segunda-feira, setembro 29, 2008

Antevisão: Destruir Depois de Ler


Pelo que o trailer nos oferece, não há dúvidas que Destruir Depois de Ler é a antítese artística do mais recente filme dos conceituados irmãos Coen, "Este País não é para Velhos". Depois da consagração obtida no passado mês de Fevereiro, onde a dupla arrecadou os dois mais importantes galardões da Academia de Hollywood, Ethan e Joel Coen reaproximam-se do estilo descontraído de "O Grande Lebowski" e prometem mais um clássico, naquela que já é uma das carreiras mais impressionantes da Sétima Arte. A premissa da fita recai sobre um disco que contém algumas das informações mais importantes da vida de um agente do CIA, que acaba por ir parar, por descuido da secretária deste, a dois funcionários de um ginásio, que irão fazer tudo e mais alguma coisa para conseguir lucrar com a situação.

Mas o estatuto actual dos Coen é uma faca de dois gumes. A tradição recomenda alguma precaução, já que os irmãos norte-americanos costumam fazer das suas entre sucessos. Filmes como “O Quinteto da Morte” e “Crueldade Intolerável” foram arrasados pela crítica em geral e são exemplos perfeitos do ambiente de suspeição que rodeia, neste momento, “Burn After Reading”. Mas ser “um” Coen tem, dê no que der, as suas inegáveis vantagens: as personagens são sempre muito bem trabalhadas, o enredo inicial costuma deixar a audiência curiosa e os diálogos são, como é imagem de marca da parelha, extremamente inteligentes. E se tivermos em conta que cada personagem foi especialmente pensada de acordo com o actor que a interpreta na fita – uma das maravilhas do guiões originais, cada vez mais rara na indústria -, podemos afirmar com regozijo que “Destruir Depois de Ler” tem todas as condições para ser a mais brilhante comédia dos últimos anos.

Condições que incluem, como é óbvio, o elenco de excepção. À primeira colaboração de Brad Pitt com os Coen – um desejo público de muitos anos do actor -, junta-se um velho cliente da dupla de realizadores: George Clooney. Numa altura em que o próprio alimenta rumores de uma pausa prolongada na sua actividade cinematográfica, este pode muito bem ser o seu último papel durante largos anos. Por enquanto, Clooney não tem mesmo nenhum outro projecto em carteira e por isso queremos acreditar que, sensato como sempre foi no seu percurso, a sua opção pelo filme dos Coen seja a confirmação da chegada de um dos melhores do ano.

6 comentários:

DAGC disse...

Por acaso estou com curiosidade de ver este filme, como disseste e bem é um regresso à "comédia" tipo Lebowski. Pelo trailer só se pode esperar boas coisas. Entretanto já li algumas criticas, a maior parte delas bastante positivas... a ver vamos.

Cumps ;)

jorjao disse...

Sinceramente detestei o filme. Mas claro. Gostos são gostos

F. disse...

O primeiro filme giro dos chatos Coen?

Menphis disse...

Eu adorei o filme..comédia de idiotas ? ou um filme sobre a solidão ?

André disse...

Eu gostei, mas não adorei. Parece-me que toca em vários pontos da sociedade americana, mas num primeiro visionamento não foi totalmente perceptível esta ligação. Digamos que é uma comédia algo contida, onde existe uma gargalhada sempre que entra em cena a personagem do Brad Pitt. Grande cromo hehehe

dianamatias disse...

O Pitt deve estar um espantalho! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...