sexta-feira, novembro 14, 2008

Lord of War (2005)

Yuri Orlov (Nicolas Cage) nasceu na Ucrânia, antes da divisão da União Soviética, mas cedo emigrou com a família para os Estados Unidos da América, onde os seus pais abriram um restaurante e, desde logo, ensinaram-lhe uma valiosa lição: “Abrimos um restaurante porque as pessoas terão sempre de comer”, asseverou o seu progenitor. Depois de assistir a um tiroteio entre gangues de leste, Yuri apercebeu-se, no entanto, que há outra necessidade humana que precisa de ser satisfeita... e que talvez possa render uns trocos mais interessantes: o negócio de tráfico de armas. Apesar do perigo, Yuri convence o irmão Vitaly (Jared Leto) a juntar-se ao esquema e esse será o primeiro passo para a decadência de uma família cujos laços de sangue pareciam inquebráveis.

O Senhor da Guerra” é uma sátira dramática sobre o corrupto mundo do tráfico de armas. Cínica, precisa e, por vezes, raivosa, a película de Andrew Niccol – o tal que teve uma estreia auspiciosa com “Gattaca” – oscila entre o surrealismo burlesco do panorama que retrata e o dramatismo necessário para conferir ao argumento uma base sólida cinematográfica. Através do ponto de vista do “anti-herói”, brilhantemente interpretado por Nicolas Cage naquela que foi a sua melhor interpretação nos últimos anos, Niccol consegue passar a mensagem que pretende sem precisar de orquestrar um filme que caísse no registo documentarista habitual algo indolente. Uma provocação ao circuito comercial, que levanta questões importantes como o peso dos Estados Unidos da América no quadro político internacional.

8 comentários:

Anónimo disse...

este filme é absolutamente brutal e genial... nao sou grande fã do cage, mas desta vez tenho de reconhecer que está "lá"!!

bjokas e continuação de bom trabalho (sou "cliente" assídua do teu estabelecimento)

Anónimo disse...

Excelente filme...

Já agora o Yuri Orlov(o verdadeiro), está preso no Sudeste Asiático, parece que a fama não lhe fez bem!!!
Se calhar ainda vamos ter o Lord of War II - Vida na Prisão !!!
O impacto do filme ainda é maior quando admitimos que isto é uma história verdadeira...
O desmantelamento da URSS está brilhante, ficamos a compreender melhor o aparecimento dos 'Abramovic'...

Cecilia Barroso disse...

Esse filme é muito bom! É como um milagre nos últimos anos de carreira de Nicolas Cage.

E a abertura é de tirar o fôlego.

CP disse...

um dos meus filmes favoritos. Nic Cage no seu melhor.
:)
Abraço e grande review!

DAGC disse...

Partilho da opinião do Knoxville.

É um filme bastante bom, com uma história com bastantes "facadas politicas".

Na altura que o vi, fiquei bastante surpreendido. Gostei além do Nicolas Cage, achei bastante boa a interpretação do Jared Leto.

Cumps ;)

Carlos M. Reis disse...

Parece unânime, portanto ;) Cumprimentos a todos, obrigado pela visita!

Anónimo disse...

Gostei um pouco menos do que tu mas ainda assim acho que passou injustamente despercebido, é dos filmes mais aceitáveis que o Cage fez nos últimos anos.

Anónimo disse...

Um filme muito ácido, excelente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...