Alonzo Harris (Denzel Washington) é um veterano agente da brigada de narcóticos de Los Angeles que trabalha nos limites – ou para lá dos mesmos - da legalidade na luta contra o tráfico de droga e os delinquentes das zonas mais problemáticas da cidade. Jake (Ethan Hawke), por sua vez, é um jovem polícia de trânsito cujo objectivo é fazer parte da brigada de Harris. Quando consegue uma oportunidade – um dia de treino onde ficará provado se tem perfil ou não para fazer parte da elite -, o seu sentido de justiça e rectidão irá chocar com as estratégias sujas do seu mentor, um dos mais bem construídos anti-heróis desta década.
Sem dúvida alguma o melhor filme da carreira do norte-americano Antoine Fuqua (viria a dirigir posteriormente obras como “Tears of the Sun”, “King Arthur” ou “Shooter”), “Dia de Treino” é um retrato em forma de thriller da actividade das brigadas de narcóticos nos Estados Unidos, que tem como grande trunfo narrativo a dualidade de opiniões que provoca no espectador sobre a validade de utilização de métodos duvidosos para impedir situações, também elas, pouco lícitas. Esse interessante confronto sobre questões como a corrupção e a redenção, é espelhado de forma perfeita na relação das duas personagens principais, cujas bases meta sociais dão também origem a um par de interpretações de alto calibre, que valeram, inclusivamente, um Óscar para Denzel e uma nomeação para Hawke.
O seu final inteligente, moldado numa batalha de traições entre o bem e o mal, termina em grande estilo um filme cuja moral é simples: as autoridades para conseguirem fazer realmente a diferença têm elas próprias de quebrar regras e leis. O resto? É só deixar o talento de Denzel Washington levar o filme para um patamar de excelência.
8 comentários:
Pois, já eu considero esta fita uma tremenda desilusão. Considero-o um thriller banal sem valores de produção de maior destaque. A interpretação de Washington é boa mas não fenomenal. Esperava mais, muito mais.
Abraço
eu partilho da tua opiniao
o argumento tem algumas falhas,mas este é um thriller interessante com uma fenomenal Denzel
grande abraço
Bom filme, que ganha muito com o Denzel.
É daquele tipo de actores que onde quer que entre, eleva a qualidade do filme.
Não me recordo de nenhum filme com ele que não tenha gostado.
Um dos melhores actores da actualidade.
Cumps ;)
Bom, eu cá gostei do filme mas não o achei a obra-prima que muitos apregoam. É um bom thriller com um final embaraçoso, ponto. Denzel vai muito bem, é um excelente actor, mas Ethan Hawke não lhe fica atrás. Ah, e Homem em Fúria é vergonhoso...
Porque é que o Man On Fire é vergonhoso?
Achei o filme... muito bom. Se calhar o melhor filme do Tony Scott até à data...
Cumps ;)
Man On Fire vergonhoso?! O que dizer então de Deja Vu?!
Este Training Day é um bom filme mas não passa disso e não é certamente uma obra-prima.
Já Denzel, está muito bem mas sinceramente é um actor que parece sempre o mesmo.
Confesso que também tenho um pequeno guilty pleasure pelo Man on Fire. Também o considero um dos melhores trabalhos do realizador.
Cumprimentos, obrigado a todos pela visita!
Quatro estrelas bem dadas. Um filme de excelentes desempenhos.
Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Enviar um comentário