema.blogs.sapo.pt/

Pensamento do Dia: “A maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo. Robert Ingersoll

Curiosidade do Dia: Em 2000 a.C. os egípcios usavam excrementos de crocodilo como contraceptivo..

A Discutir nos Comentários: Qual o vosso filme favorito de Stanley Kubrick?

12 comentários:

Anónimo disse...

Que pergunta dificil... os meus favoritos do Stanley Kubrick estão claro está dentro das decadas 70 a 80,... por incrivél que pareça, e além de Kubrick ser um dos meus 2 a 3 realizadores favoritos ainda não tive oportunidade de ver um tal filme muito apreciado aqui pelo Notebook, e mesmo o unico que me falta ver....

Sendo assim a minha escolha entre 4 a 5 filmes verdadeiramente magnificos que Kubrick assinou, escolho aquele que nem consegui pestanejar quando o vi pela primeira, além de, e querem voçes saber vejo e revejo regularmente algumas cenas do filme por gostar por adorar por perceber e até para cantar de:

A Laranja Mecanica.

Carlos M. Reis disse...

Bem, já percebi que sabes que o meu favorito é o Dr.Strangelove (não só de Kubrick, mas também o nome que respondo quando alguém pergunta sobre o filme da nossa vida). O Laranja Mecânica está no meu Top 3 de Kubrick. O Segundo é o Full Metal Jacket.

De resto, e apesar de ainda me faltarem ver alguns (Eyes Wide Shut, Lolita e 2 ou 3 do início da sua carreira), só não gostei de um - mesmo nada, achando-o uma verdadeira aberração: 2001: Odisseia no Espaço.

Um abraço Nasp!

Carlos Martins disse...

K de Knoxville. :)

Quanto a Stanley Kubrik, quase todos (todos mesmo) os filmes a partir dos 60 são agora clássicos, independentemente do estilo.

Começava pelo 2001, que será sempre um filme mítico, mas tenho que destacar também o Shining e o Full Metal Jacket.
(e todos os outros!)

À sombra da bananeira disse...

Credo! Isso é lá pergunta que se faça! Já os vi todos e só não gosto de um.

Começo pela parte mais fácil: o que eu não gosto: "Eyes Wide Shut" (podem-me bater que eu não me importo).

O preferido depende dos dias e do estado de espírito, mas talvez o tratado de filosofia (lol) que dá pelo nome de "2001 - A Space Odyssey"

Nos meus dias menos abstraccionistas:
"A Clockwork Orange"
"Full Metal Jacket"

and so on...

Post complicado este :p

Anónimo disse...

Wow... Nem sabes a surpresa que me deste quando encontrei o nome do meu blog aqui, muito obrigado!
É uma honra estar ao lado de Kubrick, Kill Bill e Kristen Bell!

Quanto ao preferido de Kubrick é difícil de dizer, mas também gosto muito do Dr. Strangelove.

Caramba, não estava à espera desta... Mais uma vez, um grande obrigado!

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Full Metal Jacket, é um dos filmes da minha adolescençia..mitico e talvez só superado pelo Saving Privare Ryan como melhor filme de Guerra, Guerras até distintas nestes filmes.

Também gosto do Barry Lyndon, alias este filme de epoca tem uma contrução e Guarda-Roupa que julgo ser ainda a melhor entre todos os filmes do genero. Belissimo mesmo!

Top 3
Laranja Mecanica
Full Metal Jacket
Barry Lyndon

Hugo disse...

Fica difícil escolher um, mas sou grande fã de "Nascido Para Matar" e há pouco tempo assisti o ótimo "O Grande Golpe" com Sterling Hayden, obra menor mas não menos importante do diretor.

Abraço

Anónimo disse...

Full Metal Jacket, definitivamente...

PS: Sobre a curiosidade do dia, é obvio que resultava!!!
Imaginem alguém conseguir 'levantar' alguma coisa com excrementos de crocodilo espalhados pelas 'partes'!!!
Além disso, deveria ser extremamente aromático...!!!

brain-mixer disse...

Melhor de Kubrick: The Shinning, obviamente. E olha Knox, eu gosto muito do "K9 - agente canino", falas nele, falas?? Nãoooooo :P LOL

Abraço ;)

Jubylee disse...

Ainda me faltam ver alguns filmes na sua filmografia, incluindo teu favorito. É-me difícil dizer o que mais gosto, mas o Clockwork Orange e o Full Metal Jacket estão lá no topo. Também gosto do Eyes Wide Shut, mas esse demorou-me um bocado a digerir. Ainda não consegui ver o 2001 - A Space Odissey de uma ponta à outra...

Cataclismo Cerebral disse...

Kubrick deixou-nos uma cinematografia repleta de magnificência! Mas de todos os seus filmes escolho sem sombra de dúvida o fabuloso Eyes Wide Shut. Na raparigona escolheria a Kirsten Dunst ;)

Abraço!

Carlos M. Reis disse...

Carlos, nem me lembrei disso hehe :D Um abraço!

Bananeira, não é mesmo pergunta que se faça - também detesto quando sou alvo das mesmas :P Nunca vi o Eyes Wide Shut. O 2001 já sabes o que penso ;) Orange e Jacket falam por si mesmo! Cumprimentos!

RJ, gostas muito do Dr.Strangelove? Então foi muito bem entregue o K ao KritiCinema ;) Um grande abraço!

Hugo, tenho que colocar as mãos n'"O Grande Golpe" ;) Um abraço!

Abidos, eu essa parte coloquei na entrada mas prometi a mim mesmo não comentar qualquer reacção :D Cumprimentos.

Edgar, K9 - Agente Canino... esse marco com o Belushi certo? Upa lalaupa! Acho que nunca o vi até ao fim, das n vezes que passou na SIC e na TVI :D Um grande abraço!

Izzi, dá uma olhadela ao Strangelove. Acredito que vais gostar ;) Cumprimentos.

Cataclismo, ainda pensei na Kirsten Dunst mas... lá fiquei-me pela Bell! O primeiro nome que me veio à cabeça foi a Kate Beckinsale... mas como já tinha feito parte da letra B ;) Um grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...